Nova técnica de harmonização facial torna-se a queridinha dos famosos
A nova abordagem confere um visual mais sutil e, ao mesmo tempo, valoriza a anatomia natural do rosto
atualizado
Compartilhar notícia
Basta dar uma pesquisada rápida no Google para notícias envolvendo harmonização facial pipocarem na tela. O procedimento se popularizou após conquistar muitos famosos, entre eles, Alok, Gretchen, Joelma, Diego Hypólito, Wesley Safadão e Mc Mirella. A técnica reúne diferentes táticas, como preenchimentos e bichectomia, para harmonizar a face de maneira minimamente invasiva.
No entanto, há quem exagere na dose e atinja um resultado, digamos, desagradável, o que podemos chamar de “desarmonização facial”. O procedimento pode acentuar demais as maçãs do rosto, deixar o nariz muito fino e erguido, as sobrancelhas arqueadas e os lábios desproporcionais. Ao olhar no espelho e não se reconhecer, o cantor Lucas Lucco, por exemplo, optou por reverter a técnica.
Além disso, muitos especialistas estão preocupados com a banalização do procedimento, que tem deixado todos os indivíduos iguais ao não respeitar as características únicas de cada um. Desse modo, para garantir um desfecho mais natural, uma nova abordagem da harmonização facial, a harmonização humanizada, chega para conferir um visual mais sutil e, ao mesmo tempo, valorizar a anatomia natural dos pacientes.
De acordo com a biomédica esteta Ariadne Lima, especialista no novo procedimento, ele traz um conceito inédito de “belo”. Torna a aparência do indivíduo mais jovem, sem perder a naturalidade dos traços, além de ressaltar os pontos fortes de cada um.
A diferença já começa no primeiro contato do profissional com o paciente. “Para entender quais intervenções serão necessárias, logo no processo de avaliação do paciente, vários detalhes são levados em consideração. Exames de imagem e fotografias ainda são realizados, a fim de identificar pontos críticos”, afirma a especialista.
“Cada paciente é único e precisa ser estudado para que o profissional consiga indicar o melhor tratamento a ele”, declara Ariadne Lima.
O procedimento
A principal substância utilizada na harmonização facial é uma versão sintética do ácido hialurônico, ativo presente naturalmente no corpo humano e essencial para a sustentação da pele. O tratamento tradicional, que também reúne fios de PDO e a aplicação da toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox, oferece benefícios que vão além da estética.
“Entre as principais vantagens da harmonização, além da definição dos contornos da face, estão benefícios de saúde que podem ir desde o alívio de dores de cabeça até a melhoria em casos de paralisia parcial do rosto”, exemplifica a profissional.
“Na abordagem humanizada, podemos pensar ainda nas necessidades de cada paciente a partir de suas características naturais”, complementa Ariadne, fundadora da clínica carioca Harmonizze, prestes a abrir uma unidade em Brasília, cidade natal da especialista.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.