Nutricionista revela 3 substitutos para quem quer evitar o xilitol
A coluna conversou com a nutricionista Thaiz Brito para listar os substitutos do xilitol, adoçante artificial associado à doenças cardíaca
atualizado
Compartilhar notícia
Muito usado como um opção saudável para substituir o açúcar, o xilitol virou alvo de estudo dos cientistas. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Cleveland, nos Estados Unidos, e divulgada na última quinta-feira (6/6), encontrou evidências de que o adoçante artificial pode estar associado ao aumento do risco de doenças cardíacas, a exemplo do acidente vascular cerebral (AVC).
Os resultados encontrados pelos pesquisadores de Cleveland revelaram que o xilitol é absorvido diretamente no sangue. O consumo do adoçante artificial foi associado à capacidade de ativar as plaquetas, tornando-as mais propensas a se aglomerarem, aumentando a probabilidade de doenças cardiovasculares.
Depois da repercussão do estudo, a coluna ouviu a nutricionista do Metrópoles, Thaiz Brito, para listar os melhores substitutos para o xilitol, se você quiser tirá-lo da dieta.
“O xilitol em pó é fabricado por meio de modificações químicas, sendo extraído principalmente do milho. Esse tipo de adoçante faz parte do grupo dos polióis, que são carboidratos isentos de calorias. É válido lembrar que é possível encontrar de forma natural em frutas e vegetais, como ameixa, morango, couve-flor e abóbora”, explica Thaiz Brito.
Melhores substitutos
Para evitar o adoçante artificial, a especialista sugere utilizar stévia ou sucralose.
“Essas duas opções também são isentas de calorias e ainda não há evidências apontando perigos no consumo. Desde que consumidas em baixas quantidades, elas podem ser utilizadas como uma solução para adoçar e manter os baixos índices calóricos em uma receita”, explica.
Para quem têm preferência por adoçar as receitas com outros alimentos, Thaiz indica frutas secas. “Uma boa opção é substituir por tâmara, que costuma ser bem adocicada. Apesar disso, é preciso ter cautela com a quantidade utilizada, já que a fruta oferece doses a mais de calorias”, explica.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.