Morre Silvia Adriano, cidadã honorária de Brasília, aos 83 anos
Casada com Osório Adriano Filho, dona Silvinha, como era chamada, teve três filhos, Osório Adriano Neto, Maria Teresa e o saudoso Fernando
atualizado
Compartilhar notícia
A tradicional família brasiliense Adriano comunicou, com muito pesar, o falecimento de Silvia Rita Naves Adriano, a matriarca do clã, na noite dessa quarta-feira (31/5). Mineira de Uberaba, ela tinha 83 anos. Símbolo de ternura e elegância, deixa como legado o exemplo de companheirismo, dedicação e amor.
Em nota, a família lamentou a perda. Casada com o engenheiro civil Osório Adriano Filho, acionista majoritário e presidente fundador do Grupo Brasal, dona Silvinha, como era carinhosamente chamada, teve três filhos — Osório Adriano Neto, Maria Teresa e o saudoso Fernando. A mineira ainda deixou netos.
O velório será realizado nesta quinta-feira (1º/6), na capela seis do Cemitério Campo da Esperança, das 15h às 17h. Parentes e amigos devem comparecer à ocasião para se despedir da queridíssima Silvinha. A causa da morte não foi confirmada.
“É com muito pesar que a família Adriano comunica o falecimento de Silvia Naves Adriano, esposa, mãe, avó e sogra. Dona Silvinha, como era carinhosamente conhecida, deixa como legado o exemplo de companheirismo e dedicação a todos aqueles que tiveram a oportunidade de seu convívio”, destacaram na mensagem.
Neto de Silvinha, Fernando Adriano postou um Story no Instagram com uma homenagem carinhosa à avó paterna. “Que o nosso Fernandão e papai do céu te arranquem ainda mais sorrisos aí no céu. A gente te ama para sempre, nossa guerreira”, escreveu na publicação.
Em comunicado, o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do Distrito Federal (Sindicombustíveis-DF) lastimou o falecimento de Silvia Adriano. “Neste momento de luto, gostaríamos de expressar nossas sinceras condolências. Pedimos que mantenham o Dr. Osório Adriano e sua família em orações e pensamentos neste momento tão difícil”. A mensagem foi assinada pelo presidente da entidade, Paulo Tavares.
Trajetória
Religiosa, Silvinha atuou como ministra da eucaristia na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Lago Sul. Em 2002, recebeu o título de Cidadã Honorária de Brasília.
Incansável em prol de quem precisava de ajuda, a filantropa esteve à frente do Programa Clube da Mama, iniciativa voltada a levar a regiões administrativas do DF trailers adaptados para médicos atenderem mulheres e realizarem mamografias.
Silvinha ainda não media esforços para apoiar o marido na carreira profissional e política. Filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Osório Filho, de 93 anos, cumpriu cinco mandatos como deputado federal pelo DF.
A Coluna Claudia Meireles se solidariza e deseja condolências.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.