metropoles.com

Morte de Philip faz 1 ano. Veja apuros vividos pela rainha como viúva

Confira 10 sustos, confusões e dramas enfrentados pela rainha Elizabeth com o status de viúva do príncipe Philip

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Max Mumby/Indigo/Getty Images
Rainha Elizabeth e seu marido príncipe Philip, que morreu em 2021. Eles usam roupas formais e conversam em evento - Metrópoles
1 de 1 Rainha Elizabeth e seu marido príncipe Philip, que morreu em 2021. Eles usam roupas formais e conversam em evento - Metrópoles - Foto: Max Mumby/Indigo/Getty Images

Há exatamente um ano, a coluna Claudia Meireles noticiava a morte do príncipe Philip, aos 99 anos. O duque de Edimburgo foi o único marido da rainha Elizabeth II, com quem teve quatro filhos — Charles, Anne, Andrew e Edward. Ele “faleceu pacificamente”, conforme anunciou o Palácio de Buckingham por meio do perfil The Royal Family. Como subiram ao altar em 1947, o casal colecionou 73 anos de vida a dois.

Elizabeth chegou a descrever o marido como “sua força e estabilidade”. Sem poder contar com o apoio do parceiro nos meses que sucederam a partida de Philip, a rainha se viu em diversos momentos solitária, apesar da companhia dos filhos, oito netos e 12 bisnetos. Em 365 dias com viúva, tudo o que a sua majestade não teve foi descanso, embora os médicos da realeza tenham a obrigado a repousar.

10 imagens
A monarca ao lado do marido, o príncipe Philip
A rainha Elizabeth II com os dois sucessores ao trono e as respectivas esposas
Segundo fontes, a pandemia aproximou o casal
Com o esposo, o príncipe Philip,  Elizabeth II esbanja sorrisos
Rainha e o príncipe Philip com sete bisnetos. Foto tirada por Kate Middleton
1 de 10

No clique, à frente, William, Charles, rainha Elizabeth, príncipe Philip, Camilla Parker e William

Tim Graham/Getty Images
2 de 10

A monarca ao lado do marido, o príncipe Philip

WPA Pool/Getty Images
3 de 10

A rainha Elizabeth II com os dois sucessores ao trono e as respectivas esposas

Dominic Lipinski-WPA Pool/Getty Images
4 de 10

Segundo fontes, a pandemia aproximou o casal

Antony Jones/Getty Images
5 de 10

Com o esposo, o príncipe Philip, Elizabeth II esbanja sorrisos

@ascotracecourse/instagram/reprodução
6 de 10

Rainha e o príncipe Philip com sete bisnetos. Foto tirada por Kate Middleton

@royalfamily/Reprodução/Instagram
7 de 10

Rainha observa o bisneto Archie ao lado de Doria Ragland. O menino é filho de Harry e Meghan

Chris Allerton/@sussexroyal/Reprodução/Instagram
8 de 10

A rainha comemorou o 99º aniversário de Philip usando um broche em forma de coração

Steve Parsons/PA Images via Getty Images
9 de 10

A soberana britânica chegando à cerimônia fúnebre do marido. Houve uma série de protocolos

Pool/Samir Hussein/WireImage
10 de 10

Coroada em 1953, tornou-se rainha reinante de sete países independentes dos Reinos da Comunidade de Nações: Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Paquistão e Ceilão

The Print Collector/Getty Images

Veja 10 sustos, confusões e dramas enfrentados pela rainha Elizabeth com o status de viúva!

1 — Solidão comovente

Entre tantos momentos tristes do funeral de Philip, Elizabeth ter se sentado sozinha na capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, foi um deles. Dias depois, o marido de uma neta de sua majestade contou o real motivo dela se manter distante dos parentes. Mike Tindall confessou que “forçaram” a soberana a ficar desacompanhada dos familiares como maneira de dar uma lição de coragem aos súditos no período da pandemia da Covid-19.

“Ela lidera pelo exemplo”, argumentou Mike em participação no programa de tevê Good Morning Britain.

