Na Praia abre complexo para receber crianças em ação social inclusiva
A primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, participou da ação Na Praia Social e se divertiu com a criançada
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de fazer a capital vibrar com apresentações de Ana Castela, Caetano Veloso e Ivete Sangalo, o Festival Na Praia proporcionou um show de fofura na manhã dessa quinta-feira (21/9). O complexo abriu as portas para receber 200 crianças no projeto Na Praia Social. O primeiro dia da iniciativa contou com a presença da primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha.
Realizado em parceria com a chefia executiva de Políticas Sociais do Governo do Distrito Federal, o Na Praia Social montou uma programação divertida para que a garotada vivenciasse momentos inesquecíveis, com direito a piscina, pé na areia e sorvete geladinho para espantar o calorão. Alguns pequenos alegaram, inclusive, não querer mais voltar para casa.
Houve outros três grupos que visitaram o complexo de entretenimento em períodos diferentes, sendo um na tarde dessa quinta-feira (21/9) e os outros dois nos turnos matutino e vespertino desta sexta-feira (22/9). Ao todo, mais de mil pessoas participaram da ação de inclusão social, entre crianças de escolas públicas, pessoas com deficiência e garis do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).
Em entrevista à Coluna Claudia Meireles, a primeira-dama do DF relatou lembrar da época em que era criança enquanto observava os pimpolhos. “Eventos como esse marcam toda uma vida. Enquanto eu estava acompanhando alguns deles pulando no saco, tive a oportunidade de recordar o que eu vivi na minha infância”, declara Mayara Noronha Rocha.
“A nossa intenção é que essas crianças cresçam e que, na fase adulta, consigam ter uma memória afetiva do que tiveram na infância. O Na Praia é considerado um grande evento no país e, hoje, nós estamos conseguindo trazer a inclusão social e dar acesso à população que não teria condição de frequentar”, destaca a primeira-dama.
Participaram da experiência no Na Praia Social, a garotada amparada pela Legião da Boa Vontade (LBV) e, também, as crianças e jovens assistidos pela Associação Pestalozzi de Brasília e pelo Instituto Dom Orione. Ao longo da ação, os participantes passaram pelo circuito de brincadeiras na areia e, depois, recarregaram as energias com lanches deliciosos.
Sócio do Grupo R2 — produtora do Na Praia —, Eduardo Azambuja dá detalhes do projeto, iniciado em 2015. “A gente entende o Na Praia não apenas como um festival de música e entretenimento, mas também como uma plataforma de transformação. Nós já recebemos mais de 10 mil pessoas de escolas públicas e pessoas com deficiência”, compartilha.
“Temos muito orgulho de chegar ao final do projeto e poder dar uma devolutiva para a sociedade, crianças e quem nunca teve a oportunidade de pisar em uma areia [de praia]. Dar essa devolutiva não só de entregar um dia inteiro de atividade, mas também uma parte de educação socioambiental, que tem o DNA do Na Praia”, enfatiza Eduardo.
Diretor de sustentabilidade do Na Praia, Kallel Kopp ressalta que o Na Praia Social se tornou a principal ação de democratização do acesso: “O objetivo básico é como fazemos uma devolutiva para a cidade e garante um dia com toda essa infraestrutura para as crianças, idosos e pessoas que em outras situações não conseguiriam usufruir de toda essa estrutura”.
Confira os cliques:
O primeiro grupo a comparecer ao Na Praia Social visitou o espaço nessa quinta-feira (21/9)
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.