Médicos revelam 9 sinais de doença que podem estar “escritos” no rosto
Às vezes, os sinais de uma doença estão “escritos” no rosto. Alguns traços faciais tendem a revelar pistas vitais de condições de saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Quando um paciente entra no consultório de um médico, mal sabe que o profissional de saúde está avaliando-o desde os primeiros segundos. O especialista não precisa tirar sangue nem fazer um raio-X para determinar alguns pontos importantes sobre o quadro da pessoa atendida. Às vezes, os sinais de uma doença estão “escritos” no rosto. Alguns traços faciais tendem a revelar pistas vitais de condições de saúde.
Especializado em saúde, o portal norte-americano The Healthy entrevistou médicos e pediu aos experts para compartilharem o que procuram ao examinar os pacientes. A coluna Claudia Meireles lista, a seguir, os tópicos avaliados pelos profissionais.
1 – Pele ou lábios secos e escamosos
Caso sofra com a condição, saiba que pele ou lábios secos e escamosos é um sinal de alerta de desidratação. Professora de medicina na Universidade de Nova York (NYU), Roshini Raj explica a respeito da situação também indicar problemas mais sérios, como hipotireoidismo, diabetes e alteração das glândulas sudoríparas. “O sintoma pode refletir eczema, psoríase, dermatite ou uma reação alérgica a medicamentos”, destacou a expert.
2 – Excesso de pelos faciais
Compõe o grupo de mulheres que possui muitos pelos no buço, queixo e ao longo da linha da mandíbula? Fica avisado que pode ser um sintoma da síndrome dos ovários policísticos (SOP). Na condição, os níveis hormonais masculinos (testosterona) estão elevados. De acordo com a Sociedade Brasileira de Patologia, a doença endocrinológica afeta entre 5% a 13% das mulheres em idade reprodutiva.
Antes de assumir ter a doença, os especialistas recomendam procurar um médico a fim de investigar se os pelos no rosto são mesmo um sinal da síndrome dos ovários policísticos ou uma característica genética.
3 – Manchas macias e amareladas nas pálpebras
Um lembrete às pessoas com bolsas de gordura e colesterol na região das pálpebras. A doença tem o nome de xantelasma. Pacientes da condição precisam se manter em vigilância, pois a enfermidade oferece um risco maior a desenvolver problemas cardíacos. Um estudo publicado na revista Medical Principles and Practice, em 2016, revelou que indivíduos com a doença tinham IMCs e níveis de colesterol mais altos do que o normal.
4 – Bolsas e inchaços nos olhos
Olhos cansados funcionam como uma bandeira vermelha para alergias crônicas por deixarem os vasos sanguíneos dilatados. Ao portal The Health, a professora de medicina Roshini Raj lembra que a pele sob os olhos é sensível, por isso, a condição deixa a região inchada e com um tom azul-púrpura. Dentre outros possíveis culpados, estão o hipotireoidismo e apneia do sono.
5 – Assimetria facial
A assimetria facial se enquadra como um dos primeiros sinais de um acidente vascular cerebral (AVC), conforme afirma Lean Wen, médica de emergência da Universidade George Washington. Em entrevista, a especialista explicou: “Os pacientes muitas vezes me descrevem assim: ‘Eu olhei no espelho e meu rosto estava diferente’. Você também pode notar que um lado da face está dormente ou sente como se não pudesse sorrir completamente. Ou ter problemas para falar”.
Segundo Wen, a assimetria do rosto também tem relação com a paralisia de Bell. Em busca de tranquilizar quem acredita estar com a face desarmônica, a médica salienta: “Sempre descarte um derrame antes de investigar outras causas. A chave para tratar a doença cerebral é chegar rápido [a uma unidade de saúde]. Outros sintomas do quadro são visão dupla, além de fraqueza nos braços ou pernas”.
6 – Pele descolorida
Pediatra e internista do Massachusetts General Hospital, nos EUA, Mallika Marshall fez uma explicação sobre como a derme é um bom parâmetro de como está a saúde: “Mesmo pequenas mudanças tendem a indicar que algo está errado. A palidez pode ser um sinal de anemia. O tom amarelo aponta para uma doença hepática. A tonalidade azulada nos lábios ou unhas é um sintoma de problemas cardíacos ou pulmonar”.
7 – Erupções e manchas
“Determinados problemas digestivos podem aparecer na pele”, ressaltou a médica Roshini Raj. Em relação às manchas, a professora explica que “aglomerados inchaços vermelhos” tendem a indicar a doença celíaca, em outras palavras, a intolerância ao glúten. Quando erupções em formato de borboleta surgem nas maçãs do rosto e na ponte do nariz, alerta para um sintoma de lúpus, condição autoimune.
Alergias, eczema e rosácea integram o quadro de infecções que desencadeiam erupções no rosto.
8 – Perda de cabelo
Embora considerada comum, a queda capilar é um forte indicador de falta de vitaminas, como o ferro. Agora, perder os cílios ou sobrancelhas, por vezes, é ignorado. Oftalmologista do Memorial Care Orange Medical Center, na Califórnia, Benjamin Bert avisa que o caimento dos pequenos fios tende a ser um sintoma de alopecia areata, condição autoimune que ataca os folículos capilares.
“A doença pode ser limitada a certas partes do corpo ou envolvê-lo completamente. Quando inclui a região ao redor dos olhos, a perda de cabelo atinge os cílios ou as sobrancelhas”, enfatizou o médico.
9 – Surgimento de pintas
A maioria das pintas não é motivo de preocupação, afinal, há quem nasça como algumas hereditárias. Entretanto, quando esses sinais ou manchas apresentam novos crescimentos, vale acionar um dermatologista, conforme recomenda Roshini Raj: “Podem ser câncer de pele e, em alguns casos, também são um sinal de doença interna ou uma síndrome genética.”
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.