Médico Mohamad Barakat lista 10 alimentos poderosos para a saúde
Com milhares de seguidores nas redes sociais, o médico Mohamad Barakat conversou com a coluna e falou da importância de uma boa alimentação
atualizado
Compartilhar notícia
Quando o assunto é alimentação e intestino saudável, Mohamad Barakat é uma referência. Para os mais de três milhões de seguidores (Instagram e YouTube), o médico costuma alertar sobre os riscos da má alimentação e a importância de uma dieta anti-inflamatória.
Na avaliação do expert, o que comemos “impacta diretamente em nossa saúde física e mental”. “Costumo dizer que, se os médicos não aprenderem sobre alimentação, o nutricionista será o médico do futuro”, declara.
“Se por um lado a nossa alimentação pode agir como um gatilho para o desenvolvimento ou agravamento de doenças, como diabetes, obesidade, hipertensão arterial, depressão, Alzheimer, e até câncer, ela também pode servir como um método de prevenção, tratamento e cura”, acrescenta.
Pelo olhar holístico sobre o ser humano e tudo que envolve uma dieta saudável, a Coluna Claudia Meireles convidou Barakat a listar 10 alimentos que considera mais importantes para incluir na rotina.
Antes de fazer a indicação, o médico faz questão de ressaltar que essa resposta é muito individual, pois é preciso levar em consideração o histórico clínico do indivíduo, as doenças pré-existentes, o contexto e o objetivo. “Estou elencando itens que, de uma maneira geral, trazem os nutrientes e os benefícios que todos precisamos, seja em menor ou maior escala”, pontua.
“Isso significa que você deve comer apenas esses alimentos? Claro que não! Mas, tente incluí-los em sua rotina alimentar, pois tenho certeza que irão beneficiar muito a sua saúde”, alerta.
Confira os 10 alimentos!
Carne vermelha
“Todas as fontes animais, e em especial a carne bovina, são repletas de nutrientes, muitos dos quais essenciais para o pleno funcionamento do nosso corpo e da nossa mente. É claro que aqui estou falando da carne in natura, e não embutidos ou ultraprocessados”, explica o fundador do Instituto Barakat de medina integrativa.
O expert explica que a carne vermelha é fonte de colina, fundamental para a saúde cerebral, ajudando na prevenção de distúrbios da memória e doenças degenerativas. Além de nutrientes, como ferro, zinco, selênio e vitamina B12.
Ovo
“Ele contém todos os aminoácidos essenciais para o crescimento, a manutenção e a reparação dos tecidos do corpo, além de uma excelente fonte de colina e vitaminas do Complexo B. Os antioxidantes presentes no ovo, a exemplo da luteína e a zeaxantina, beneficiam a saúde ocular”, explica Mohamad Barakat.
Peixes gordos
O médico pontua que os peixes gordos são uma das principais fontes de ácidos graxos ômega-3 (EPA e DHA). “Eles atuam na saúde cardiovascular — reduzindo a inflamação sistêmica, a pressão arterial e os níveis de triglicerídeos —e na função cerebral, ajudando na prevenção de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer”, afirma.
Além disso, a iguaria é fonte de vitamina D, que atua na saúde óssea, mental e imunológica. “Aqui faço um apelo: não deixe para obter sua vitamina D apenas dos alimentos, pois a maior fonte natural é, na verdade, o sol!”, alerta.
Espinafre
Fonte de vitaminas A, C e K; ferro, cálcio, magnésio e ácido fólico, o espinafre ajuda na coagulação sanguínea, saúde dos ossos e dos olhos e fortalecimento do sistema imunológico. Além de combater a má formação durante a gravidez, auxilia na prevenção de distúrbios neuropsiquiátricos e no suporte ao funcionamento cerebral saudável.
Brócolis
Podemos considerá-lo um superalimento. É rico em diversos nutrientes que beneficiam a saúde física e mental. Além disso, é fonte de cálcio e magnésio, que atuam na saúde óssea, muscular e mental.
Também é abundante em vitamina C e K e antioxidantes — como o sulforafano, glucosinolatos e indole-3-carbinol — que podem agir contra estresse oxidativo e a inflamação, atuando, assim, na prevenção do câncer.
Azeite de oliva extra virgem
“É uma ótima fonte de ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico, que beneficia a saúde cardiovascular”, disse o profissional. Além disso, o azeite também é fonte de antioxidantes, como a vitamina E e polifenóis, que combatem os radicais livres e reduzen a inflamação.
Limão
Quem acompanha os vídeos de Mohamad Barakat sabe que o limão faz parte da sua rotina. “É uma fruta poderosíssima, rica em vitamina C. Fortalece o sistema imunológico, auxilia na absorção de ferro e contribui para a saúde da pele”, expressa.
“Também contém fibras solúveis — a pectina é um exemplo — que podem ajudar na digestão e no controle dos níveis de açúcar no sangue. O limão ainda tem poucas calorias e seu aroma cítrico pode ter efeitos positivos no humor e no estado de alerta”, acrescenta.
Feijão
A leguminosa é repleta de fibras, vitaminas do complexo B (envolvidas na produção de neurotransmissores, como a serotonina, que desempenham um papel crucial no controle do humor e na redução do estresse e da ansiedade), proteínas vegetais, magnésio, ferro e potássio.
Entre os seus benefícios estão o auxílio na saúde digestiva, regulação da pressão arterial, transporte de oxigênio e o fortalecimento dos ossos.
Abacate
Uma ótima notícia para os apaixonados por abacate. De acordo com o expert, é uma excelente fonte de boa gordura e beneficia a saúde do coração.
É rico em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, que auxiliam na manutenção de um sistema imunológico forte, ajudam a prevenir inflamações e contribuem para a saúde cerebral. “Vale destacar ainda que o abacate é fonte de folato, que ajuda na redução do risco de depressão e no apoio à função cognitiva”, complementa Barakat.
Couve-flor
“Este crucífero é uma excelente fonte de fibras, vitaminas C e K, além de conter uma variedade de antioxidantes, como o sulforafano, que tem propriedades anticancerígenas e anti-inflamatórias”, expõe o médico.
A couve-flor é uma aliada na promoção da saúde do coração, na redução do risco de câncer e no suporte ao sistema imunológico. Por ser também fonte de vitamina K, auxilia na melhora da saúde cerebral.
“Se você está seguindo o estilo low carb e sente falta do arroz, pode experimentar fazer o arroz de couve-flor, fica uma delícia e ainda permite inserir todos esses benefícios em sua alimentação”, indica o expert.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagra