metropoles.com

Meghan Markle vence processo para manter em sigilo identidade das amigas

Nesta quarta-feira, o juiz proferiu uma sentença provisória a favor da duquesa. Ela acusa uma editora de revelar informações particulares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jeremy Selwyn – WPA Pool/Getty Images
Meghan Markle
1 de 1 Meghan Markle - Foto: Jeremy Selwyn – WPA Pool/Getty Images

Meghan Markle completou 39 anos nessa terça-feira (4/8) e “ganhou” um presentão de aniversário no dia seguinte à comemoração. No embate judicial contra a Associated Newspaper, empresa que edita os tabloides Daily Mail e o Mail on Sunday, a duquesa de Sussex saiu vitoriosa na ação que visa manter em sigilo o nome de cinco amigas que concederam uma entrevista anônima à revista People, em 2019.

O triunfo no processo ocorreu após o Supremo Tribunal de Londres decidir em favor da ex-atriz hollywoodiana. O juiz Mark Warby proferiu uma sentença provisória sobre o pedido da duquesa de Sussex na manhã desta quarta-feira (5/8). “Conclui que, por enquanto, pelo menos o Tribunal deve conceder ao demandante as ordens que ela procura, cujo efeito será conferir proteção às identidades das fontes”, anotou o magistrado.

Na avaliação de Warby, é necessário deixar as informações confidenciais na atual fase do processo. Na ação judicial, Meghan nem sempre saiu vitoriosa. Em julho, a duquesa perdeu a primeira etapa do embate contra a Associated Newspaper. Ela teve de concordar em pagar uma quantia de 67 mil libras (o equivalente a R$ 450 mil, na cotação da época) à empresa pelos gastos na audiência.

Meghan Markle
Meghan cravou uma disputa contra a Associated Newspaper

Na ocasião, a ex-atriz reivindicou que a editora agiu “desonestamente” ao deixar de fora determinadas partes da carta enviada ao seu pai, Thomas Markle. Nesta quarta-feira, Meghan não esteve presente na audiência, mas seu advogado, David Sherborne, conseguiu impedir a nomeação das amigas, que revelaram detalhes do relacionamento da duquesa com o patriarca.

O advogado contratado por Meghan já representou a princesa Diana, Elton John, Paul McCartney e Kate Moss. Sherborne é especialista em casos de privacidade. Do lado da Associated Papers, está o advogado Antony White, que defende a revelação das identidades das amigas da duquesa.

Em um texto, White explicou as razões de expor quem são as cinco mulheres: “Os amigos são importantes testemunhas em potencial em uma questão-chave. Relatar esses assuntos sem se referir a nomes seria um forte corte dos direitos da mídia e do réu em relatar esse caso e o direito do público de conhecê-lo”.

Segundo o advogado de acusação, a reportagem completa pode identificar os nomes. Ele aproveitou para citar as especulações da imprensa. Uma das possíveis fontes da People é Jessica Mulroney. O burburinho em torno da consultora de moda canadense cresceu após Meghan ter cortado laços com a amiga.

Jessica Mulroney e Meghan Markle em evento em Toronto, Canadá
Meghan Markle e a amiga Jessica Mulroney
Entenda o caso

A duquesa de Sussex cravou uma briga na justiça contra a Associated Newspaper por conta da publicação de artigos que reproduziram partes de uma carta enviada por ela ao pai, Thomas Markle, em agosto de 2018. Como o patriarca não pode ir ao casamento da filha com o príncipe Harry, em maio de 2018, Meghan optou por mandar o escrito. Desde o enlace, os dois familiares protagonizaram diversos embates e não se falam.

Em uma parte do artigo da revista People, uma das cinco fontes chegou a citar uma parte da carta em que Meghan tentava se reconciliar com Thomas Markle: “Estou com o coração partido. Eu te amo. Eu tenho um pai. Por favor, pare de me vitimizar para a mídia para que possamos reparar nosso relacionamento”.

Meghan Markle
A duquesa é casada com o príncipe Harry

Na disputa judicial, Meghan quer indenização da editora por suposto uso indevido de informações privadas, violação de direitos autorais e violação da Lei de Proteção de Dados. Em junho, quando apresentou ao Supremo Tribunal de Londres a documentação para evitar a exposição das identidades, a duquesa de Sussex alegou que a editora estava “jogando um jogo de mídia com a vida real” em busca de cliques e ganho comercial.

“A Associated Newspapers, proprietária do Daily Mail e do The Mail on Sunday, ameaça publicar os nomes de cinco mulheres – cinco cidadãs particulares – que decidiram por conta própria falar anonimamente com um meio de comunicação norte-americano há mais de um ano para me defender do comportamento de bullying da mídia britânica”, escreveu a ex-atriz hollywoodiana no início do pedido.

Na documentação, Meghan ressalta que as amigas possuem o direito básico à privacidade. O documento frisa, ainda, que tirar o sigilo dos nomes mantidos em segredo de Justiça representa uma ameaça à personalidade emocional e mental e ao bem-estar das mulheres envolvidas. De acordo com o Daily Mail, o julgamento só deverá ocorrer em 2021 e, até lá, novos episódios do processo surgirão.

Meghan Markle
Meghan comemorou 39 anos nessa terça-feira (4/8)

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?