Nutricionista de Harvard cita 5 alimentos ideais para comer todo dia
Professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Harvard, Teresa Fung fez uma lista com cinco alimentos para consumo diário
atualizado
Compartilhar notícia
Enquanto algumas pessoas esbanjam uma imunidade “lá no alto”, outras sofrem com o nível baixo. Biologicamente, o índice atua como um mecanismo de defesa do corpo contra infecções, toxinas e micro-organismos nocivos. Apresentar o quesito “quase chegando a zero” é resultado de má alimentação.
Na temporada de frio, dispor de uma boa imunidade é quase um trunfo contra resfriados, gripes e doenças respiratórias. Caso esteja buscando melhorar ou escapar das condições que prejudicam a saúde, a professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Harvard Teresa Fung fez uma lista com cinco alimentos “poderosos” para comer todo dia.
Segundo a nutricionista, consumir estas opções é uma alternativa perfeita para quem procura aumentar a saúde por ter um impacto nutricional positivo em uma dieta diária. Se não for possível ingeri-los diariamente, a especialista aconselha comê-los com maior frequência.
Confira!
1. Salmão
Conforme explicou Fung, a maioria das pessoas pode ver como um “exagero” comer salmão todo dia. Por essa razão, ela sugere o consumo ao menos uma vez por semana. Entretanto, se der para colocar o peixe no prato mais vezes, a expert ressalta que dará para colher melhor os diversos benefícios do alimento.
O peixe oleoso é uma fonte rica em proteínas saudáveis, mas também de ácidos graxos ômega 3, responsáveis por favorecer o coração e o cérebro. Além disso, Teresa Fung declara que o salmão fornece vitamina D para a construção óssea; assim, o alimento se torna indicado para fortalecer a imunidade.
2. Couve-de-bruxelas
Com a aparência de minirrepolhos, a couve-de-bruxelas tem poucas calorias e reúne um leque de completo de nutrientes, a exemplo de folato, potássio e vitaminas A, C e K. Ingerir o alimento faz com que o organismo absorva bons níveis de antioxidantes, substâncias capazes de ajudar a prevenir os danos causados às células do corpo.
3. Mirtilo
“Essas bagas de cores escuras são ricas em antioxidantes, principalmente vitamina C”, destacou Fung em um artigo da Harvard Health Publishing. De acordo com a professora, o mirtilo tem fibras e uma boa dose de vitamina A, nutriente eficaz pela renovação adequada das células. Caso não encontre a fruta, ela indica substituir por outras opções de cor escura, como romãs ou cerejas.
4. Nozes
Famosas por oferecer a sensação de saciedade, as nozes integram uma “infusão de óleos saudáveis, proteínas e vitamina E”. Teresa Fung orienta consumi-las com amêndoas e até amendoim. Na publicação, a nutricionista fez duas recomendações: os alimentos não devem ter sal, e vale limitar a ingestão diária a “uma pitada”, devido ao alto teor calórico.
5. Iogurte natural
A especialista frisa a respeito do iogurte natural fornecer probióticos, isto é, bactérias saudáveis capazes de contribuir com o bom funcionamento do intestino e, consequentemente, para uma melhoria da saúde em geral. Comer o alimento “abastece” o corpo com cálcio, proteínas, magnésio, vitamina B12 e ácidos graxos.
Fung sustenta que o iogurte natural ajuda a reduzir medidas na cintura. Ela recomenda fugir das opções com sabor, por terem na composição “muito açúcar”. Dessa forma, o adoçante acaba por anular os benefícios do alimento para a saúde. Caso adquira opções azedas, a expert receita adicionar nozes ou mirtilos para dar doçura.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.