Novo tratamento não cirúrgico promete acabar com a celulite de vez
Médica esclarece dúvidas a respeito do método definitivo premiado como o melhor do mundo em 2023 no combate à celulite
atualizado
Compartilhar notícia
Há anos, a medicina estética tem lutado para encontrar um tratamento que acabe de vez com as temidas celulites. Em meio a tantas alternativas para se tratar a condição, uma e outra se sobressaem, mas nada atingiu o patamar de eliminar, de fato, os desagradáveis furinhos. Até agora.
Eis que um médico brasileiro, o cirurgião Roberto Chacur, desenvolveu um método que promete, de forma definitiva, tratar a celulite. Recentemente, ele foi premiado em Mônaco pela Aesthetic Medicine Awards 2023 no Congresso Mundial de Medicina Estética e Anti-idade como o Melhor Tratamento Não Cirúrgico do Mundo.
A técnica consiste na associação de subincisão (descolamento) dos septos da celulite e a bioestimulação de colágeno. E ganhou um nome de batismo: Goldincision. Celebridades como Gracyanne Barbosa e as ex-BBB’s Anamara, Jacque Khury e Dayse Brucieri já fizeram o procedimento.
De acordo com a médica brasiliense Bruna Araújo, licenciada por Roberto Chacur, é preciso apenas uma sessão para alcançar o resultado desejado. “Podem ser necessárias reabordagens, caso as áreas tratáveis sejam extensas. Mas isso já está incluído no tratamento”, explica ela.
“A irregularidade formada por aderências precisa ser descolada na profundidade e quantidade certa para romper a fibra que puxa a pele, soltar o tecido e uniformizar a aparência”, esclarece o cirurgião Roberto Chacur.
A novidade é contraindicada para gestantes, lactantes, pessoas com doenças reumatológicas ou autoimunes em atividade, além de problemas de coagulação, doenças sistêmicas descontroladas e infecção local ativa. “De forma geral, tudo depende da avaliação do médico para a liberação do procedimento”, afirma a especialista.
O tratamento, apelidado pelo idealizador como “a vitória contra a celulite”, é realizado com anestesia local. Ele é feito com o paciente de pé, mas costuma ser indolor. O processo de descolamento é executado de forma manual com agulha em cada celulite.
Cuidados
Segundo a profissional, existem alguns cuidados que devem ser tomados antes de adotar o método. São eles:
- Não praticar exercícios com o grupo muscular onde foi realizado o procedimento por sete dias ou conforme orientação médica;
- Aplicar três vezes ao dia a pomada prescrita, conforme orientação médica, pelo período no qual persistir o hematoma (roxo);
- Fazer uso da medicação prescrita conforme a orientação médica;
- Fazer uso da malha elástica por 10 dias ou conforme a orientação médica;
- O curativo pode ser retirado em 24 horas ou conforme orientação médica;
- Não se expor ao sol enquanto houver hematoma;
- Retornar para revisão em 30 dias ou conforme a orientação médica.
Método combinado
Aliado à técnica, o bioestimulador de colágeno é peça fundamental para o efeito definitivo no corpo. Bruna comenta que a escolha da marca do produto, como Radiesse e Sculptra, fica a critério do paciente. “Mas a indicação é que seja usado polimetilmetacrilato 15% pra fins definitivos e com melhores resultados”, expõe.
Bioestimuladores de colágeno: qual escolher? Médica esclarece
Questionada sobre a possibilidade de a celulite voltar a aparecer no mesmo local de antes, a médica dá a boa notícia: não existe essa chance.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.