Nutri ensina o melhor horário para tomar chá verde se quiser emagrecer
A nutricionista Thaiz Brito explica à coluna qual é a quantidade ideal e o melhor horário do dia para tomar chá verde para emagrecer
atualizado
Compartilhar notícia
O chá verde é uma das bebidas queridinhas eleitas pelos profissionais de saúde devido à diversidade de efeitos benéficos ao organismo. Obtido a partir da infusão da planta Camellia sinensis, ele é chamado de “verde” em razão das folhas da erva, que sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que preserva sua cor.
O ingrediente é rico em substâncias fitoquímicas que servem de proteção contra várias doenças, a exemplo do câncer e de problemas cardíacos. Uma delas é a epigalocatequina-galato (conhecida pela sigla ECGC), polifenol que se mostrou potente, segundo pesquisas, no auxílio da perda de peso, na regulação do metabolismo e na proteção contra o estresse oxidativo causado pelos radicais livres.
De acordo com a nutricionista e colunista do Metrópoles Thaiz Brito, as vantagens de se ingerir a bebida incluem, também, o combate ao envelhecimento precoce — graças às propriedades antioxidantes presentes nela —; proteção contra doenças nos pulmões, coração e fígado; ação antiviral; melhora cognitiva e prevenção de doenças neurodegenerativas. “Além disso, tem efeito diurético, que ajuda contra a retenção de líquido”, diz à coluna.
Thaiz comenta que, quando inserido em uma rotina saudável, e com o devido ajuste da ingestão calórica, o chá verde pode “dar uma forcinha à favor do emagrecimento”.
“Isso ocorre porque uma de suas características é o efeito diurético, que irá atuar contra à retenção de líquido, mas, também, pelo aumento da sensibilidade do receptor de insulina, que auxilia no controle da glicemia”, afirma. “A bebida ainda ajuda a acelerar o metabolismo, em função da presença de cafeína e substâncias termogênicas”, acrescenta.
Afinal, qual é o melhor horário do dia para tomar chá verde se quiser emagrecer?
Segundo a especialista, o ideal é bebê-lo pela manhã, principalmente devido à presença de substâncias estimulantes, como a cafeína. “Além disso, o chá também possui ação diurética, que irá aumentar as idas o banheiro. Por isso, tomar à noite pode não ser uma boa ideia”, sugere.
Já em relação à frequência do consumo do ingrediente, a nutricionista explica que dois copos de chá verde solúvel por dia são suficientes para os benefícios — e não geram efeitos colaterais. Isso quer dizer aproximadamente 10g da erva com 220ml de água.
Contraindicações
Apesar de se tratar de um composto natural, o chá verde, se ingerido em excesso, pode trazer complicações à saúde cardíaca e até à saúde do fígado.
“Ele deve ser evitado por gestantes e lactantes, principalmente. Já pessoas com problemas estomacais, com sensibilidade à cafeína, enxaquecas e problemas cardiovasculares também devem evitar a substância. Antes de iniciar a ingestão, o ideal é buscar uma orientação profissional”, adverte Thaiz.
“Devemos ficar atentos quanto à sensibilidade ao chá, se ocorre aceleração do batimento cardíaco ou se a substância acaba atrapalhando o sono. Para indivíduos saudáveis, a ingestão de uma xícara por dia costuma ser segura”, emenda.
Aos que buscam alternativas à bebida, a especialista lembra que existem outros chás semelhantes, que também são obtidos à partir da Camellia sinensis. São eles o chá branco, o chá amarelo, o chá preto, o chá oolong, o matchá e o Dark. “Dessa forma, eles podem contar com efeitos semelhantes”, pontua.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.