Nutricionista cita qual tipo de sal é o mais saudável para o organismo
Para entender e descobrir qual o melhor tipo de sal, dentre tantas opções nos mercados, a coluna consultou um nutricionista. Confira
atualizado
Compartilhar notícia
Qual é o melhor sal para a saúde?
Para Leonardo, o sal mais indicado é o iodado, uma vez que previne a deficiência de iodo do corpo, um mineral essencial para o bom funcionamento da tireoide. Apesar de destacar um tipo, o especialista reflete que, ao invés de dar preferência a um sal em específico, o ideal é manter o controle no consumo.
“Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é que a ingestão de sal não ultrapasse 5 gramas por dia, o que corresponde a uma colher de chá rasa. Esse valor inclui tanto o sal adicionado nos alimentos quanto aquele presente de forma natural nos produtos industrializados e processados”, explica.
A ideia de limitar o consumo é justamente para prevenir os graves problemas de saúde atrelados ao excesso do sódio no organismo. Um dos principais prejuízos citados pelo especialista é o risco de hipertensão.
“Com o consumo elevado também notamos um aumento na retenção de líquidos, que provoca inchaço e acaba sobrecarregando os rins, podendo levar a complicações renais graves. Outro ponto importante é o aumento do risco de doenças cardíacas, já que o excesso de sódio força o coração a trabalhar mais. O sal também pode interferir na absorção de cálcio, agravando problemas como a osteoporose”, adverte.
Substitutos do sal
Além de reduzir a quantidade, Leonardo indica criar estratégias para diminuir o consumo, usando, por exemplo, substitutos naturais que possam garantir sabor às receitas. “Eu recomendo usar ervas frescas como manjericão, alecrim e salsinha, e especiarias como cúrcuma e pimenta”, sugere.
Para oferecer ainda mais gosto aos alimentos, o nutricionista propõe utilizar alho, cebola e suco de limão no preparo. “Outra dica é usar alimentos ricos em umami (aminoácido glutamato), como tomates, cogumelos e algas, que intensificam o sabor dos pratos sem a necessidade de sal adicional”, comenta.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.