Nadar ou correr? Saiba qual modalidade ajuda a queimar mais calorias
A coluna Claudia Meireles conversou com dois educadores físicos para descobrir as diferentes vantagens entre nadar ou correr
atualizado
Compartilhar notícia
Manter a saúde e a qualidade de vida em dia exige estar em movimento. Para quem quer adotar um novo hábito e aproveitar para queimar calorias, nadar ou correr são atividades populares que podem ajudar no processo. Mas qual atividade é melhor para quem está iniciando? A coluna Claudia Meireles conversou com dois educadores físicos para descobrir as diferentes vantagens dois dois exercícios.
Para as pessoas que ainda estão procurando por um exercício, um ponto importante é o quanto de gasto calórico estará envolvido. De acordo com o educador físico Jorge Felipe Farias, entre as duas modalidades, existe, sim, uma que favorece maior perda de peso.
“A corrida em intensidade moderada por 60 minutos pode queimar entre 500 a 800 calorias, dependendo do peso e da eficiência do corredor. Já quando se trata da natação, nas mesmas condições de tempo e intensidade, podemos observar a queima calórica entre 400 a 700 calorias, dependendo do estilo de nado e do esforço individual”, revela.
Nadar Vs Correr
Ao comparar as duas atividades, o personal trainer Lucas Alves entende que é preciso avaliar algumas questões antes de determinar se uma atividade gasta mais calorias do que o outra.
“A natação poderia gastar em média 4 vezes mais calorias do que a corrida quando comparada com a mesma distância”, explica.
Contudo, ele revela que, na prática, o esforço para conseguir completar o mesmo percurso são completamente diferentes.
“Correr por 3 quilômetros é algo que muita gente consegue se propor a fazer. Agora, se pensarmos em um nado por 3 quilômetros é praticamente impossível. Então é preciso ajustar as condições das atividades e entender que a perda de peso precisa estar aliada à uma alimentação balanceada”, comenta.
Quais benefícios as duas atividades oferecem?
Antes de pensar em queimar calorias, Lucas Alves chama atenção para os impactos articulares. “A natação é um esporte de pouco ou quase nenhum impacto. Além disso, a modalidade oferece diversos benefícios respiratórios, uma vez que a respiração é feita de uma maneira diferente do dia a dia. Outro ponto importante é que ela combina um exercício aeróbio, onde também é observado um desenvolvimento muscular”, explica.
Ao falar sobre as vantagens de correr, Lucas revela que a atividade garante o desenvolvimento do tônus muscular. “Certamente, você verá um desenvolvimento significativo nos músculos da panturrilha, posterior de coxa e a coxa. Outro ponto que merece destaque é o auxílio expressivo na capacidade cardiorrespiratória”.
Os exercícios são indicados para qualquer pessoa?
Apesar das modalidades serem acessíveis para quem está começando a se exercitar, Lucas Alves chama atenção para as pessoas que lutam com o sobrepeso. “Um individuo que enfrenta a obesidade e se propõe a fazer aulas de natação terá mais dificuldades, por conta da densidade corpórea e a resistência da água. A corrida também implicará em alguns prejuízos por conta do impacto articular”, revela.
Como uma alternativa, o especialista considera que caminhar, fazer musculação e trabalhar com outros pesos que não seja o do corpo, pode ser mais interessante. “Além disso, é importante antes de começar uma atividade estabelecer seus objetivos, entendendo quais são as suas condições atuais e onde você quer chegar”, comenta.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.