Rainha Elizabeth
Rainha sentada sozinha no funeral do marido, o príncipe Philip
2 — Primeiro aniversário sozinha

As 95 primaveras da rainha Elizabeth chegaram 12 dias após a morte do companheiro, em 21 de abril. Foi a primeira vez que ela passou a data sem a presença de Philip desde 1947, ano em que se casaram. Sua majestade celebrou o aniversário no Castelo de Windsor, onde o marido passou os últimos momentos de vida. Em decorrência do falecimento do príncipe, a monarca preferiu pular a tradição de compartilhar novas fotos.

Rainha Elizabeth e príncipe Philip
Rainha Elizabeth com o marido, o príncipe Philip
3 — Filhos em guerra

Com a partida do patriarca da dinastia Windsor, deveria existir uma troca de títulos entre os membros da realeza, o que não ocorrerá se depender do ciúmes de Charles com Edward, atual conde de Wessex. Como primogênito da rainha e Philip, o príncipe de Gales herdou todas as designações reais do pai, como a de duque de Edimburgo. Segundo o expert real Richard Kay, os irmãos vivem em constante rivalidade — para a tristeza da mãe, Elizabeth.

Quando Edward selou a união com o Sophie em 1999, Philip ressaltou que o caçula o sucederia no status de duque de Edimburgo. A concessão recebeu o aval da rainha. Um mensageiro próximo, no entanto, afirmou que Charles “não está entusiasmado com a ideia”. “Parece uma manobra mesquinha, e quase rancorosa, do príncipe de Gales, aparentemente negando um dos desejos mais queridos do próprio pai”, salientou uma fonte.

6 imagens
Pai e filho caçula
Pela lei, Charles ascenderá ao trono quando a mãe morrer ou abdicar
Príncipes Charles e Edward
Príncipe Charles com  os irmãos, os príncipes Edward e Andrew em 1969
A rainha Elizabeth II com os dois sucessores ao trono e as respectivas esposas
1 de 6

Os irmãos somam conflitos, conforme revelou Richard Kay

Arthur Edwards - WPA Pool/Getty Images
2 de 6

Pai e filho caçula

Mark Cuthbert/UK Press via Getty Images
3 de 6

Pela lei, Charles ascenderá ao trono quando a mãe morrer ou abdicar

Paul Edwards - WPA Pool/Getty Images
4 de 6

Príncipes Charles e Edward

Chris Jackson/Getty Images
5 de 6

Príncipe Charles com os irmãos, os príncipes Edward e Andrew em 1969

Bettmann/Getty Images
6 de 6

A rainha Elizabeth II com os dois sucessores ao trono e as respectivas esposas

Dominic Lipinski-WPA Pool/Getty Images
4 — Escândalo de Andrew

Considerado o filho favorito da soberana, Andrew protagonizou o processo de acusação iniciado por Virginia Giuffre, uma das vítimas do magnata Jeffrey Epstein. Ela alegava que o duque de York havia a abusado sexualmente por três vezes quando tinha 17 anos. De acordo com a imprensa, o príncipe se escondeu da Justiça. O escândalo afetou os pilares da monarquia britânica e se tornou um capítulo sombrio do reinado de sua majestade.

Príncipe Andrew, rainha Elizabeth e príncipe Philip
Príncipe Andrew ao lado dos pais, Elizabeth e Philip
5 — Ordens médicas

Com 95 anos, Elizabeth é um ícone de longevidade. Ela usou o trabalho como forma de lidar com o luto, porém acionou o sinal de alerta dos médicos da realeza quando apareceu em um evento com auxílio de uma bengala. Daí em diante, a rainha teve de acatar vários conselhos dos profissionais de saúde, desde parar de consumir bebidas alcoólicas a dar uma pausa na agenda. Fica o lembrete: ela infringiu as regras ao surgir dirigindo um carro.

Elizabeth relutou bastante antes de obedecer os médicos. Eis que em outubro, o Palácio de Buckingham revela que a soberana foi internada em um hospital em Londres depois de cancelar uma viagem pela Irlanda do Norte. Sua majestade passou uma madrugada no local a fim de “investigações preliminares”, conforme noticiou a mídia. Semanas seguintes, a rainha sofreu uma torção nas costas e foi impedida de comparecer a eventos.

principe Philip e rainha elizabeth
Elizabeth II e Philip viveram juntos por mais de 70 anos
6 — Morte de amigos

Não está sendo fácil para a monarca britânica. Desde o falecimento do marido, ela precisou se despedir de grandes amigos. No intervalo de dezembro e janeiro, a rainha perdeu três confidentes. A primeira se chamava Ann Fortune FitzRoy, intitulada duquesa de Grafton. Semanas depois, Elizabeth disse adeus a Lady Diana Farnham, que atuava como dama de companhia da soberana. Em seguida, morreu Ivor Herbert, treinador de cavalos de corridas.

