Nutri diz por que você deveria tomar suplemento de colágeno todo dia
A nutricionista Ingrid Albuquerque elege os benefícios de consumir suplemento de colágeno todos os dias, em especial as mulheres
atualizado
Compartilhar notícia
Entre tantas proteínas presentes no corpo, a mais abundante responde pelo nome de colágeno, encontrada desde os vasos sanguíneos até a pele. Fundamental para o organismo, o ativo costuma diminuir o percentual de produção com o passar da idade, e uma medida eficaz para reverter ou amenizar essa queda é suplementação.
A coluna Claudia Meireles conversou com a nutricionista Ingrid Albuquerque, de Brasília, para entender quais são os benefícios de consumir colágeno todos os dias. De acordo com a especialista, tomar a proteína só tende a favorecer a saúde, em especial a das mulheres.
Confira!
1. Xô, linhas finas!
Quem passou dos 30 anos já pode ficar de olho no surgimento de linhas finas. Caso deseje chegar aos 40, 50 ou 60 com a pele radiante, vale apostar no suplemento do ativo, conforme explica a nutricionista.
“A partir dos 25 anos, a produção de colágeno começa a cair e, aos 35, a degradação supera a produção, ou seja, o envelhecimento da pele passa a se tornar mais evidente. Consumir colágeno, tendo em vista o fator mencionado, pode ajudar a diminuir essa degradação, principalmente pensando a longo prazo”, frisa Ingrid.
Segundo a especialista, é um equívoco dizer que “a ingestão de colágeno vai atuar em linhas de expressão específicas”. “Não é verdadeiro. Mas pensando a longo prazo, o consumo pode evitar que elas ocorram de maneira mais rápida”, reitera a nutricionista.
2. Pele hidratada
“O colágeno é a proteína que sustenta a pele, dando mais firmeza (menos flacidez) e trazendo um aspecto mais jovial e saudável”, esclarece a especialista. Recentemente, a coluna conversou com a dermatologista Roberta Zaffari sobre o uso da proteína.
A médica salienta que dispor de “uma pele bem hidratada” envolve uma equação: “É resultado dos cuidados que começam de dentro para fora”. Para o colágeno de fato fazer efeito na pele, Roberta alega ser necessário “ingerir a quantidade correta de água, manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos e caprichar na proteção solar”.
A dermatologista aconselha evitar cigarros e bebidas alcoólicas a fim de ajudar a “preservar a saúde da pele e a prevenir o envelhecimento precoce”. “Combinadas com esses hábitos e outros procedimentos, a suplementação de colágeno via oral pode ajudar a manter a hidratação da pele e, consequentemente, trazer uma aparência saudável e viçosa”, ressalta.
3. Menopausa
Ingrid Albuquerque detalha que as proteínas são muito importantes durante a menopausa por atuarem na manutenção e no ganho de massa muscular, que tende a ser um processo um pouco mais dificultoso a partir desse período. Ela argumenta sobre o ativo poder auxiliar a mulher ao longo dessa fase.
“A menopausa é um grande marco na saúde mulher”, define a nutricionista. Ela emenda: “A partir desse momento, os efeitos do envelhecimento podem ficar mais evidentes, devido às questões hormonais. Isso se a mulher não tiver os cuidados necessários no período que antecede a menopausa (climatério). A suplementação de colágeno nesse caso entra como um coadjuvante do processo.”
Em relação à menopausa, a nutricionista complementa quanto ao suplemento de colágeno atuar “principalmente na prevenção do envelhecimento precoce, em especial no aspecto da pele, e não tanto como tratamento daquilo que já foi instalado.”
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.