Médico Pedro Andrade cita alimento n° 1 que é um “veneno” para a saúde
Conforme o médico, este alimento está associado a vários problemas de saúde, desde aumento dos processos inflamatórios a desequilíbrio do pH
atualizado
Compartilhar notícia
A coluna Claudia Meireles entrevistou, em setembro de 2022, o médico Pedro Andrade sobre os pilares para quem deseja emagrecer com saúde. Na conversa, o especialista listou seis alimentos que são considerados “um veneno” ao bom funcionamento do organismo e, no caso, a farinha branca lidera o rol dos “vilões” alimentícios.
Segundo Pedro, o uso da farinha branca está associado a vários problemas de saúde, como “desequilíbrio das taxas de açúcar no sangue, aumento de processos inflamatórios e oscilação de pH”. O médico frisou que o alimento também “pode causar o aumento das taxas de colesterol ruim, o LDL, devido à rápida elevação de açúcar no sangue”.
Pós-graduado em nutrologia e endocrinologia, Pedro Andrade explicou sobre o alimento ter baixos níveis de nutrientes e fibras. “Vários fabricantes utilizam farinha enriquecida, que é a farinha branca com adição de algumas vitaminas e minerais, que normalmente são adicionados quatro ou cinco ao custo de 10 perdidos no refinamento”, elucida o médico.
O médico aconselhou substituir alimentos com farinha branca por opções produzidas com farinha integral, que conserva naturalmente os nutrientes e fibras originais. “Com grandes pontos negativos a respeito da farinha branca, existem no mercado outros tipos”, detalhou.
No lugar da farinha branca, Pedro Andrade recomendou usar a farinha de coco por “melhorar a função intestinal e conter grande quantidade de fibras”. Outra sugestão do médico foi a farinha de linhaça por dispor de propriedades antioxidantes e por prevenir o colesterol alto. Também citou a farinha de quinoa, considerada uma fonte de proteínas e aminoácidos essenciais.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.