metropoles.com

Médico Pedro Andrade cita alimento n° 1 que é um “veneno” para a saúde

Conforme o médico, este alimento está associado a vários problemas de saúde, desde aumento dos processos inflamatórios a desequilíbrio do pH

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vaaseenaa/Getty Images
Foto colorida de mão segurando colher que está dentro de bowl com alimentos. Ao fundo, há uma mesa com vegetais, frutas e pães - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mão segurando colher que está dentro de bowl com alimentos. Ao fundo, há uma mesa com vegetais, frutas e pães - Metrópoles - Foto: Vaaseenaa/Getty Images

A coluna Claudia Meireles entrevistou, em setembro de 2022, o médico Pedro Andrade sobre os pilares para quem deseja emagrecer com saúde. Na conversa, o especialista listou seis alimentos que são considerados “um veneno” ao bom funcionamento do organismo e, no caso, a farinha branca lidera o rol dos “vilões” alimentícios.

Segundo Pedro, o uso da farinha branca está associado a vários problemas de saúde, como “desequilíbrio das taxas de açúcar no sangue, aumento de processos inflamatórios e oscilação de pH”. O médico frisou que o alimento também “pode causar o aumento das taxas de colesterol ruim, o LDL, devido à rápida elevação de açúcar no sangue”.

Foto colorida de farinha branca dentro de tigela - Metrópoles
O médico elegeu a farinha branca como o alimento mais prejudicial à saúde

Pós-graduado em nutrologia e endocrinologia, Pedro Andrade explicou sobre o alimento ter baixos níveis de nutrientes e fibras. “Vários fabricantes utilizam farinha enriquecida, que é a farinha branca com adição de algumas vitaminas e minerais, que normalmente são adicionados quatro ou cinco ao custo de 10 perdidos no refinamento”, elucida o médico.

O médico aconselhou substituir alimentos com farinha branca por opções produzidas com farinha integral, que conserva naturalmente os nutrientes e fibras originais. “Com grandes pontos negativos a respeito da farinha branca, existem no mercado outros tipos”, detalhou.

No lugar da farinha branca, Pedro Andrade recomendou usar a farinha de coco por “melhorar a função intestinal e conter grande quantidade de fibras”. Outra sugestão do médico foi a farinha de linhaça por dispor de propriedades antioxidantes e por prevenir o colesterol alto. Também citou a farinha de quinoa, considerada uma fonte de proteínas e aminoácidos essenciais.

Foto colorida de linhaça e farinha de linhaça - Metrópoles
O médico sugeriu substituir a farinha branca pela opção de linhaça

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?