metropoles.com

Médicos revelam 9 sinais de doença que podem estar “escritos” no rosto

Às vezes, os sinais de uma doença estão “escritos” no rosto. Alguns traços faciais tendem a revelar pistas vitais de condições de saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ada Summer/Getty Images
Rosto de uma mulher. Ela está com uma lupa
1 de 1 Rosto de uma mulher. Ela está com uma lupa - Foto: Ada Summer/Getty Images

Quando um paciente entra no consultório de um médico, mal sabe que o profissional de saúde está avaliando-o desde os primeiros segundos. O especialista não precisa tirar sangue nem fazer um raio-X para determinar alguns pontos importantes sobre o quadro da pessoa atendida. Às vezes, os sinais de uma doença estão “escritos” no rosto. Alguns traços faciais tendem a revelar pistas vitais de condições de saúde.

Especializado em saúde, o portal norte-americano The Healthy entrevistou médicos e pediu aos experts para compartilharem o que procuram ao examinar os pacientes. A coluna Claudia Meireles lista, a seguir, os tópicos avaliados pelos profissionais.

Mulher - pele - skincare
O rosto é um indicador de problemas de saúde

1 – Pele ou lábios secos e escamosos

Caso sofra com a condição, saiba que pele ou lábios secos e escamosos é um sinal de alerta de desidratação. Professora de medicina na Universidade de Nova York (NYU), Roshini Raj explica a respeito da situação também indicar problemas mais sérios, como hipotireoidismo, diabetes e alteração das glândulas sudoríparas. “O sintoma pode refletir eczema, psoríase, dermatite ou uma reação alérgica a medicamentos”, destacou a expert.

Boca de mulher com lábios ressecados
Geralmente, lábios ressecados estão relacionados à desidratação

2 – Excesso de pelos faciais

Compõe o grupo de mulheres que possui muitos pelos no buço, queixo e ao longo da linha da mandíbula? Fica avisado que pode ser um sintoma da síndrome dos ovários policísticos (SOP). Na condição, os níveis hormonais masculinos (testosterona) estão elevados. De acordo com a Sociedade Brasileira de Patologia, a doença endocrinológica afeta entre 5% a 13% das mulheres em idade reprodutiva.

Antes de assumir ter a doença, os especialistas recomendam procurar um médico a fim de investigar se os pelos no rosto são mesmo um sinal da síndrome dos ovários policísticos ou uma característica genética.

Mulher tira com uma mão papel de depilação da região do buço
Dentre os sintomas da síndrome dos ovários policísticos (SOP), está o surgimento de muito pelo no rosto

3 – Manchas macias e amareladas nas pálpebras

Um lembrete às pessoas com bolsas de gordura e colesterol na região das pálpebras. A doença tem o nome de xantelasma. Pacientes da condição precisam se manter em vigilância, pois a enfermidade oferece um risco maior a desenvolver problemas cardíacos. Um estudo publicado na revista Medical Principles and Practice, em 2016, revelou que indivíduos com a doença tinham IMCs e níveis de colesterol mais altos do que o normal.

Bolsa de gordura nas pálpebras
Surgem pequenas bolsas de gordura na região das pálpebras

4 – Bolsas e inchaços nos olhos

Olhos cansados funcionam como uma bandeira vermelha para alergias crônicas por deixarem os vasos sanguíneos dilatados. Ao portal The Health, a professora de medicina Roshini Raj lembra que a pele sob os olhos é sensível, por isso, a condição deixa a região inchada e com um tom azul-púrpura. Dentre outros possíveis culpados, estão o hipotireoidismo e apneia do sono.

Olhos cansados e avermelhados
Dentre os possíveis culpados dos olhos inchados, estão o hipotireoidismo e apneia do sono.

5 – Assimetria facial

A assimetria facial se enquadra como um dos primeiros sinais de um acidente vascular cerebral (AVC), conforme afirma Lean Wen, médica de emergência da Universidade George Washington. Em entrevista, a especialista explicou: “Os pacientes muitas vezes me descrevem assim: ‘Eu olhei no espelho e meu rosto estava diferente’. Você também pode notar que um lado da face está dormente ou sente como se não pudesse sorrir completamente. Ou ter problemas para falar”.

Segundo Wen, a assimetria do rosto também tem relação com a paralisia de Bell. Em busca de tranquilizar quem acredita estar com a face desarmônica, a médica salienta: “Sempre descarte um derrame antes de investigar outras causas. A chave para tratar a doença cerebral é chegar rápido [a uma unidade de saúde]. Outros sintomas do quadro são visão dupla, além de fraqueza nos braços ou pernas”.

Mulher olha o rosto. Ela está com as mãos na face
A assimetria facial se enquadra como um dos primeiros sinais de um acidente vascular cerebral (AVC)

6 – Pele descolorida

Pediatra e internista do Massachusetts General Hospital, nos EUA, Mallika Marshall fez uma explicação sobre como a derme é um bom parâmetro de como está a saúde: “Mesmo pequenas mudanças tendem a indicar que algo está errado. A palidez pode ser um sinal de anemia. O tom amarelo aponta para uma doença hepática. A tonalidade azulada nos lábios ou unhas é um sintoma de problemas cardíacos ou pulmonar”.

Mulher olha o rosto em espelho
A médica Mallika Marshall fez uma explicação sobre como a derme é um bom parâmetro de como está a saúde

7 – Erupções e manchas

“Determinados problemas digestivos podem aparecer na pele”, ressaltou a médica Roshini Raj. Em relação às manchas, a professora explica que “aglomerados inchaços vermelhos” tendem a indicar a doença celíaca, em outras palavras, a intolerância ao glúten. Quando erupções em formato de borboleta surgem nas maçãs do rosto e na ponte do nariz, alerta para um sintoma de lúpus, condição autoimune.

Alergias, eczema e rosácea integram o quadro de infecções que desencadeiam erupções no rosto.

Pele - acne
Problemas intestinais influenciam a pele do rosto 

8 – Perda de cabelo

Embora considerada comum, a queda capilar é um forte indicador de falta de vitaminas, como o ferro. Agora, perder os cílios ou sobrancelhas, por vezes, é ignorado. Oftalmologista do Memorial Care Orange Medical Center, na Califórnia, Benjamin Bert avisa que o caimento dos pequenos fios tende a ser um sintoma de alopecia areata, condição autoimune que ataca os folículos capilares.

“A doença pode ser limitada a certas partes do corpo ou envolvê-lo completamente. Quando inclui a região ao redor dos olhos, a perda de cabelo atinge os cílios ou as sobrancelhas”, enfatizou o médico.

Mulher passa lápis em uma das sobrancelhas
Segundo o médico Benjamin Bert, a queda de cabelo das sobrancelhas tende a ser um sintoma de alopecia areata

9 – Surgimento de pintas

A maioria das pintas não é motivo de preocupação, afinal, há quem nasça como algumas hereditárias. Entretanto, quando esses sinais ou manchas apresentam novos crescimentos, vale acionar um dermatologista, conforme recomenda Roshini Raj: “Podem ser câncer de pele e, em alguns casos, também são um sinal de doença interna ou uma síndrome genética.”

Lupa em cima de um a pinta no corpo de uma mulher
Caso as pintas crescerem, deve procurar um dermatologista

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?