Morre Lygia Leite de Camargo, pioneira e ex-funcionária do Senado
Natural de São Paulo, a advogada e especialista em assessoria parlamentar atuou por mais de 45 anos no Senado. Lygia se aposentou em 2008
atualizado
Compartilhar notícia
Pioneira de Brasília, Lygia Leite de Camargo morreu, na quinta-feira (24/6), aos 81 anos. Ela lutava contra a leucemia e estava internada no Hospital Sírio Libanês, na Asa Sul. Natural da cidade de São Paulo, a advogada atuou por mais de 45 anos no Senado. A especialista em assessoria parlamentar se aposentou em 2008 e trabalhou em diferentes áreas da Casa Legislativa.
O enterro está previsto para as 13h, no Cemitério Campo da Esperança. Lygia deixou dois filhos, Tânia Camargo Falbo e José Antônio Peres; dois netos, Eron e Eraldo; e os bisnetos, Nathan e Esther.
À coluna Claudia Meireles a amiga de Lygia, Adriana Colela, descreveu a advogada em palavras sinceras: “Uma amiga ímpar! Atenciosa, carinhosa, solidária. Muito querida em Brasília e em São Paulo, sua terra natal. Uma pessoa admirável, de quem vou sentir imensa falta”. Em fevereiro, Lygia se vacinou contra a Covid-19, conforme comunicou o neto Eron em um post no Instagram.
Neto de Lygia, o escritor Eron Falbo fez uma linda homenagem à avó em uma publicação no Instagram. Ele postou uma foto da familiar quando jovem e, na legenda, declarou o quanto a amava.
“Minha vózinha se foi. Que eu aprenda a espalhar uma fraçãozinha da luz que ela trazia a todos. Que eu seja um pai como ela foi pai e mãe. Que seja pio como ela era devota. Que seja no mínimo homem como ela foi um grande ser humano. Servir antes de pedir, para nunca ter de pedir”, escreveu Eron.
Amigos de Eron que conheciam Lygia enviaram condolências e lembraram dela com carinho. “Meus sentimentos, Eron. Sem palavras. Eu estou muito triste, eu admirava muito a Lygia. Uma grande mulher. Descansou eternamente”, comentou Maria Nina Salustino. Já Mônica Horta escreveu: “O gostoso que temos bons momentos de uma avó maravilhosa”.
Querida no circuito social da capital, não faltaram homenagens à advogada. A colunista Lia Dinorah lamentou a perda de Lygia em uma postagem no Instagram: “Deixa um grande vazio e uma enorme saudade no coração de uma legião de amigos e admiradores. Vá em paz, querida e doce amiga, que a sua missão foi linda e honrosamente muito bem cumprida. Meus sentimentos a todos de sua família”.
Voto de aplauso
Em 2008, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) apresentou um voto de aplauso para a analista legislativa. O parlamentar relatou: “Trabalhadora e perseverante, Lygia é uma mulher de forte apreço à vida, quase toda dedicada ao Senado. Em certa altura, acometida pelo câncer, não quis deixar o ofício. Resistiu à moléstia ou, como seus amigos costumam dizer, driblou-a, marcando o que poderia ser chamado de gol pela vida, tal a sua força de vontade”.
A coluna Claudia Meireles se solidariza com os familiares e amigos de Lygia.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.