metropoles.com

Nutricionista elenca 4 alimentos que “destroem” a saúde do fígado

A especialista em nutrição clínica Cibele Santos cita alguns alimentos que podem ser prejudiciais ao fígado. Confira a lista!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
RossHelen/Getty Images
Foto colorida de mulher segurando o encarte de um fígado - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher segurando o encarte de um fígado - Metrópoles - Foto: RossHelen/Getty Images

Popularmente conhecida como gordura no fígado, a esteatose hepática é uma condição que acomete em torno de 30% da população brasileira, conforme os dados de uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig), em 2021. Entre os fatores responsáveis por causar o quadro consta a má alimentação.

De acordo com a nutricionista Cibele Santos, de Brasília, alguns alimentos e hábitos alimentares podem prejudicar a saúde do fígado, contribuindo não apenas o surgimento da esteatose hepática. Outras doenças hepáticas resultantes de um estilo de vida precário são também a hepatite e a cirrose.

Imagem colorida de gordura no fígado - Metrópoles
Ilustração de um fígado com gordura, condição que prejudica o funcionamento do órgão

Em entrevista à coluna Claudia Meireles, a especialista em nutrição clínica elenca alguns alimentos que podem ser prejudiciais ao fígado. Confira as explicações!

1. Álcool

Segundo Cibele, o consumo excessivo de álcool é “uma das principais causas de doenças hepáticas”. Ela esclarece que fígado metaboliza o álcool, porém, quando a substância é ingerida em grandes quantidades, tende a ocasionar “inflamação e danos às células do órgão”.

2. Excesso de alimentos ricos em gordura saturada e gordura trans

A quem costuma se “entupir” de frituras, fast-food, produtos de panificação industrializados e carnes processadas fica o alerta da nutricionista: “Esses alimentos podem levar ao acúmulo de gordura no órgão, aumentando o risco de fígado gorduroso.”

Foto colorida de superfície com cachorros-quentes, batata frita, pizzas e hambúrgueres - Metrópoles
Fast-foods estão entre os alimentos a serem evitados por prejudicar o fígado

3. Açúcar e carboidratos refinados

Para as pessoas que se autointitulam como “formigas” por gostarem muito de doces, a especialista em nutrição clínica dá um importante aviso: “Alimentos com alto teor de açúcar, como refrigerantes, doces e pães brancos, podem contribuir para a resistência à insulina e o acúmulo de gordura no fígado.”

4. Sal em excesso

Não ficaria de fora da listagem o sal. Quando consumido em grandes quantidades, o alimentos favorece o aparecimento decorrentes do mau funcionamento do órgão.

“Um alto consumo de sódio tende a levar à retenção de líquidos e aumentar a pressão arterial, o que pode prejudicar a função hepática”, sustenta Cibele Santos.

E como manter o fígado saudável?

Para manter a saúde do fígado, a nutricionista recomenda “ter uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras”. Ela sugere manter um estilo de vida saudável, que inclua exercícios físicos regulares e hidratação adequada.

Foto colorida de mulher sentada entre as portas de uma geladeira e com um prato com donuts. Ela está comendo um doce - Metrópoles
Comer doce exageradamente tende a afetar a saúde do fígado

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?