Nervos à flor da pele! Confira momentos em que a realeza perdeu a paciência
As cenas de estresse, nervosismo, broncas e até perrengues ganharam status de icônicas pelos súditos. Divirta-se com a seleção!
atualizado
Compartilhar notícia
Os familiares da rainha Elizabeth II “dão aula” de como se comportar em público. Seguem tantos protocolos e normas de etiqueta que são exemplos de boa impressão diante dos olhares e das câmeras. Apesar de demonstrarem plenitude na maioria das vezes, nem sempre os membros da realeza britânica estão com o nível de paciência “nas alturas”. Gente como a gente, monarca e parentes chegam a perder a cabeça em algumas ocasiões.
Às vezes, os integrantes da família real ficaram com os nervos à flor da pele, seja por enfrentarem um momento complicado, puxarem a orelha dos filhos ou serem testados pela imprensa. Duque de Edimburgo, o príncipe Philip já protagonizou inúmeros episódios de irritação por conta de jornalistas e fotógrafos. As cenas de estresse, nervosismo e broncas ganharam status de icônicas pelos súditos. A seguir, veja uma seleção dos perrengues vivenciados pelas personalidades e como conseguiram controlar a situação enquanto os flashes disparavam.
“Levanta-te”
Não importa a idade, o príncipe William continua a levar advertências da avó, a rainha. Em 2016, Elizabeth II deu uma chamada no neto durante o Trooping the Colour. À época, o marido de Kate Middleton tinha 35 anos. No evento, a família real estava toda reunida na varanda do Palácio de Buckingham, quando o filho da princesa Diana abaixou-se para conversar com o primogênito, George. Ao observar a situação, a monarca pediu que William se levantasse imediatamente. Ele não perdeu tempo em seguir as ordens da vovó.
O duque de Cambridge nunca esqueceu de uma “dura” dada pela rainha. O príncipe William relembrou o acontecimento no documentário The Queen at 90. “[Peter Phillips e eu] estávamos perseguindo Zara em um kart. Conseguimos conduzi-la para um poste de luz que caiu e quase a esmagou”, rememorou o neto da monarca. Na ocasião, ele era criança. Mesmo assim, não escapou da lição de Elizabeth II:
“Me lembro de minha avó sendo a primeira pessoa em Balmoral a cruzar o gramado com seu kilt. Ela veio correndo e nos deu a mais poderosa repreensão, e esse tipo de coisa ficou na minha mente a partir daquele momento”, lembrou William no documentário.
Peripécias
Duquesa de Cambridge, Kate Middleton já repreendeu os herdeiros em diversas ocasiões. Uma delas ocorreu durante o casamento de sua irmã, Pippa Middleton, em 2017. O primogênito George foi flagrado brincando atrás do vestido de noiva da tia e sacudiu a cesta de pajem. Quem não gostou foi a mamãe, que ainda cuidava da filha Charlotte. A mulher do príncipe William conversou com o menino. A criança chorou por pouco tempo e, em seguida, voltou a se divertir com os amiguinhos.
A princesa Charlotte também já levou bronca da mamãe em público. As câmeras capturaram o instante. A família Cambridge se preparava para embarcar em um helicóptero em Hamburgo, cidade alemã. A poucos passos de entrar na aeronave, a menina, à época com 2 aninhos, começou a dar birra. Kate chamou a atenção da filha gentilmente, mas ela derramou lágrimas.
O título de pimentinha da realeza poderia ser dado a Savannah Phillips. A garota tapou a boca do príncipe George em um evento oficial e já foi clicada empurrando-o colina abaixo. O filho de William e Kate ficou assustado com a brincadeira. Bisneta da rainha Elizabeth II, a menina, de 9 anos, é filha de Peter Phillips e e Autumn Kelly. Ao presenciar o episódio, a mãe de Savannah a repreendeu.
Agoniado
O registro de um grupo com mais de 10 pessoas nem sempre sai perfeito. Alguém se mexe, enquanto o outro pisca. Entretanto, na realeza, é preciso sair impecável. Em 2015, o príncipe Philip perdeu a paciência com alguns fotógrafos e chegou a soltar um palavrão. “Basta tirar a foto”, disse o duque de Edimburgo. Na fala, ele acrescentou um nome impróprio. O príncipe William presenciou o episódio e abafou o riso. Os dois participavam de um evento no RAF Club para comemorar o 75º aniversário da Batalha da Grã-Bretanha.
Na comemoração dos 90 anos da mulher, a rainha Elizabeth II, Philip aprontou mais uma. Ele gesticulou para o motorista do carro dirigir mais rápido. Na ocasião, a rainha acenava do automóvel para a multidão que aguardava a passagem do casal. Na época, os tabloides britânicos publicaram matérias sobre o duque de Edimburgo ter se cansado do passeio em lenta velocidade.
Perrengue com Trump
Um vídeo da rainha e da princesa Anne causou alvoroço nas redes sociais e não demorou para viralizar. Em dezembro de 2019, houve uma recepção para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Palácio de Buckingham. A gravação dava a entender que Elizabeth II castigou a filha na frente do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ao contrário das aparências, Anne recuou, por não fazer parte da festa de boas-vindas.
O que gerou o frenesi foi o momento que a rainha olhou para ver o próximo da fila a ser saudado. A princesa Anne ergueu as mãos, sorriu e disse: “Sou só eu e este grupo” – e apontou para os parentes organizados atrás. O vídeo fez o Twitter pegar fogo, pois os usuários atribuíram o gesto da filha da rainha como uma recusa de cumprimentar o presidente dos EUA e a primeira-dama, Melania Trump.
Nervoso para o bem
Algumas broncas em prol de tornar o mundo melhor são bem-vindas. O duque de Sussex fez uma súplica aos colaboradores de um hotel em que estava hospedado. A cena ocorreu dias depois do nascimento de Archie, filho do príncipe Harry e Meghan Markle. Preocupado com o futuro do herdeiro, ele pediu que o endereço deixasse de usar plástico. O filho da princesa Diana compareceu ao torneio Sentebale Polo Cup, na Itália.
“Estávamos no hotel onde passamos a noite antes do jogo. Ele conversou com uma pessoa e disse: ‘Esta manhã peguei meu café e vi um plástico. Eu também mandei minha camisa e a peguei em um grande saco plástico. Podemos, por favor, não usar plástico?’”, contou Nacho Figueras, amigo de Harry e jogador profissional de polo, ao programa CBS This Morning.
O príncipe Harry já perdeu a calma durante uma viagem com a mulher, Meghan Markle, ao Marrocos, em fevereiro de 2019. O motivo? O neto da rainha advertiu um cinegrafista para que recuasse, após o profissional bater acidentalmente com o equipamento de filmagem em uma criança. Os duques de Sussex degustavam quitutes típicos do país africano, como um prato de torta de pombo. Enquanto provavam as receitas, o filho do príncipe Charles brincou com uma menina e a entregou o chapéu do chef de cozinha.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.