metropoles.com

Médico responde se mascar chiclete todo dia pode “detonar” o estômago

De acordo com o gastroenterologista Wilson Junior, mascar chiclete diariamente pode gerar consequências ao estômago. Veja as considerações!

atualizado

Compartilhar notícia

Liudmila Chernetska/Getty Images
Foto colorida de mulher colocando chiclete na boca - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher colocando chiclete na boca - Metrópoles - Foto: Liudmila Chernetska/Getty Images

Ao se sentir ansioso, em busca de driblar a fome ou por simples força do hábito, há quem opte por mascar um chiclete. Embora pareça inofensivo, mastigar o doce diariamente pode gerar consequências ao estômago, principalmente quando o ato é repetido por várias vezes ao longo do dia.

Com o objetivo de entender o efeito negativo para a saúde do estômago quanto a mascar chiclete diariamente, a coluna Claudia Meireles acionou o gastroenterologista Wilson Junior, do Hospital Edmundo Vasconcelos, de São Paulo. O médico explica como a guloseima afeta o órgão do sistema digestório.

Foto colorida de mulher fazendo bola com chiclete - Metrópoles
O gastroenterologista esclarece como o chiclete afeta o estômago

De acordo com Wilson, o ato de mascar chiclete favorece o aumento da produção salivar, o que gera a elevação tanto da produção quanto da liberação de ácido clorídrico, já que o estômago fica à espera da chegada de algum alimento. O gastroenterologista lista quais as decorrências do consumo do doce.

“Isso pode causar uma gastrite, principalmente nos indivíduos com doenças gástricas prévias”, garantiu o médico. Conforme sustenta Wilson Junior, “mascar chiclete diariamente e de forma exagerada” contribui para a piora dos sintomas de determinadas condições, como gastrite e refluxo, especialmente se a pessoa estiver em jejum prolongado.

Caso tenha se questionado quanto à necessidade de eliminar o chiclete da rotina, o médico pontua que o consumo está liberado, com um adendo: “Desde que seja um hábito não diário e exagerado”. Ele sugere trocar o doce por gomas sem açúcar. Se preferir continuar com o uso, Wilson indica “mascar por pouco tempo e sempre após uma refeição.”

Foto colorida de mulher colocando chiclete na boca - Metrópoles
O médico recomenda mascar chiclete sem açúcar

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?