Morre Álvaro Sampaio, sócio-fundador do Iate Clube de Brasília
Além de sócio-fundador, Álvaro Sampaio atuou como diretor do Iate Clube de Brasília. Ele foi um dos idealizadores do estatuto da institução
atualizado
Compartilhar notícia
O Iate Clube de Brasília comunicou, na manhã desta terça-feira (9/7), o falecimento do sócio-fundador Álvaro Alberto Sampaio. Com mais de 90 anos, ele esteve envolvido na inauguração do clube da capital federal e atuou como diretor do espaço.
“Nos despedimos com tristeza, mas seguros que seu legado permanece”, escreveu o Iate Clube em uma postagem no perfil do Instagram. Na publicação, Patrícia Sampaio, uma das netas de Álvaro, lamentou a perda do avô e recordou o trabalho incansável dele pelo clube.
“Eram muitas noites em claro, seja redigindo o estatuto com sua lapiseira 0.5 ou até mesmo organizando algum evento. Ele estava sempre feliz e realizado quando o assunto era Iate Clube”, escreveu Patrícia.
Pioneiro de Brasília, Álvaro esteve envolvido na elaboração do primeiro estatuto do Iate Clube, criado em 5 de abril de 1960, ano de fundação do espaço. “Estávamos determinados a criar um clube do jeito que todos nós imaginávamos”, disse o sócio-fundador em entrevista à revista Farol. Para o ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, o clube funcionaria como ‘a sala de visitas da nova metrópole’.
Entre os feitos de Álvaro no projeto, esteve ganhar a primeira regata realizada no Iate Clube. À época, a prova contou com a participação de cinco barcos. Apaixonado pelo clube da capital federal, o sócio-fundador não deixava de participar de uma festa no local.
A coluna Claudia Meireles lamenta a perda de Álvaro Sampaio e se solidariza com os familiares e amigos.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram