metropoles.com

Musa Paola Carrijo compartilha trajetória e segredos do corpo fitness

A influenciadora de estilo de vida saudável tem como maior paixão a corrida. O shape sequinho de Paola é resultado de muito esforço

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
@paolacarrijo/Reprodução/Instagram
Paola Carrijo
1 de 1 Paola Carrijo - Foto: @paolacarrijo/Reprodução/Instagram

Enquanto algumas pessoas procrastinam ao máximo a prática de atividade física outras se exercitam diariamente como se fosse o principal hábito da rotina. Assim é com Paola Carrijo, corredora que virou atleta. Desde a infância, a musa fitness é ativa. No cronograma de modalidades feitas quando criança e adolescente, constam vôlei, ginástica olímpica e aulas de dança. Mas quase tudo mudou na fase adulta, quando a influenciadora de estilo de vida saudável revelou ter descoberto sua maior paixão: a corrida.

Em entrevista à coluna Claudia Meireles, Paola compartilhou a trajetória de exercícios e dificuldades, além dos segredos para manter o corpo esculpido. Conforme a musa conta, o shape sequinho é resultado de muito esforço e gotas de suor. “Atualmente, treino para o triathlon. São três modalidades: natação, ciclismo e corrida. Não deixo de lado as atividades de fortalecimento, que são a base de qualquer ciclo de treinamento. Também tento incluir aulas de ioga para me ajudar na parte de alongamento e, principalmente, mental”, confessa.

5 imagens
A atleta tem o corpo bem definido
No Instagram, ela atua influenciadora digital de estilo de vida saudável
A musa compartilhou detalhes da trajetória fitness
A musa fitness contou da transição de corredora para triatleta
1 de 5

Paola tem a corrida como paixão

@paolacarrijo/Reprodução/Instagram
2 de 5

A atleta tem o corpo bem definido

@paolacarrijo/Reprodução/Instagram
3 de 5

No Instagram, ela atua influenciadora digital de estilo de vida saudável

@paolacarrijo/Reprodução/Instagram
4 de 5

A musa compartilhou detalhes da trajetória fitness

@paolacarrijo/Reprodução/Instagram
5 de 5

A musa fitness contou da transição de corredora para triatleta

@paolacarrijo/Reprodução/Instagram

De acordo com Paola, o esporte em geral proporciona diversos aprendizados, inclusive a corrida a transformou em uma pessoa “forte, resiliente, disciplinada e corajosa”. Na avaliação dela, o maior ensinamento da modalidade é “qualquer indivíduo começou da mesma forma: do início”. À tese a musa fitness acrescentou: “Não tem problema correr devagar, intercalar corrida com caminhada ou sentir o fôlego faltar”. Essas situações são normais, conforme explica a triatleta.

Equívocos

Caso tenha vontade de começar a correr, mas há um receio quanto à prática da atividade, Paola lista alguns equívocos cometidos pelos iniciantes. Abaixo, confira os cinco erros mais comuns vistos constantemente pela atleta e influenciadora digital, detentora de um perfil no Instagram com mais de 220 mil seguidores:

1 – Correr todos os dias
2 – Comparar-se com os outros
3 – Achar que precisa comprar o tênis mais caro do mercado
4 – Não investir em fortalecimento
5 – Ter vergonha de ser iniciante

Paola Carrijo
Ela ama a sensação de liberdade oferecida pela corrida
Paola Carrijo
O corpo da atleta impressiona pela definição

Segundo Paola, um erro comum que as pessoas costumam cometer é “esperar a motivação para agir”. “É utópico pensarmos que o incentivo baterá na nossa porta todos os dias. Quem bate, na realidade, é a tal da disciplina. Ser disciplinado é mais importante do que se sentir motivado. Quando você tem constância, permite-se, com a repetição, a criar um novo hábito. Para mim, treino é parte da rotina. Não preciso decidir se vou ou não. O que penso é como vou adequá-lo a um determinado dia, considerando minha agenda de trabalho”, garante.

Do ponto de vista da musa fitness, a grande falha dos iniciantes está em partir do zero e querer atingir o 100 em dias ou semanas. “O maior segredo é entender que se trata de um processo. Faça um pouco. Dê um primeiro passo. Caso se defina como sedentário, comece a treinar uma vez por semana. Depois de tornar fácil, aumente para duas e por aí vai”, aconselha. Paola avalia como “precioso” entender que pequenos passos fazem a diferença na adoção do estilo de vida saudável.

Paola Carrijo_
Paola Carrijo esbanja um corpo escultural
Lance-se

“Demanda tempo até aperfeiçoarmos a nossa técnica e evoluirmos em performance. Por isso, o crucial é curtir o processo e a vibe boa da corrida. Tão bom ter a sensação única de liberdade proporcionada pela modalidade”, sustenta. Embora faça atividades físicas desde a infância, Paola apresentou dificuldades ao longo da trajetória fitness, em especial, na transição entre a corrida e o triathlon. Como maior desafio, ela considera aprender a andar de bicicleta aos 31 anos.

