metropoles.com

Nutricionista revela 3 substitutos para quem quer evitar o xilitol

A coluna conversou com a nutricionista Thaiz Brito para listar os substitutos do xilitol, adoçante artificial associado à doenças cardíaca

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
café adoçante stevia
1 de 1 café adoçante stevia - Foto: iStock

Muito usado como um opção saudável para substituir o açúcar, o xilitol virou alvo de estudo dos cientistas. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Cleveland, nos Estados Unidos, e divulgada na última quinta-feira (6/6), encontrou evidências de que o adoçante artificial pode estar associado ao aumento do risco de doenças cardíacas, a exemplo do acidente vascular cerebral (AVC).

Os resultados encontrados pelos pesquisadores de Cleveland revelaram que o xilitol é absorvido diretamente no sangue. O consumo do adoçante artificial foi associado à capacidade de ativar as plaquetas, tornando-as mais propensas a se aglomerarem, aumentando a probabilidade de doenças cardiovasculares.

Depois da repercussão do estudo, a coluna ouviu a nutricionista do Metrópoles, Thaiz Brito, para listar os melhores substitutos para o xilitol, se você quiser tirá-lo da dieta.

Um estudo revelou que o xilitol está associado ao maior risco de doenças cardíacas
Um estudo revelou que o xilitol está associado ao maior risco de doenças cardíacas

“O xilitol em pó é fabricado por meio de modificações químicas, sendo extraído principalmente do milho. Esse tipo de adoçante faz parte do grupo dos polióis, que são carboidratos isentos de calorias. É válido lembrar que é possível encontrar de forma natural em frutas e vegetais, como ameixa, morango, couve-flor e abóbora”, explica Thaiz Brito.

Melhores substitutos

Por conta de sua característica adocicada, a especialista sugere substituir o xilitol por tâmaras
Por conta de sua característica adocicada, a especialista sugere substituir o xilitol por tâmaras

Para evitar o adoçante artificial, a especialista sugere utilizar stévia ou sucralose.

“Essas duas opções também são isentas de calorias e ainda não há evidências apontando perigos no consumo. Desde que consumidas em baixas quantidades, elas podem ser utilizadas como uma solução para adoçar e manter os baixos índices calóricos em uma receita”, explica.

Para quem têm preferência por adoçar as receitas com outros alimentos, Thaiz indica frutas secas. “Uma boa opção é substituir por tâmara, que costuma ser bem adocicada. Apesar disso, é preciso ter cautela com a quantidade utilizada, já que a fruta oferece doses a mais de calorias”, explica.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?