Museu de Arte de Brasília lança exposição que celebra a arte chinesa
O MAB abriu as portas para receber a exposição Atrás da Grande Muralha — Nova Arte Chinesa e Brasileira. A curadoria é de Clay D’Paula
atualizado
Compartilhar notícia
Com mais de 10 mil milhas de distância, Brasil e China se encontram no Museu de Arte de Brasília (MAB). O local abriu as portas para receber a exposição Atrás da Grande Muralha — Nova Arte Chinesa e Brasileira. O espaço promoveu uma noite de lançamento nessa terça-feira (22/3). Ao todo, 23 artistas participam da mostra, que visa trazer os holofotes para a arte contemporânea chinesa, até então, pouco conhecida.
A coluna Claudia Meireles marcou presença na abertura da exposição, com curadoria de Clay D’Paula. O profissional tem masters em arte pela Universidade de Sidney, na Austrália. De acordo com o especialista, a mostra foca no global. “É uma arte que importa todas as culturas. Procuramos obras que discutem problemas ambientais, preconceito e a pandemia. Os artistas refletiram sobre esse momento desolador vivido pela humanidade”, garante.
Segundo Clay, a mostra Atrás da Grande Muralha é a primeira coleção de arte chinesa que vem para o MAB. Os artistas utilizaram elementos tradicionais da própria cultura, como a caligrafia, a tinta chinesa e os vestígios da pintura realista socialista. O resultado são peças criativas e impactantes, explica o curador. Ele caracteriza a exposição como “uma imersão à China”. “Uma experiência. Existe uma sinergia, uma confluência”, completa.
Como estudou na Austrália, Clay viajou diversas vezes para o solo asiático e conheceu pessoalmente os artistas. Alguns deles têm origem chinesa e moram no país da Oceania. Entre os expositores, está Christus Nóbrega. À coluna, ele deu detalhes das obras que compõem a série Coração Vermelho, iniciada em 2015. “Só terminei agora porque ficou guardada, pensei nessas simetrias e assimetrias entre Brasil e a China”, alega.
De acordo com o gestor do Museu de Arte de Brasília, Marcelo Jorge, os brasilienses são privilegiados por ter a oportunidade de conhecer em primeira mão a mostra, antes de fazer itinerância pelo país e internacionalmente. “A exposição é uma ocasião perfeita para conhecermos melhor a China e vice-versa. Em um momento de confronto entre Ocidente e Oriente, a cultura pode criar uma ponte de entendimento entre os dois lados”, pondera.
Na galeria abaixo, confira algumas obras de arte da exposição:
Confira os cliques:
Exposição Atrás da Grande Muralha – Nova Arte Chinesa e Brasileira
Data: 23 de março a 22 de maio
Local: Museu de Arte de Brasília (MAB)
Endereço: SHTN, Trecho 01, Projeto Orla Polo 03, Lote 05
Funcionamento: todos os dias, exceto terça, das 10h às 19h.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.