Para conseguir pedalar, a atleta precisou driblar a barreira mental. “Eu morria de medo de tentar”, rememora. Corredora, Paola tinha muita vontade de se aventurar no triathlon, contudo, não saber andar de bicicleta era um grande empecilho. “Até que, no final de 2019, surgiu uma oportunidade de participar de um desafio, no qual, em 60 dias, precisava me preparar para uma prova de triathlon. Desta vez, pensei: ‘É agora a minha chance’”.

Paola Carrijo
Paola aprendeu a pedalar aos 31 anos
Paola Carrijo
Conquistas de Paola por meio da corrida

Por vezes, a atleta subiu na bicicleta chorando, mas com a prática a sensação ruim deu espaço à segurança e ao conforto. “Hoje, me arrisco a dizer que até gosto da brincadeira”, enfatiza Paola aos risos. Aprender a pedalar foi uma virada de chave na vida da musa fitness, pois ela pôde se lançar no triathlon. Aos procrastinadores, Paola sugere testar modalidades até se identificar com alguma.

“Existem diversas opções de esportes e de aulas on-line – e até mesmo gratuitas – que podem ser testadas dentro de casa. O que precisa ser feito é o movimento, independentemente de qual for. Ao longo da reflexão, deve-se lembrar o porquê de querer algo. Pergunte-se: ‘Por que quero ser mais ativo? É ter mais qualidade de vida? Longevidade? Disposição para brincar com os filhos? Essa resposta conta, e muito”, pondera a musa fitness.

Paola Carrijo
Ela é triatleta
Alimentação

Olhar as fotos de Paola no Instagram e se perguntar como ela conquistou o corpo definido. “Na realidade, o que mais impacta é a alimentação”, esclarece. “Se você corre e come de forma desproporcional ao que gasta, ou seja, se não está em déficit calórico, o emagrecimento não acontece”, acrescenta. De acordo com a musa fitness, os exercícios contribuem com o físico, mas cuidar do tópico refeição é o principal pilar para obter resultados em termos de estética, performance, produtividade e bem-estar.

5 imagens
Paola opta por uma alimentação saudável
Ela não deixa de comer o que tem vontade
Para a musa fitness, a alimentação foi primordial no processo de atingir o shape sequinho
Paola mantém uma alimentação saudável
1 de 5

Refeições balanceadas integram a alimentação de Paola

@paolacarrijo/Reprodução/Instagram
2 de 5

Paola opta por uma alimentação saudável

@paolacarrijo/Reprodução/Instagram
3 de 5

Ela não deixa de comer o que tem vontade

@paolacarrijo/Reprodução/Instagram
4 de 5

Para a musa fitness, a alimentação foi primordial no processo de atingir o shape sequinho

@paolacarrijo/Reprodução/Instagram
5 de 5

Paola mantém uma alimentação saudável

@paolacarrijo/Reprodução/Instagram

Apesar de já ter sido extremista e adepta de dietas radicais, Paola prega a seguinte máxima: “Há espaço para tudo na vida”. Adepta da medicina ayurveda, a triatleta busca propagar lemas por meio do conteúdo publicado na web. Ela vê o alimento como um remédio. “A gente não é o que come, mas sim o que digere. Além dos alimentos, também consumimos as emoções”, endossa. Atualmente, ela faz refeições com tranquilidade, escolhe ingredientes naturais e capazes de nutrir o corpo por completo.

Na adolescência, a atleta teve transtorno alimentar. Por sofrer com o problema, Paola defende que “as pessoas precisam ser mais conscientes nas escolhas alimentares por refletirem diretamente na saúde”. Na maioria das refeições, o prato da musa fitness traz ingredientes saudáveis e “sem muitos industrializados”. “Não acredito que nenhum alimento tenha a capacidade de manter o corpo sarado ou de prejudicar a saúde. Na verdade, é a soma de fatores, no caso, a constância com a qual a pessoa mantém uma alimentação saudável”, frisa.

Paola Carrijo
A musa fitness segue alguns hábitos considerados saudáveis
Paola Carrijo
Uma das dificuldades dela foi aprender a andar de bicicleta
Hábitos

Sem contar corrida, ciclismo, natação e treinos de fortalecimento, Paola segue um leque de hábitos benéficos à qualidade de vida. “Gosto muito de meditar todos os dias pela manhã. Na medida do possível, tenho tentado incluir aulas de ioga. Outra atividade que prezo bastante é não dormir tão tarde”, descreve. A musa fitness faz um curso de formação como terapeuta ayurveda. Na especialização, aprende-se sobre ter uma rotina definida.

No rol de hábitos de Paola, está a prática de raspar a língua ao acordar. “Sei que isso pode soar estranho, mas é uma atividade milenar, capaz de nos ajudar a fazer um detox natural do corpo ao eliminar as toxinas acumuladas na língua durante a noite. A raspagem pode ser feita com um raspador de cobre, bem acessível e superdurável. Também dá para fazer com uma colher”, indica a musa fitness.

Paola Carrijo
Suar a camisa faz parte da rotina da atleta

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?