Não gosta de água? Confira 8 opções saudáveis para se manter hidratado
É possível “dar um toque extra de sabor” com outros ingredientes para tornar a bebida mais interessante. Confira!
atualizado
Compartilhar notícia
Frisar a importância de se manter hidratado com água pode parecer clichê. Mas, de fato, a ingestão correta da bebida, feita de forma diária, tem seu valor: auxilia na digestão e na musculatura, regula o intestino e a pressão arterial, e ainda ajuda a controlar a temperatura corporal.
Quando o corpo não está bem hidratado, ele dá sinais de alerta. Os mais comuns são urina escura, prisão de ventre, dores de cabeça recorrentes, pele ressecada e tontura. Nos casos mais graves, não ingerir líquidos com frequência pode resultar em problemas renais.
É claro que nada se compara à água pura, a famosa H2O. Mas, por incrível que pareça, há quem não goste do gostinho — digamos — “sem graça” da bebida. A boa notícia é que é possível “dar um toque extra de sabor” com outros ingredientes para torná-la mais interessante.
Confira, a seguir, oito opções (também saudáveis) para você saborear ao longo do dia e permanecer hidratado, de acordo com o que a nutricionista Valerie Agyeman compartilhou ao Good House Keeping:
1 – Chá
O chá se enquadra como uma das bebidas mais calmantes e benéficas, sem contar que é livre de calorias e abundante em flavonoides, compostos que ajudam a manter o coração saudável.
A especialista indica dois tipos: o chá verde, que pode, inclusive, auxiliar na regulação do açúcar no sangue e na saúde metabólica; e o de hibisco, rico em antioxidantes como vitamina C e flavonoides, capazes de prevenir doenças e fortalecer a imunidade.
2 – Água de coco
Não é apenas o sabor docinho da água de coco que a torna uma bebida incrível. O líquido ainda contém eletrólitos como potássio, sódio e magnésio, aliados para manter o equilíbrio de fluidos.
Mas um alerta vai para quem adquire água de coco de caixinha: não vale. Tem que ser 100% natural!
3 – Café
Essa alternativa vai agradar — e muito — aos que “não vivem” sem o tradicional cafezinho. Algumas pesquisas apontaram que beber café está associado a um risco reduzido de diabetes tipo 2.
Ainda, o ingrediente é rico em ácidos clorogênicos, entre outros antioxidantes, que são importantes para a saúde ocular.
O café também reduz o risco de demência e acidente vascular cerebral. E, de acordo com um estudo recente, ele pode ajudar a combater a inflamação.
Se você não consome a bebida pura, atenção: evite acrescentar açúcares ou cremes à receita. Torne-a mais saudável com um pouco de leite desnatado ou vegetal, se precisar.
4 – Kombucha
A kombucha é uma bebida feita a partir da fermentação de chás adoçados, contendo uma cultura de leveduras e bactérias. Ela se popularizou por oferecer benefícios ao equilíbrio da flora intestinal, ajudando a melhorar o funcionamento do intestino e a fortalecer o sistema imunológico.
5 – Água com gás aromatizada
Aos que adoram um refrigerante, que tal trocá-lo por água com gás aromatizada? Essa opção é tão hidratante quanto a água pura, segundo Valerie Agyeman, e também saudável, se temperá-la com frutas fatiadas.
6 – Batidos
Faça um smoothie com frutas e vegetais e forneça nutrientes poderosos para o corpo, além de mantê-lo hidratado! Você pode acrescentar iogurte, leite, queijo cottage ou proteína de soro de leite; como também chias ou cacau em pó.
7 – Kefir
Kefir é uma bebida láctea fermentada de sabor ácido e cremoso e textura semelhante a um iogurte potável. Essa alternativa é mais rica em probióticos, se comparada a outros produtos lácteos fermentados. Ainda, é abundante em vitamina D, cálcio e magnésio, que colaboram com a saúde dos ossos e do coração.
Sirva um copo de kefir e beba sozinho — usufrua como um molho para salada caseiro.
8 – Leite desnatado e sem gordura
O leite é uma das melhores fontes de cálcio, mineral que o corpo precisa para formar e manter os ossos fortes. Na versão desnatado e sem gordura, é uma bebida econômica e nutricionalmente completa, por conter nutrientes essenciais, como vitaminas B, fósforo, potássio e vitamina K.
Caso não queira bebê-lo puro, acrescente cacau e faça a sua própria versão de “chocolate quente”.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.