Mito ou verdade? Biomédica responde 5 dúvidas comuns sobre celulite
A biomédica esteta Layana Tadram elucida as principais questões sobre o tema. Confira!
atualizado
Compartilhar notícia
Não é segredo para ninguém que as celulites são uma realidade no corpo da maioria das mulheres. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os furinhos afetam 95% das pessoas do sexo feminino após a puberdade.
Segundo a biomédica esteta Layana Tadram, vários fatores podem contribuir para o aparecimento delas, como a questão hormonal (as mulheres produzem mais estrogênio que os homens), determinadas características da pele que favorecem o surgimento de ondulação no tecido e a predisposição genética.
“Como as mulheres já têm essa predisposição, elas precisam ter um cuidado maior com a alimentação, ingerir bastante água para evitar retenção de líquido, lutar contra o aumento e a diminuição abrupta de peso, praticar atividade física, evitar cigarro e álcool para controlarem a celulite. O uso de cosméticos diariamente também ajuda na hidratação e na melhora da circulação sanguínea“, explica a profissional.
Mesmo que seja algo normal, muitas mulheres acabam se incomodando com as celulites, o que acaba afetando a autoestima delas. Por isso, Layana respondeu cinco dúvidas comuns sobre os cuidados com as celulites. “Uma informação errada pode piorar o caso, não obter resultados ou até mesmo gerar intercorrências”, alerta a biomédica, que atende na Magrass, rede especializada em nutrição e estética. Confira!
1. Esfoliar a pele com borra de café faz as celulites sumirem?
Mito. A cafeína usada em produtos cosméticos é capaz de quebrar as células de gordura e diminuir as celulites. A esfoliação com os grãos de café, no entanto, não é suficiente para reduzir os furinhos. Ela remove apenas as células mortas.
2. Usar calças apertadas intensifica as celulites?
Verdade. A roupa apertada não chega a causar os furinhos, mas pode agravá-los. Dois dos problemas que desencadeiam a celulite são a má circulação e o acúmulo de líquidos. Quando vestimos uma roupa justa, ela prejudica a circulação sanguínea e a linfática, diretamente ligadas à questão.
3. Gelatina reduz as celulites?
Mito. Não existe nenhuma pesquisa que comprove que um só tipo de alimento faz com que as celulites sumam em um passe de mágica.
4. Celulites têm solução?
Verdade. Graças à tecnologia, já existem procedimentos estéticos especialmente voltados aos cuidados das celulites, como bioestimuladores, que vão melhorar a qualidade dérmica, deixando o aspecto da pele mais bonito e lisinho; a endermologia, que através de uma massagem mecânica desmancha os nódulos de gordura e também a subcisão e a Anidro x, que auxiliar nos rompimentos das fibras que são responsáveis em puxar a pele e formar as fibroses, ou seja, aqueles furinhos na pele que tanto incomodam. Associados a uma alimentação saudável e a exercícios físicos, eles realmente são capazes de eliminar boa parte dos furinhos.
5. Massagens não funcionam
Mito. Muito pelo contrário! Elas funcionam — e muito. Massagear o corpo uma vez por dia, se possível com uma escovinha apropriada, ajuda na circulação sanguínea, prevenindo e tratando as celulites.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.