Nana Ferro conta tudo sobre viagem incrível a Cavalcante, na Chapada
A influenciadora digital dá dicas e compartilha sua experiência na impressionante pousada Terra Gaia, de três chalés
atualizado
Compartilhar notícia
Ar fresco, boas energias e contato com a natureza são o combo perfeito para quem deseja conhecer a Chapada dos Veadeiros. Situado a 230km de Brasília, o destino abrange quatro cidades: Alto Paraíso, São João d’Aliança, São Jorge e Cavalcante. Esse último, por sua vez, é considerado uma das regiões com as mais belas cachoeiras da Chapada. Não foi à toa que a influenciadora digital Nana Ferro se aventurou no local na última semana.
Sabendo que Cavalcante é um verdadeiro paraíso que o Brasil hospeda, a coluna Claudia Meireles conversou com a influencer e descobriu um pouco mais sobre o destino. Ela compartilhou sua incrível experiência e deu dicas aos leitores do Metrópoles.
Confira:
Nana Ferro se hospedou por três dias na pousada Terra Gaia, “um refúgio aconchegante e sustentável em meio à natureza”, segundo a descrição do próprio empreendimento no Instagram. De arquitetura clean e conexão com o verde, o recinto possui três chalés.
Pousada Terra Gaia
“Todos os chalés são equipados com cozinha e utensílios, além de internet muito boa. Eles aterraram fibra ótica e colocaram um roteador exclusivo para cada chalé”, diz ela. Nana conta isso, pois, ao embarcar para o local, ela planejava combinar duas funções: trabalhar e descansar.
“Fomos com essa proposta de passar uns dias conciliando descanso e trabalho em home office”, explica a influencer, que viajou na companhia do marido e de outro casal.
Nana entrega que nunca tinha visitado Cavalcante. Da última vez que foi a Chapada, ficou próximo a São Jorge. Mas como era uma viagem a trabalho, não teve a oportunidade de explorar a região. Desta vez, aproveitou ao máximo os cantos da pousada Terra Gaia. “O que mais me encantou foi a energia do local, e, também, poder desconectar um pouco da cidade e da correria, apesar de continuar tocando meus projetos”, afirma.
Ver essa foto no Instagram
Outro detalhe apresentado pela criadora de conteúdo é a atenção do hotel com a sustentabilidade. “Eles produzem a própria energia, têm uma hortinha, fazem compostagem e reuso da água de forma consciente”, destaca.
Embora o foco da viagem tenha sido a experiência na pousada, Nana confessa que gostaria de conhecer um pouco mais de Cavalcante. “Fiquei com vontade de explorar a região em outra época. Apesar de conseguir pegar um sol maravilhoso, não planejamos passeios por lá por medo da chuva”, revela a influenciadora digital.
“Só de estar lá, a energia do lugar e a conexão com o cerrado… conseguimos ver como existem lugares lindos tão pertinho de nós. Isso me fez ter vontade de voltar”
Nana Ferro
Uma nota para a experiência? Nana Ferro daria 10, “porque eu consegui fazer tudo o que tinha que fazer”. “É um ambiente romântico, aconchegante e que me deu toda a estrutura… nós podíamos cozinhar se quiséssemos, pedir delivery de restaurante… quero voltar para a pousada e para explorar a região”, completa ela.
Na percepção da viajante, o destino é adequado para todos os tipos de pessoas. “Dá para ir sozinho — para se desconectar —, com o (a) companheiro (a), com um grupo de amigos (as), com a família, com criança…”, opina a influencer, que acredita que Cavalcante possui estrutura para receber todos esses públicos.
“O local que eu fiquei tem uma pegada mais casal ou casal com filho pequeno, pois tem piscina natural, passeios e trilhas mais simples”, comenta.
Nana não teve a oportunidade de visitar a Cachoeira Santa Bárbara, que é bem perto do hotel, mas garante que isso se tornou um motivo para voltar em breve. O recanto é, certamente, a atração mais concorrida e cobiçada da Chapada dos Veadeiros. Com sua queda d’água de quase 30 metros de altura — que forma uma pequena piscina azul turquesa — , o ponto turístico está fixado na comunidade de Engenho II, que integra o Sítio Histórico e o Patrimônio Cultural Kalunga, o maior quilombo do país.
Ver essa foto no Instagram
Outra atividade que a influenciadora almeja fazer no destino, na próxima oportunidade, é conhecer o Complexo do Prata, localizado um pouco mais longe (rumo à divisa de Goiás com Tocantins). O espaço hospeda sete cachoeiras espalhadas por uma trilha de 6 km.
Explore mais!
A seguir, a coluna te mostra mais motivos para embarcar rumo à região:
Pouco explorada, a Cachoeira do Curriola ou Cachoeira do Guardião, em Cavalcante, integra o roteiro somente dos guias mais experientes. A atração é tão bonita quanto à cachoeira Santa Bárbara, com piscina de até 12 metros de profundidade e uma queda d’água cercada por um enorme paredão.
Ver essa foto no Instagram
Outra dica é a cachoeira Candaru, de 70 metros de altura e duas piscinas naturais. Para entrar, é necessário desembolsar R$ 10. E, devido aos trechos dentro da mata e sem sinalização, o ideal é contratar um guia. Ao fim do passeio, um recanto exuberante nos espera!
A cachoeira Capivara também vale a visita. De nível fácil, a trilha estende-se por aproximadamente 600 metros. Sua queda d’água é mais suave, o que permite a formação de várias cascatas pelo caminho.
Ver essa foto no Instagram
Viajar para Cavalcante se tornará ainda mais especial se você incluir outros passeios à lista. Anote: Cachoeira São Felix, Cachoeira Veredas, Cachoeira Véu da Noiva, Cachoeira Poço Encantado, Parque Municipal do Lava-Pés, Cachoeira Toca da Onça, Vão das Almas, Vão do Moleque, Cachoeira do Segredo, Águas Quentes de Caldas, Cachoeira Barroco, Serra da Nova Aurora, Serra da Boa Vista, Cachoeira Santa’Ana, Cachoeira Renascer, Vale das Araras, Cachoeira São Bartolomeu e Reserva Bacupari.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.