Nova era: rei Charles é saudado por multidão no Palácio de Buckingham
Charles assumiu o comando do trono aos 73 anos. Ele estava no Castelo de Balmoral, na Escócia, onde a rainha Elizabeth II morreu
atualizado
Compartilhar notícia
Ao embarcar da Escócia nesta sexta-feira (9/9) após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II, Charles pisou no Reino Unido pela primeira vez como rei. Ao aterrissar na capital inglesa, ele se dirigiu imediatamente ao Palácio de Buckingham, sede da monarquia britânica. O soberano estava acompanhado da esposa, Camilla Parker, nova rainha consorte. Ao chegar na propriedade real, o monarca acenou para a multidão de súditos e conferiu as homenagens deixadas para a matriarca.
Na chegada aos arredores do Palácio de Buckingham, Charles foi recepcionado por aplausos e gritos de “Deus abençoe o rei”. Ao lado de Camilla, ele cumprimentou e apertou a mão dos súditos, que foram dar Às boas-vindas ao novo soberano. Como uma forma de prestar tributo a Elizabeth, admiradores deixaram faixas e buquês de flores nos portões do castelo real. Em determinado momento, o rei deu uma pausa para ler os recados carinhosos.
Grande fã de Elizabeth, conforme contou ao jornal britânico The Mirror, Laura Huff considerava a falecida rainha como uma parente. “Ela era como uma avó para a nação”, disse. Enquanto saudava a multidão, Charles precisou consolar a esposa. Camilla não conseguiu segurar as lágrimas. A rainha consorte estava com os olhos inchados e avermelhados de tanto chorar, segundo noticiou a imprensa. Ela também recebeu reverência da multidão.
Ainda nesta sexta-feira (9/9), o rei Charles III se dedicará a resolver os preparativos do velório da mãe, a rainha Elizabeth II, e os assuntos de Estado do início do reinado. Embora esteja de luto, o dever convoca o novo soberano. Ele terá a primeira reunião com a premiê, Liz Truss. Às 18h, será a vez dele fazer o primeiro pronunciamento televisivo aos súditos. Na mensagem, a majestade deverá prestar tributo à matriarca e prometer cumprir o dever a serviço do Reino Unido.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.