Novo estudo revela que vinho raro pode fazer a pele parecer mais jovem
Pesquisadores da Universidade da Flórida apontaram, em um novo estudo, que um tipo raro de vinho tinto pode fazer a pele parecer mais jovem
atualizado
Compartilhar notícia
A juventude é sempre um assunto polêmico. Atualmente, existem muitas perguntas sobre como parecer mais jovem e a indústria dos cosméticos, assim como especialistas, tentam encontrar a melhor resposta. Porém, e se essa grande revelação estiver em um vinho?
Pesquisadores da Universidade da Flórida revelaram, em um novo estudo, um tipo especial e raro de vinho tinto que pode fazer a pele de uma pessoa parecer mais jovem.
Os especialistas realizaram um experimento e descobriram que as mulheres que bebiam dois copos de vinho muscadine sem álcool todos os dias tinham mais elasticidade e retenção de água na pele do que aquelas que bebiam um placebo.
“Usamos vinho muscadine desalcoolizado porque estávamos interessados no efeito dos compostos bioativos do vinho, especificamente os polifenóis, na saúde da pele”, disse Lindsey Christman, um das pesquisadoras do estudo, em comunicado à imprensa.
A especialista explicou que a elasticidade é o que ajuda a pele a permanecer firme, além de prevenir a flacidez, comum à medida que as pessoas envelhecem. Já a retenção de água protege a pele contra danos.
“Descobriu-se que as uvas muscadine têm um perfil polifenólico único em comparação com outras variedades de vinho tinto”, disse Christman.
O estudo
A pesquisa da Universidade da Flórida é a primeira a testar como o consumo de vinho sem álcool pode afetar a saúde da pele.
O ensaio clínico randomizado contou com 17 mulheres com idades entre 40 e 67 anos. Os cientistas distribuíram aleatoriamente dois copos diários de vinho muscadine sem álcool ou uma bebida placebo de aparência e sabor semelhantes para os participantes.
Nativa do sul dos Estados Unidos, a uva muscadine é considerada uma superfruta por causa de seus altos níveis de polifenóis, que têm ação antioxidantes, antivirais e cicatrizantes de mucosas.
“O estudo cruzado mostrou que seis semanas de consumo de vinho muscadine sem álcool resultaram na melhoria de certos parâmetros da pele associados ao envelhecimento, como a elasticidade no antebraço e a função de barreira da pele no rosto”, declarou a especialista.
Christman ainda explicou que esse resultado é devido à diminuição da inflamação e do estresse oxidativo.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.