Não sabe se maquiar? Experts ensinam um guia prático para iniciantes
A coluna Claudia Meireles conversou com três maquiadores profissionais para ajudar quem tem medo de se arriscar com os pincéis
atualizado
Compartilhar notícia
A maquiagem é uma excelente maneira de realçar a beleza natural e aumentar a autoestima. No entanto, para quem está iniciando no universo dos pincéis, investir em produtos e se maquiar sozinha pode ser um grande desafio. Para ajudar nessa jornada, a coluna Claudia Meireles conversou com três maquiadores da cidade, que compartilharam um guia prático e com dicas essenciais de make para iniciantes.
Segundo a maquiadora Dheise Oliveira, para parar de achar que a maquiagem é um “bicho de sete cabeças” basta entender os processos da maquiagem. “Costumo comparar a make com as etapas de construção de uma casa. Tudo começa preparando o terreno, ou seja, garantindo que a pele esteja boa para receber os produtos”, explica.
Passo a passo para se maquiar como um profissional:
De acordo com o maquiador Paulo Lobo, o primeiro passo para começar a maquiagem é preparar a pele.
Ele revela que existem três detalhes que passam despercebidos e acabam comprometendo os resultados da maquiagem, prejudicando, inclusive, a durabilidade. “Antes de se sentar para maquiar, é preciso deixar a pele 100% limpa, tonificada e bastante hidratada“, explica.
Feito o primeiro passo, a próxima etapa para garantir bons resultados é passar o primer. “Usamos esse produto para fazer com que a superfície do rosto fique mais lisa, criando uma barreira entre a pele e a base, com objetivo que a maquiagem não seja absorvida com o passar do tempo”, complementa Dheise.
Base
Seguindo o passo a passo, é hora da base. “Ela serve para uniformizar o tom da pele e atenuar os sombreamentos naturais que moldam os volumes do rosto”, informa Dheise.
Como uma dica para quem está começando, Paulo recomenda usar a base de maneira consciente, aplicando o produto aos poucos e espalhando uniformemente por todo o rosto. Apesar de parecer simples, a maquiadora Juliana Rosa adverte sobre um erro muito comum entre iniciantes.
“Na minha opinião, um erro imperdoável é utilizar uma base que deixa o rosto mais claro ou mais escuro do que o resto do corpo. Sempre reforço com as minhas clientes que antes de se preocupar com a maquiagem, é preciso ter atenção na hora de comprar os produtos que serão utilizados na pele”, alerta.
Pó compacto ou solto
Outro erro frequente observado pelo maquiador Paulo Lobo é quando a pessoa deixa de selar os produtos passados na pele com o pó, seja compacto ou solto. “Um exemplo muito comum no dia a dia é aquele efeito panda quando a pessoa passa lápis nos olhos, sabe? Isso acontece porque a maquiagem não foi selada devidamente”, comenta.
Contorno
Retomando a comparação com as etapas de uma obra, Dheise comenta que a parte do contorno da pele é como se estivéssemos subindo as paredes de uma casa. “É nessa etapa que começamos a devolver e a moldar os volumes da face. Inclusive, é possível conquistar efeitos surpreendentes durante essa etapa”, revela.
Para definir as maçãs do rosto, Juliana Rosa indica o uso de tons mais escuros do que a pele. “Existem técnicas para afinar o rosto em que o contorno é feito bem em cima do osso das bochechas, na linha da orelha, seguindo uma reta transversal até perto da boca. Para causar o mesmo efeito no nariz, passar o contorno nas linhas do osso nasal pode ser uma opção”, conta.
Blush
De acordo Dheise, o uso do blush é muito importante, uma vez que o produto promete devolver o rubor da pele, agregando aquele aspecto de “saúde”. A expert Juliana Rosa complementa que a melhor maneira de aplicar o blush “é dando leves pinceladas na região da maçã do rosto, de preferência de dentro para fora”, comenta.
Iluminador
Já na visão de Paulo, aplicar o iluminador em certas áreas do rosto garante um aspecto mais “fresh”. “Usamos o iluminador para realçar algumas regiões do rosto, como as maçãs do rosto, o arco das sobrancelhas e a pontinha do nariz”, revela.
Para Dheise, os iluminadores devolvem o viço da pele e destacam os relevos do rosto. “Eu sempre aconselho utilizar produtos mais fluidos, em creme ou liquido, com o objetivo de garantir um efeito mais natural na pele”, comenta.
Acabamentos
Depois de finalizada a cobertura da pele, o restante é entendido pelos profissionais como um acabamento.
“Nessa etapa, é preciso levar em consideração a personalidade, o tipo de evento e a mensagem que a pessoa quer passar com a maquiagem escolhida”, explica Dheise.
Para incrementar a make com a sombra, ela ainda garante que a estratégia muda conforme o formato do olho. “Para olhos pequenos e ‘puxadinhos’, geralmente indico uma sombra mais arredondada e lápis bege na linha d’água para ampliar o olhar. Já para olhos amendoados ou redondos, o melhor é apostar em efeitos marcantes como o cat eye“, sugere.
Finalização
Para terminar o guia de maquiagem, Paulo Lobo chama atenção para alguns detalhes essenciais. “Se necessário, preencha as sobrancelhas com uma sombra de cor parecida e utilize uma boa máscara de cílios. Para fechar, use um batom ou gloss nos lábios”, finaliza.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.