Nutricionista cita 10 frutas com pouco açúcar e ricas em fibras
A nutricionista esportiva Mary Wirtz orienta comer frutas ricas em fibras a fim de controlar os índices do açúcar na corrente sanguínea
atualizado
Compartilhar notícia
Nessa quarta-feira (12/7), a Coluna Claudia Meireles publicou uma reportagem sobre a Dieta de Harvard. Os cientistas da universidade criaram um guia alimentar para ajudar quem fica confuso na hora de montar uma lancheira ou um prato “saudável”. De acordo com os especialistas, as frutas devem estampar metade do utensílio usado na refeição.
Segundo os médicos e nutricionistas entrevistados pela coluna, esse tipo de alimento deve ser consumido todos os dias. Algumas opções apresentam maior teor de açúcar natural, o que pode levar ao aumento da substância no sangue, detalhe importante aos diagnosticados com diabetes.
Se busca diminuir a ingestão de açúcar, vale entender os benefícios nutricionais dos alimentos. Em conversa com revista estadunidense de saúde e bem-estar Real Simple, a nutricionista esportiva Mary Wirtz orienta comer frutas ricas em fibras a fim de controlar os índices da substância na corrente sanguínea.
Abaixo, Wirtz montou um compilado de 10 frutas com baixo teor de açúcar.
1. Frutas cítricas
Famosas por serem ricas em vitamina C, limão, toranjas, laranjas limas e outras frutas cítricas dispõem do mínimo de açúcar na composição. A nutricionista recomenda evitar sucos engarrafados dessas frutas e consumir a bebida espremida na hora, sempre que possível.
2. Bagas
A expert defende o consumo das bagas por serem uma das frutas mais saudáveis. Além do baixo nível de açúcar, os alimentos dessa categoria — amora, framboesa, morango e mirtilo — trazem propriedades antioxidantes e uma série de nutrientes, desde as vitaminas C e K passando pelo potássio e magnésio.
As frutas contribuem também com a saúde intestinal devido ao potencial prebiótico.
3. Kiwi
Embora não seja tão comum entre os amantes de frutas, o kiwi soma tantos nutrientes que não deve ficar de fora do plano alimentar diário. A sugestão reúne antioxidantes e fibras, responsáveis por colaborar para uma melhor digestão. Entre as vitaminas presentes, estão a C, E e K. A nutricionista indica consumir “com pele e tudo”.
4. Melão
Quem insiste em começar o dia saboreando um melão, Mary Wirtz aprova o hábito. Assim como as frutas anteriores, essa tem baixo índice de açúcar e possui “toneladas de potássio”, nutriente importante para a saúde do coração. A especialista em nutrição esportiva destacou que o alimento ajuda a manter o corpo hidratado.
5. Pêssego
A expert revelou que o pêssego dispõe da definição de superalimento. “Eles estão cheios de vitaminas e minerais importantes, como as vitaminas A e C, e também contêm potássio, flúor e ferro”, comentou Wirtz. Com pouco teor de açúcar, a opção apresenta os carotenóides, compostos com ação anticangerígena.
6. Abacate
Quase uma celebridade quando o assunto envolve gordura saudável, o abacate é rico em fibras, ácido fólico, magnésio e uma fonte de proteína. A especialista brincou que a fruta pode ser adicionada a diversos pratos, a exemplo de saladas. A expert faz uma ressalva quanto ao consumo: nada de exagero, pois o alimento tem alto percentual calórico.
7. Damasco
Caso coma cenoura para promover a saúde dos olhos, passará a mastigar damasco após tomar conhecimento dos nutrientes da fruta com baixo índice de açúcar. Mais uma caracterizada por Wirtz como superalimento, a sugestão turbina o organismo com antioxidantes e betacaroteno, composto benéfico para a visão.
8. Figo
“Os figos são outra fruta que deve comer com moderação (cerca de dois a três de cada vez), porque contêm mais carboidratos do que outras, e consumi-los demais pode levar a um pico de açúcar no sangue”, elucidou a nutricionista esportiva. Ela receita complementar com o alimento na salada ou em uma tábua de frios.
9. Cranberry
O cranberry costuma ser vendido desidratado, entretanto, o nível de açúcar tende a assustar. Quando fresco, o alimento atua como uma fórmula vantajosa para a saúde como um todo. Uma xícara da fruta acumula em torno de quatro gramas da substância. “O que não é muito”, avaliou a nutricionista.
10. Sementes de romã
Se não consome romã com frequência, poderá mudar de ideia quando descobrir os benefícios nutritivos do alimento. Livre do alto teor de açúcar, a fruta possui polifénois, considerados poderosos antioxidantes capazes de contribuir com a saúde do coração e benefícios anticancerígenos.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.