metropoles.com

NFTs: descubra os benefícios para os criadores e seus direitos legais

Tem sido mais difícil para os criadores protegerem seus trabalhos, a exemplo dos NFTs, à medida que se espalham por várias plataformas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tim Vernon/Science Photo Library
Ilustração em NFT de um quadro da Monalisa. Em um círculo, há uma foto de uma mulher branca e loira - Metrópoles
1 de 1 Ilustração em NFT de um quadro da Monalisa. Em um círculo, há uma foto de uma mulher branca e loira - Metrópoles - Foto: Tim Vernon/Science Photo Library

A ascensão da internet trouxe uma transformação definitiva no cenário da criatividade e da propriedade intelectual. A crescente popularidade da arte, música e literatura digitais permitiu que os criadores tivessem uma maior capacidade de compartilhar seus trabalhos.

À medida que tecnologias emergentes, como tokens não fungíveis (NFTs) baseados em Blockchain, se expandem ainda mais para o espaço de ativos digitais, artistas e outros criadores precisam entender quando e como usar essas ferramentas para proteger e impulsionar os próprios projetos.

Ilustração que traz a palavra NFT escrita dentro de vários quadrados iluminados - Metrópoles
NFTs são tokens não fungíveis

A criatividade digital, a propriedade intelectual e as novas tecnologias estão mudando rapidamente a forma de interação e consumo da mídia.

A criação de conteúdo digitalmente permite expressões de maneiras nunca antes possíveis. Agora, é mais fácil criar gráficos, músicas, vídeos e textos que podem ser compartilhados em várias plataformas.

As interfaces permitem o acesso a uma variedade de obras criativas de todo o mundo sem ter que visitar fisicamente o local onde foi criada.

É estimado que mais de US$ 225 bilhões, o equivalente a R$ 1,15 trilhão, são perdidos todos os anos apenas nos Estados Unidos devido à violação dos direitos de propriedade intelectual. O levantamento foi feito pela Comissão sobre o Roubo da Propriedade Intelectual Americana.

Ilustração de um busto com a cabeça aberta em que sai as letras N, Fe T - Metrópoles
Os tokens ficam em um Blockchain, isto é, uma espécie de livro-razão

Hoje, com mais de 5,2 bilhões de pessoas on-line, essa mudança no compartilhamento de conteúdo também alterou a forma como pensamos sobre os direitos de propriedade intelectual. Mesmo que tenham sido mal aplicadas, leis foram elaboradas para proteger melhor as criações digitais e ajudar a garantir uma compensação justa aos autores de obras originais.

Tornou-se cada vez mais difícil para os artistas protegerem seus trabalhos à medida que se espalham por várias plataformas e dispositivos. Isso é incrivelmente desafiador quando se trata de pirataria digital, em que, muitas vezes, é praticamente impossível rastrear quem baixou ou compartilhou um determinado conteúdo.

Foto coloria de mulher olhando o celular enquanto há pequenos balões imaginários próximo à tela - Metrópoles
Leis foram desenvolvidas para proteger melhor as criações digitais

Vale resumir o papel dos NFTs para criadores nas seguintes categorias:

1. Proveniência: os NFTs liberam a criação de um registro digital de propriedade e origem para o trabalho criativo. Isso ajudar a estabelecer a autoria e a evitar o roubo de propriedade intelectual;

2. Imutabilidade: NFTs são armazenados em um Blockchain, ou seja, um livro-razão imutável. Uma vez que um NFT é desenvolvido, não pode ser alterado, fornecendo um registro à prova de adulteração de propriedade e autenticidade para o trabalho executado;

Blockchain
As criações ficam armazenadas em um Blockchain

3. Rastreabilidade: o uso da tecnologia Blockchain em NFTs dispõe de rastreabilidade, o que acaba sendo útil para os criadores verificarem a propriedade e as revendas, bem como entenderem melhor os clientes;

4. Monetização: NFTs podem ser comprados, vendidos e negociados em mercados de Blockchain. Dessa forma, os desenvolvedores monetizem o trabalho de novas maneiras, como por meio de royalties, aluguéis, assinaturas e modelos de associação;

5. Acessibilidade: NFTs podem ser comprados, vendidos e negociados globalmente. Assim, os artistas se conectam com novos públicos e aumentam o próprio alcance;

Foto colorida de dedo apertando em painel colorido - Metrópoles
Os ativos digitais estão prontos para revolucionar a indústria criativa

Além disso, as transações envolvendo ativos digitais podem ser executadas quase instantaneamente, reduzindo custos e atritos.

Como os ativos digitais são facilmente armazenados e transferidos globalmente, eles se tornam acessíveis a muitas pessoas, independentemente de sua localização.

E estão prontos para revolucionar a indústria criativa, à medida que o espaço desses recursos continua a se expandir. Inclusive, fornecem uma solução segura e lucrativa para profissionais criativos. Dessa maneira, eles protegem e monetizam seus trabalhos digitais, oferecendo aos fãs experiências excepcionais e exclusivas.

Por meio de NFTs, os autores têm a capacidade de afirmar o controle sobre seus projetos e explorar novas perspectivas de negócios, levando a um ambiente criativo mais estável e sustentável.

(*) Caroline Kalil é consultora de direito digital, investidora de criptomoedas, colecionadora de NFTs com certificação em KYC Blockchain Professional pela Blockchain Council, e blockchain development pela Consensys, além de autora do e-book O Metaverso Simplificado. Ela tem MBA em criptoativos e blockchain

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?