Narcisismo: o que significa o termo que se popularizou na internet
Especialista explica o termo narcisismo, frequentemente usado nas redes sociais para se referir a pessoas egocêntricas
atualizado
Compartilhar notícia
O narcisismo é um tema complexo que permeia diversas áreas da psicologia e da sociedade — atualmente, o termo se popularizou e tem sido usado para se referir a pessoas extremamente vaidosas e que só pensam em si.
A palavra narcisismo é derivada do mito de Narciso, que integra a mitologia grega e conta a história de um jovem que se apaixonou pela própria imagem refletida na água. Por conta disso, uma pessoa narcisista sente um amor excessivo por si mesma e tem características egocêntricas, como necessidade de admiração e falta de empatia pelo próximo.
De acordo com a neuropsicóloga Roselene Espírito Santo Wagner, o narcisismo está ligado ao autoamor, autovalor e a autoestima, cruciais para todos os indivíduos. Em alguns casos, porém, esse amor pelo “eu” se torna prejudicial, devido ao exagero.
“Há, em algumas pessoas, um narcisismo exacerbado e patológico, em que os traços desse transtorno de personalidade ficam visíveis por meio do comportamento caracterizado por um padrão generalizado de grandiosidade, necessidade de adulação e, principalmente, a falta de empatia e a ausência de culpa ou remorso”, diz Roselene.
A busca pelo amor-próprio é necessária tanto para o bem-estar quanto para a saúde mental, mas o exagero pode levar a um narcisismo problemático, que costuma atrapalhar relações interpessoais e atividades rotineiras.
Como identificar um narcisista?
O comportamento narcisista egocêntrico interfere na rotina e apresenta riscos para as pessoas que convivem com alguém que tenha esse quadro.
“[Os narcisistas] Tratam a todos como objetos e não como sujeitos merecedores de atenção, amor e compaixão. Visam bens materiais, ganhos e lucros de todas as espécies. Além disso, trazem a ‘desumanização’ em todas as esferas relacionais, impactando negativamente e causando traumas a quem eles se relacionam”, destaca a neuropsicóloga.
Apesar do convívio com narcisistas causar muitos traumas, Roselene salienta que pessoas com Transtorno de Personalidade Narcisista se mostram muito sedutoras, inteligentes e envolventes no início das relações. Após isso, se revelam vaidosos, manipuladores, controladores e egocêntricos.
Esses indivíduos costumam abusar emocionalmente dos outros, além de usar gaslighting, trocar de amigos frequentemente e humilhar figuras do próprio ciclo social.
Outras características
Outra questão relacionada aos narcisistas é que raramente eles reconhecem os comportamentos problemáticos, que enxergam como resultado da autoconfiança e do sucesso. “O transtorno de personalidade narcisista advém de uma estrutura mental, portanto, é um modo de ser”, ressalta a neuropsicóloga.
Mesmo que os narcisistas não reconheçam os traços tóxicos, é necessário informá-los. “É importante revelar a forma adoecida e abusiva como eles tratam os demais porque, a partir disso, pode-se buscar por psicoterapia e psicoeducação para que eles desenvolvam uma modulação emocional que os permitam se tornar mais saudáveis no relacionamento”, aconselha a expert.
Como o convívio com narcisistas também engloba diversos problemas, a terapeuta alerta para a importância dessas pessoas também procurarem ajuda profissional para conseguir se libertar da dependência emocional. “Há sempre a formação de um par, abusador e vítima, narcisista e portadores de baixa autoestima”, conta a profissional.
Por que existem tantas pessoas narcisistas atualmente?
Os diagnósticos de narcisismo estão cada vez mais comuns. Entretanto, Roselene explica que as primeiras fases do narcisismo são extremamente normais. No entanto, quando as pessoas evoluem para um Transtorno de Personalidade Narcisista, os problemas não demoram a aparecer.
De acordo com a psicóloga, as redes sociais se apropriam de termos e conceitos complexos da psicologia e da psicanálise para, em questão de segundos, diagnosticar alguém, algo que requer cuidado e um profissional gabaritado.
“Em tempos de postagens, fotos, filtros e ausência de corpo nas relações, confundir vaidade com narcisismo pode causar muitos equívocos e sofrimento para os indivíduos que fazem esse diagnóstico; e para quem é equivocadamente diagnosticado por um recorte de tempo”, afirma a especialista.
Narcisismo é doença?
A psicóloga emenda que o narcisismo é resultado de uma combinação complexa entre fatores genéticos e ambientais. Justamente por isso, precisa de uma observação criteriosa de um profissional da área da saúde mental.
Mesmo que os indivíduos com Transtorno de Personalidade Narcisista sejam resistentes a procurar ajuda, é importante que eles tenham acompanhamento profissional para desenvolver a empatia e conquistar relacionamentos mais saudáveis.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.