Nutricionista cita 7 alimentos que resultam em gordura abdominal
Expert em emagrecimento, a nutricionista Carol Borghesi monta uma lista com alimentos que geram gordura abdominal. Confira quais!
atualizado
Compartilhar notícia
“Não é cortando alimentos que a pessoa conseguirá perder barriga, mas sim aprendendo a combiná-los da melhor forma”, garante a nutricionista Carol Borghesi em entrevista à Coluna Claudia Meireles. A expert orienta: “Reduza a quantidade”. O conselho da especialista em emagrecimento feminino foi dado após listar algumas comidas que resultam em gordura abdominal.
Carol é graduada pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil), em Londrina (PR), desde 2008. Também tem certificado pela Health-Supportive Cooking at Natural Gourmet, nos Estados Unidos. Antes de elencar os alimentos que contribuem para o surgimento da gordura no abdômen, ela recomenda “rasgar a dieta” devido o método gerar o efeito sanfona.
“Se tiver de cortar, vai passar um tempo e a pessoa vai voltar a comer tudo novamente, até mais do que comia antes e gera o efeito sanfona. Por isso, dieta não funciona”, endossa a nutricionista.
Abaixo, confira a lista de alimentos:
1. Pão branco, macarrão e biscoito
De acordo com a pós-graduada em nutrição clínica funcional, o pão branco, o macarrão e o biscoito aparecem no top 3 dos alimentos que causam gordura abdominal por serem carboidratos de digestão rápida e de alto índice glicêmico. “Diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, o problema não está na gordura”, realça.
Segundo Carol, existem pessoas com medo de se alimentar com opções fontes de lipídios. “Eu tenho barriga, então não posso ingerir gordura? O maior problema da gordura abdominal é o consumo excessivo de carboidratos de alto índice glicêmico. É isso que tem em comum o pão branco, o macarrão e esses biscoitos”, atesta.
2. Torradas e tapioca
Conforme explica a especialista nutrição, a torrada e a tapioca apresentam o mesmo quesito: carboidratos de índice glicêmico. “Provocam a produção de insulina e isso gera o acúmulo de gordura abdominal”, pontua Carol Borghesi. Ela criou um método de emagrecimento em que mostra as mulheres como perder peso “podendo comer de tudo”.
“Dá para emagrecer comendo tapioca e torrada, desde que aplique quatro fundamentos: aprenda a escolher de forma adequada, preparar de forma correta, cuidar da combinação do consumo e garantir uma boa funcionalidade”, aconselha a nutricionista.
Como esses alimentos estão categorizados como “saudáveis”, a ingestão tende a ser maior. “Está na moda, comem em muita quantidade e não sabem combinar. Não adianta comer tapioca e torrada sem cuidar da escolha, preparo, consumo e funcionalidade. O problema está nisso e, olhando de forma isolada, entram como vilões para a barriga”, reforça Carol.
3. Mel e suco de caixinha
Em relação ao mel e ao suco de caixinha marcarem presença no rol de alimentos que ocasionam a gordura abdominal, a especialista em emagrecimento feminino esclarece que “é a questão da frutose”. Os dois alimentos dispõem de alta concentração do açúcar monossacarídeo.
“O suco de caixinha, muitas vezes, tem a frutose concentrada. Está completamente sem fibra. É um carboidrato em formato de bebida e de altíssimo índice glicêmico”, elucida da nutricionista. No caso do mel, o superalimento traz a sacarose, tipo de açúcar formado pela condensação da frutose e da glicose.
“O mel tem benefícios terapêuticos e é muito bom para a saúde. Porém, se consumido isolado, de forma errada, se não cuidar principalmente da combinação dos alimentos e do fundamento do consumo, vira um vilão da gordura abdominal”, esclarece a profissional de nutrição.
Escolha correta
Na hora de escolher o suco de caixinha, Carol indica não se “prender a marca”, mas ler a lista de ingredientes. “Há opções com ingredientes péssimos, que tem um monte de açúcar. Em contrapartida, a indústria vem melhorando muito. Alguns tem o concentrado do suco, às vezes, uma vitamina C”, defende.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.