metropoles.com

Nutricionista cita 4 alimentos que “destroem” a saúde do fígado

A nutricionista Toby Amidor destacou que o fígado é “multitarefa” e, inclusive, soma mais de 500 funções

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
RossHelen/Getty Images
Foto colorida de mulher segurando o encarte de um fígado - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher segurando o encarte de um fígado - Metrópoles - Foto: RossHelen/Getty Images

Na engrenagem que é o corpo humano, o fígado tem a missão de ajudar o organismo a se livrar de toxinas e resíduos. Em entrevista ao portal EatingWell, a nutricionista Toby Amidor explicou que o órgão é “multitarefa” e, inclusive, soma mais de 500 funções, desde remover bactérias do sangue a produzir a bile.

A nutricionista destacou que o quadro de fígado gorduroso é conhecido como “assassino silencioso”, porque os pacientes só descobrem a doença em nível avançado, a ponto de precisar de um transplante do órgão. A especialista em nutrição clínica frisou que o fígado requer cuidados, assim como o cérebro e o coração.

Ilustração colorida de um fígado humano com cirrose - Metrópoles
Ilustração de um fígado com cirrose, consequência da doença hepática crônica caracterizada por fibrose e cicatrização do tecido

Toby listou que manter um peso saudável, praticar atividade física com regularidade e comer opções saudáveis que favorecem o bom funcionamento do fígado são alguns dos cuidados fundamentais para a saúde do órgão. Entretanto, deve-se também evitar consumir determinados alimentos, conforme aconselhou a expert.

Abaixo, confira os quatro alimentos prejudiciais para o fígado:

1. Álcool

Graduada pela Universidade de Nova York, nos EUA, Toby Amidor enfatizou que a doença hepática associada ao álcool é resultado do consumo exagerado de bebidas alcoólicas por anos. A ingestão excessiva dessas substâncias tende a deixar o fígado inflamado e pode gerar “danos irreversíveis”, sendo um dos problemas a cirrose.

Segundo o Instituto Nacional sobre Abuso de Álcool e Alcoolismo dos Estados Unidos, a ingestão exagerada de álcool é definida como o consumo de mais de sete bebidas alcoólicas por semana para mulheres e mais de 14 para homens. Caso não queira deixar de tomá-las, vale optar pela moderação, segundo recomendou a nutricionista.

Foto colorida de mulher com blusa e jaqueta vermelha. Ela está segurando um copo de chopp - Metrópoles
Consumir bebidas alcoólicas atrapalha o funcionamento do fígado

2. Comidas fritas

Ricos em gordura saturada, alimentos como frango empanado e batata frita são “venenosos” para a saúde do fígado. Consumir essas opções tende a levar ao aumento do teor de gordura no órgão e, com o tempo, também se transforma em cirrose. Toby orientou fazer trocas inteligentes, ou melhor, saudáveis na dieta.

3. Carnes processadas

Salame, bacon e salsicha trazem alto teor de gordura saturada. Assim como as comidas fritas, esses tipos de carnes processadas podem afetar o funcionamento do fígado.

A expert em nutrição receitou consumir esses alimentos em pequenas quantidades: “Opte por carnes muito magras sempre que possível”.

“Um estudo preliminar de 2022 publicado na Clinical Nutrition Research sugere que as carnes vermelhas e processadas podem aumentar as chances de ter doença hepática gordurosa não alcoólica”, sustentou a especialista.

Foto colorida de tábua com salames, presuntos, salsichas, linguiças e azeitonas - Metrópoles
Carnes processadas fazem mal para o fígado e o consumo pode desencadear doenças

4. Refrigerantes

Toby Amidor ressaltou que o refrigerante é uma bebida com alto teor de açúcar adicionado, composto que fornece pouco e nada de nutrientes ao organismo. Ela elucidou que o fígado, ao processar um alimento rico em açúcar, acaba por converter a substância em gordura.

“Um estudo de 2021 publicado no Journal of Hepatology sugere que o consumo regular de bebidas adoçadas com frutose aumenta a produção de gordura pelo fígado em homens magros e saudáveis”, reiterou a nutricionista. Ela instruiu ingerir alimentos ricos em açúcar adicionado com moderação.

refrigerante
O consumo exagerado de refrigerante prejudica o organismo

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?