Nutricionista cita 4 alimentos que “destroem” a saúde do fígado
A nutricionista Toby Amidor destacou que o fígado é “multitarefa” e, inclusive, soma mais de 500 funções
atualizado
Compartilhar notícia
Na engrenagem que é o corpo humano, o fígado tem a missão de ajudar o organismo a se livrar de toxinas e resíduos. Em entrevista ao portal EatingWell, a nutricionista Toby Amidor explicou que o órgão é “multitarefa” e, inclusive, soma mais de 500 funções, desde remover bactérias do sangue a produzir a bile.
A nutricionista destacou que o quadro de fígado gorduroso é conhecido como “assassino silencioso”, porque os pacientes só descobrem a doença em nível avançado, a ponto de precisar de um transplante do órgão. A especialista em nutrição clínica frisou que o fígado requer cuidados, assim como o cérebro e o coração.
Toby listou que manter um peso saudável, praticar atividade física com regularidade e comer opções saudáveis que favorecem o bom funcionamento do fígado são alguns dos cuidados fundamentais para a saúde do órgão. Entretanto, deve-se também evitar consumir determinados alimentos, conforme aconselhou a expert.
Abaixo, confira os quatro alimentos prejudiciais para o fígado:
1. Álcool
Graduada pela Universidade de Nova York, nos EUA, Toby Amidor enfatizou que a doença hepática associada ao álcool é resultado do consumo exagerado de bebidas alcoólicas por anos. A ingestão excessiva dessas substâncias tende a deixar o fígado inflamado e pode gerar “danos irreversíveis”, sendo um dos problemas a cirrose.
Segundo o Instituto Nacional sobre Abuso de Álcool e Alcoolismo dos Estados Unidos, a ingestão exagerada de álcool é definida como o consumo de mais de sete bebidas alcoólicas por semana para mulheres e mais de 14 para homens. Caso não queira deixar de tomá-las, vale optar pela moderação, segundo recomendou a nutricionista.
2. Comidas fritas
Ricos em gordura saturada, alimentos como frango empanado e batata frita são “venenosos” para a saúde do fígado. Consumir essas opções tende a levar ao aumento do teor de gordura no órgão e, com o tempo, também se transforma em cirrose. Toby orientou fazer trocas inteligentes, ou melhor, saudáveis na dieta.
3. Carnes processadas
Salame, bacon e salsicha trazem alto teor de gordura saturada. Assim como as comidas fritas, esses tipos de carnes processadas podem afetar o funcionamento do fígado.
A expert em nutrição receitou consumir esses alimentos em pequenas quantidades: “Opte por carnes muito magras sempre que possível”.
“Um estudo preliminar de 2022 publicado na Clinical Nutrition Research sugere que as carnes vermelhas e processadas podem aumentar as chances de ter doença hepática gordurosa não alcoólica”, sustentou a especialista.
4. Refrigerantes
Toby Amidor ressaltou que o refrigerante é uma bebida com alto teor de açúcar adicionado, composto que fornece pouco e nada de nutrientes ao organismo. Ela elucidou que o fígado, ao processar um alimento rico em açúcar, acaba por converter a substância em gordura.
“Um estudo de 2021 publicado no Journal of Hepatology sugere que o consumo regular de bebidas adoçadas com frutose aumenta a produção de gordura pelo fígado em homens magros e saudáveis”, reiterou a nutricionista. Ela instruiu ingerir alimentos ricos em açúcar adicionado com moderação.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.