Uma fonte próxima a Elizabeth concedeu entrevista ao jornal The Telegraph. Na ocasião, disse: “Não foi um bom ano para a rainha. Perder o marido; depois a duquesa de Grafton; agora, Lady Farnham. Elas eram amigas queridas que apoiavam a rainha em compromissos oficiais”. O mensageiro completou: “Infelizmente, uma triste consequência de viver uma vida longa é que você tem de dizer adeus a muitas pessoas queridas”.

Mulher com tiara e casaco de pele,
Rainha Elizabeth, príncipe Phillip e Ann Fortune, amiga da monarca
7 — Atentado

Ainda em 2021, a soberana passou por um baita susto. Ela sofreu uma tentativa de assassinato no Natal. Um homem de 19 anos escalou os muros do Castelo de Windsor armado com arco e flecha. O jovem postou no Snapchat um vídeo em que dizia: “Vou tentar assassinar Elizabeth, a rainha da família real”. As câmeras captaram o momento em que o suspeito transitou pelos jardins da propriedade real antes de ser contido por colaboradores.

Foto colorida. O casal rainha Elizabeth e príncipe Philip estão em um carro
O casal rainha Elizabeth e príncipe Philip
8 — Alerta máximo

Bem, como vocês podem ver, não consigo me mexer”. A frase dita pela monarca estampou as manchetes. Na situação, ela estava em reunião com o secretário dos Serviços de Defesa, o major-general Eldon Millar, e o antecessor ao cargo, o contra-almirante James Macleod. Nos últimos meses, Elizabeth tem apresentado sérios problemas de mobilidade, o que a fez adotar o uso de uma bengala. Sugeriram, até mesmo, que ela recorresse a uma cadeira de rodas, mas a rainha resiste à possibilidade para fugir de uma “maldição real”.

Mulher em uma sala ao lado de dois homens
Rainha ao lado do secretário dos Serviços de Defesa, o major-general Eldon Millar, e do antecessor que estava no cargo, o contra-almirante James Macleod
9 — Covid-19

A rainha Elizabeth cumpriu rigorosamente o isolamento na pandemia da Covid-19. Mesmo assim, não escapou de ser diagnosticada com o vírus. Em fevereiro, a matriarca da dinastia Windsor deixou o mundo em alerta ao testar positivo para a doença, aos 95 anos. Ela integra o grupo de risco. Embora o Palácio de Buckingham tenha batido na tecla que a soberana estava com “sintomas leves de resfriados”, houve quem noticiasse a morte de sua majestade.

O blog Hollywood Unclocked publicou uma reportagem que cravou o falecimento de sua majestade. Minutos depois, colaboradores do palácio disseram que a rainha, diagnosticada com Covid-19, conversou com Boris Johnson, primeiro-ministro britânico.

Porta-vozes optaram por não fazer comunicados instantâneos sobre o estado de saúde de Elizabeth. Contudo, passaram a dar detalhes da rotina dela a fim de negar rumores de morte.

Príncipe Philip e rainha Elizabeth
Elizabeth precisou cancelar duas viagens para descansar
10 — Choro emocionante

Em 70 anos de reinado, Elizabeth foi às lágrimas diante das câmeras pouquíssimas vezes. No culto de ação de graças a Philip, realizado no último dia 29, a eterna esposa do duque de Edimburgo não conseguiu segurar o choro, o que comoveu os súditos. A comoção da rainha não passou despercebida pelos admiradores de Betinha, apelido dado pelos brasileiros à monarca. Sua majestade não segurou a emoção quando tocou o hino britânico.

Foto colorida. Rainha Elizabeth chorando
Elizabeth participou do memorial ao falecido marido, o príncipe Philip

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?