Médicos apontam causas dos lábios rachados e formas de tratamento
Dermatologistas revelam que os lábios rachados não estão associados apenas ao clima frio e seco, e apontam motivos para o problema surgir
atualizado
Compartilhar notícia
Algumas pessoas podem associar os lábios rachados ao clima frio e seco, mas nem sempre esse é o motivo para o problema. De acordo com o dermatologista André Moreira, essa descamação ocorre, principalmente, devido à falta de água na pele.
“Em algumas situações essa perda se intensifica, então, não é o frio ou o calor que faz os lábios racharem nessas variações de temperatura, o que existe é um aumento da perda de água pela derme”, explica o médico.
O aparecimento de doenças que aumentam a perda de hidratação de maneira patológica, como a dermatite atópica, e a falta de uso de cosméticos que hidratem os lábios, são outros fatores que contribuem para o agravamento do quadro, que apresenta vermelhidão, rachaduras, secura e descamação como principais sintomas.
Uma das soluções apresentadas por André para resolver os lábios rachados é a utilização de cosméticos. “Temos alguns que agem como uma capa, uma cera que reduz essa perda de água. Há outros que ainda tratam e fazem com que substâncias entrem no local e fique mais hidratado”, afirma.
À Women’s Health, a dermatologista Doris Day acrescentou que lamber demais os lábios e comer alimentos salgados podem contribuir para o infortúnio, mas não é motivo para grande preocupação. “Os lábios ficam naturalmente secos. Eles não têm glândulas sebáceas, isso significa que não produzem fatores hidratantes naturais ou elementos que mantenham a camada externa da pele protegida e hidratada”, explica.
Já o médico Adam Friedman complementou dizendo que a região não tem muita camada externa, mas um extrato córneo fino que funciona como uma armadura. “É uma barreira composta de gorduras, proteínas e células mortas da pele e a protege quando está seca. É responsável também por parte da proteção UV incorporada ao seu corpo”, diz.
Além das causas apontadas pelo dermatologista André Moreira, Day e Friedman complementaram que a exposição ao ar seco, a deficiência de vitaminas e o uso de medicamentos, como antidepressivos, quimioterápicos e aqueles que possuem ingredientes com peróxido de benzoíla, retinol ou ácido salicílico, podem afetar os lábios.
Segundo a dermatologista Rodney, usar protetores labiais com ceramidas, lanolina, manteiga de karité e vitamina E em sua composição ajudam no tratamento. “Outros produtos como o óxido de zinco e o dióxido de titânio podem ajudar na cura e restauração, ao mesmo tempo que protegem dos danos do sol”, acrescentou, em entrevista à Women’s Health.
Quando procurar um médico?
Os lábios rachados demoram, em média, de duas a três semanas para cicatrizar, de acordo com Rodney. Caso o indivíduo esteja fazendo vários ajustes no estilo de vida e não está vendo nenhuma melhora ou está piorando o quadro, é hora de procurar o médico.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.