Not Cancelled: veja a primeira feira on-line de arte contemporânea do país
Evento reúne 57 galerias nacionais de nove cidades do Brasil e conta com a participação de mais de 100 artistas
atualizado
Compartilhar notícia
A primeira feira de arte contemporânea on-line brasileira, batizada de Not Cancelled Brasil, terá início nesta quarta-feira (10/06). Ao longo de quatro semanas, 57 galerias nacionais e 106 artistas de nove cidades do país participarão da iniciativa, que teve começou às 10h e seguirá até o dia 8 de julho.
Disponível neste site, a feira digital contará com obras de artistas selecionados de cada galeria e exibirá conteúdos ao vivo diariamente, como transmissões, palestras e visitas guiadas. Fundadora da mostra virtual, Karla Osório pensou em um projeto independente que fosse democrático e incluísse galerias de médio e pequeno portes. A ideia de agrupá-las surgiu do denominador comum de todas diante deste difícil momento: a falta de ações presenciais que reúnam colecionadores, instituições e público em geral.
Obras de Oscar Niemeyer, Renato Rios, Tomie Ohtake e Vik Muniz são algumas que estarão disponíveis para contemplação.
Em outros países
Além da versão brasileira, o Not Cancelled também acontece em outros países. O projeto foi desenvolvido pela agência Treat, com sede em Viena, na Áustria. A iniciativa surgiu devido ao fechamento de museus, galerias, feiras de arte, estúdios, eventos, entre outros locais, por conta do novo coronavírus. Após lançamento bem-sucedido em Viena, eles se expandiram com edições em diversas localidades – entre as quais, Berlim, Paris, Varsóvia, Chicago e Dubai.
Do físico ao virtual
O Not Cancelled Brasil é mais um evento que engloba profissionais de arte e design do mundo em busca de maneiras criativas de se movimentar, por meio de plataformas digitais, em meio à pandemia de Covid-19.
Do dia 19 ao dia 26 de junho, por exemplo, após edição totalmente on-line em Hong Kong, a feira internacional Art Basel disponibilizará salas de exibição pela internet. Desta vez, participarão 279 galerias, incluindo Blum & Poe, Gagosian e Tornabuoni Art.
Miami Beach se tornou a edição mais badalada da Art Basel. Nascida na Suíça, a feira chegou à cidade americana e caiu no gosto das celebridades, que passaram a gastar milhões de dólares em obras de arte e nas festas em hotéis e iates.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.