Não é carne! Alimento acessível tem mais proteína que o ovo; veja qual
De acordo com uma nutricionista, o ovo é uma fonte completa de proteína, entretanto há outros alimentos ricos com o macronutriente
atualizado
Compartilhar notícia
A proteína é um “bloco de construção dos músculos, bem como dos hormônios e enzimas do nosso corpo”, conforme descreveu a nutricionista Lisa Valente em um artigo para o portal de saúde e bem-estar EatingWell. De acordo com a especialista, o ovo é uma fonte completa do macronutriente, entretanto há outros alimentos ricos com o componente. É o caso do tofu.
A especialista em nutrição destacou que “carnes e peixes são ricos em proteínas“. No artigo do EatingWell, Lisa enfatizou que alguns alimentos não são considerados potentes fontes do macronutriente. No entanto, ocorre exatamente o contrário. “O tofu é uma proteína vegana e vegetariana poderosa”, garantiu a nutricionista.
Em relação ao tofu, meia xícara do alimento oferece em torno de 22 gramas do macronutriente. Segundo Lisa, essa opção é “uma proteína muito versátil”.
Ela sugeriu incluí-lo no café da manhã e comer com espinafre e temperos. “Adicione-o a um refogado ou experimente o tipo sedoso em smoothies“, recomendou.
Ovo
Lisa explicou que comer um ovo pequeno se obtém em média 6 gramas de proteína. O alimento dispõe também dos antioxidantes luteína e zeaxantina, que são benéficos para a proteção dos olhos. A nutricionista salientou que grande parte das pessoas só consome o macronutriente no almoço e no jantar, ficando sem durante o café da manhã e o lanche.
“A proteína é muito satisfatória porque leva mais tempo para digerir. A maioria de nós ingere proteína o suficiente, mas nem sempre podemos espaçá-la ao longo do dia. Muitos de nós comemos a maior parte no almoço e no jantar, e não tanto no café da manhã ou lanche”, esclareceu a nutricionista.
Ao EatingWell, Lisa Valente elencou outros alimentos que oferecem mais proteína que o ovo. A lista da nutricionista englobou a quinoa, queijo cheddar, amêndoas, feijão preto, macarrão de grão-de-bico, iogurte grego, manteiga de amendoim, pão de grãos germinados e sementes de abóbora. Ela indicou incrementar as opções nas refeições.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.