No STJ, Regina Tamami Hirose lança livro sobre combate à corrupção
A publicação, com 27 artigos sobre o tema, foi lançada na presença do ministro e presidente do STJ, João Otávio de Noronha
atualizado
Compartilhar notícia
Na última quarta-feira (20/2), ministros, promotores e autoridades de Brasília marcaram presença no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para o lançamento do livro Carreiras Típicas de Estado – Desafios e Avanços na Prevenção e no Combate à Corrupção.
A publicação surge no momento em que a Constituição Federal completa 30 anos, fazendo um mapeamento sobre desafios e os avanços na prevenção e combate à corrupção nessas três décadas.
A procuradora da Fazenda Nacional Regina Tamami Hirose organizou e coordenou a obra coletiva, com 27 artigos de agentes e servidores públicos com conhecimento e experiência no assunto. “O que me norteou foi o conhecimento e a atuação profissional do colega, se ele tem o domínio do assunto e conhece o dia a dia de prevenção ou combate à corrupção”, explicou a promotora.
Regina avalia que houve uma melhora acentuada no combate à corrupção nos últimos anos, devido à tecnologia e à atuação sistêmica. “Nós conseguimos fazer mais trocas de informações por meio das redes sociais e órgãos que atuam conjuntamente. A lei da transparência e de acesso à informação vem para ajudar e amadurecer a sociedade em torno dessa questão.”
A promotora considera ser extremamente importante pensar na prevenção e não apenas na repressão. “É preciso acontecer uma mudança de cultura, senão, daqui a 20 anos, nós ainda vamos sofrer com esse processo desgastante de atos de corrupção”, completou.
Confira os cliques: