Nutricionista elenca 4 alimentos que “destroem” a saúde do fígado
A especialista em nutrição clínica Cibele Santos cita alguns alimentos que podem ser prejudiciais ao fígado. Confira a lista!
atualizado
Compartilhar notícia
Popularmente conhecida como gordura no fígado, a esteatose hepática é uma condição que acomete em torno de 30% da população brasileira, conforme os dados de uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig), em 2021. Entre os fatores responsáveis por causar o quadro consta a má alimentação.
De acordo com a nutricionista Cibele Santos, de Brasília, alguns alimentos e hábitos alimentares podem prejudicar a saúde do fígado, contribuindo não apenas o surgimento da esteatose hepática. Outras doenças hepáticas resultantes de um estilo de vida precário são também a hepatite e a cirrose.
Em entrevista à coluna Claudia Meireles, a especialista em nutrição clínica elenca alguns alimentos que podem ser prejudiciais ao fígado. Confira as explicações!
1. Álcool
Segundo Cibele, o consumo excessivo de álcool é “uma das principais causas de doenças hepáticas”. Ela esclarece que fígado metaboliza o álcool, porém, quando a substância é ingerida em grandes quantidades, tende a ocasionar “inflamação e danos às células do órgão”.
2. Excesso de alimentos ricos em gordura saturada e gordura trans
A quem costuma se “entupir” de frituras, fast-food, produtos de panificação industrializados e carnes processadas fica o alerta da nutricionista: “Esses alimentos podem levar ao acúmulo de gordura no órgão, aumentando o risco de fígado gorduroso.”
3. Açúcar e carboidratos refinados
Para as pessoas que se autointitulam como “formigas” por gostarem muito de doces, a especialista em nutrição clínica dá um importante aviso: “Alimentos com alto teor de açúcar, como refrigerantes, doces e pães brancos, podem contribuir para a resistência à insulina e o acúmulo de gordura no fígado.”
4. Sal em excesso
Não ficaria de fora da listagem o sal. Quando consumido em grandes quantidades, o alimentos favorece o aparecimento decorrentes do mau funcionamento do órgão.
“Um alto consumo de sódio tende a levar à retenção de líquidos e aumentar a pressão arterial, o que pode prejudicar a função hepática”, sustenta Cibele Santos.
E como manter o fígado saudável?
Para manter a saúde do fígado, a nutricionista recomenda “ter uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras”. Ela sugere manter um estilo de vida saudável, que inclua exercícios físicos regulares e hidratação adequada.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.