metropoles.com

Médico Mohamad Barakat lista 10 alimentos poderosos para a saúde

Com milhares de seguidores nas redes sociais, o médico Mohamad Barakat conversou com a coluna e falou da importância de uma boa alimentação

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/doutorbarakat
Mohamad Barakat
1 de 1 Mohamad Barakat - Foto: Reprodução/doutorbarakat

Quando o assunto é alimentação e intestino saudável, Mohamad Barakat é uma referência. Para os mais de três milhões de seguidores (Instagram e YouTube), o médico costuma alertar sobre os riscos da má alimentação e a importância de uma dieta anti-inflamatória.

Na avaliação do expert, o que comemos “impacta diretamente em nossa saúde física e mental”. “Costumo dizer que, se os médicos não aprenderem sobre alimentação, o nutricionista será o médico do futuro”, declara.

Foto mulher segurando tigela de vidro com verduras e legumes dentro - Metrópoles
Alimentos que fazem bem para a saúde

“Se por um lado a nossa alimentação pode agir como um gatilho para o desenvolvimento ou agravamento de doenças, como diabetes, obesidade, hipertensão arterial, depressão, Alzheimer, e até câncer, ela também pode servir como um método de prevenção, tratamento e cura”, acrescenta.

Pelo olhar holístico sobre o ser humano e tudo que envolve uma dieta saudável, a Coluna Claudia Meireles convidou Barakat a listar 10 alimentos que considera mais importantes para incluir na rotina.

Foto colorida de frutas em cima de uma superfície branca. As frutas são amora, mamão, laranja, limão, uva e cranberry - Metrópoles
É  importante incluir alimentos saudáveis na rotina

Antes de fazer a indicação, o médico faz questão de ressaltar que essa resposta é muito individual, pois é preciso levar em consideração o histórico clínico do indivíduo, as doenças pré-existentes, o contexto e o objetivo. “Estou elencando itens que, de uma maneira geral, trazem os nutrientes e os benefícios que todos precisamos, seja em menor ou maior escala”, pontua.

“Isso significa que você deve comer apenas esses alimentos? Claro que não! Mas, tente incluí-los em sua rotina alimentar, pois tenho certeza que irão beneficiar muito a sua saúde”, alerta.

Confira os 10 alimentos!

Carne vermelha

“Todas as fontes animais, e em especial a carne bovina, são repletas de nutrientes, muitos dos quais essenciais para o pleno funcionamento do nosso corpo e da nossa mente. É claro que aqui estou falando da carne in natura, e não embutidos ou ultraprocessados”, explica o fundador do Instituto Barakat de medina integrativa.

Carne crua
A carne vermelha é repleta de nutrientes

O expert explica que a carne vermelha é fonte de colina, fundamental para a saúde cerebral, ajudando na prevenção de distúrbios da memória e doenças degenerativas. Além de nutrientes, como ferro, zinco, selênio e vitamina B12.

Ovo

“Ele contém todos os aminoácidos essenciais para o crescimento, a manutenção e a reparação dos tecidos do corpo, além de uma excelente fonte de colina e vitaminas do Complexo B. Os antioxidantes presentes no ovo, a exemplo da luteína e a zeaxantina, beneficiam a saúde ocular”, explica Mohamad Barakat.

Peixes gordos

O médico pontua que os peixes gordos são uma das principais fontes de ácidos graxos ômega-3 (EPA e DHA). “Eles atuam na saúde cardiovascular reduzindo a inflamação sistêmica, a pressão arterial e os níveis de triglicerídeos e na função cerebral, ajudando na prevenção de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer”, afirma.

Peixe cru
Peixes gordos são uma das principais fontes de ácidos graxos ômega-3 (EPA e DHA)

Além disso, a iguaria é fonte de vitamina D, que atua na saúde óssea, mental e imunológica. “Aqui faço um apelo: não deixe para obter sua vitamina D apenas dos alimentos, pois a maior fonte natural é, na verdade, o sol!”, alerta.

Espinafre

Fonte de vitaminas A, C e K; ferro, cálcio, magnésio e ácido fólico, o espinafre ajuda na coagulação sanguínea, saúde dos ossos e dos olhos e fortalecimento do sistema imunológico. Além de combater a má formação durante a gravidez, auxilia na prevenção de distúrbios neuropsiquiátricos e no suporte ao funcionamento cerebral saudável.

Brócolis

Podemos considerá-lo um superalimento. É rico em diversos nutrientes que beneficiam a saúde física e mental. Além disso, é fonte de cálcio e magnésio, que atuam na saúde óssea, muscular e mental.

Também é abundante em vitamina C e K e antioxidantes como o sulforafano, glucosinolatos e indole-3-carbinol que podem agir contra estresse oxidativo e a inflamação, atuando, assim, na prevenção do câncer.

Mão de mulher despejando azeite em salada - Metrópoles
Gorduras boas e antioxidantes são encontrados no azeite extra virgem

Azeite de oliva extra virgem

“É uma ótima fonte de ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico, que beneficia a saúde cardiovascular”, disse o profissional. Além disso, o azeite também é fonte de antioxidantes, como a vitamina E e polifenóis, que combatem os radicais livres e reduzen a inflamação.

Limão

Quem acompanha os vídeos de Mohamad Barakat sabe que o limão faz parte da sua rotina. “É uma fruta poderosíssima, rica em vitamina C. Fortalece o sistema imunológico, auxilia na absorção de ferro e contribui para a saúde da pele”, expressa.

“Também contém fibras solúveis  a pectina é um exemplo que podem ajudar na digestão e no controle dos níveis de açúcar no sangue. O limão ainda tem poucas calorias e seu aroma cítrico pode ter efeitos positivos no humor e no estado de alerta”, acrescenta.

Feijão

A leguminosa é repleta de fibras, vitaminas do complexo B (envolvidas na produção de neurotransmissores, como a serotonina, que desempenham um papel crucial no controle do humor e na redução do estresse e da ansiedade), proteínas vegetais, magnésio, ferro e potássio.

Entre os seus benefícios estão o auxílio na saúde digestiva, regulação da pressão arterial, transporte de oxigênio e o fortalecimento dos ossos.

Imagem colorida.
Além da proteína, o abacate possui gorduras saudáveis

Abacate

Uma ótima notícia para os apaixonados por abacate. De acordo com o expert, é uma excelente fonte de boa gordura e beneficia a saúde do coração.

É rico em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, que auxiliam na manutenção de um sistema imunológico forte, ajudam a prevenir inflamações e contribuem para a saúde cerebral. “Vale destacar ainda que o abacate é fonte de folato, que ajuda na redução do risco de depressão e no apoio à função cognitiva”, complementa Barakat.

Couve-flor

“Este crucífero é uma excelente fonte de fibras, vitaminas C e K, além de conter uma variedade de antioxidantes, como o sulforafano, que tem propriedades anticancerígenas e anti-inflamatórias”, expõe o médico.

Couve-flor sobre uma bancada marrom - Metrópoles
A couve-flor tem propriedades anticancerígenas e anti-inflamatórias

A couve-flor é uma aliada na promoção da saúde do coração, na redução do risco de câncer e no suporte ao sistema imunológico. Por ser também fonte de vitamina K, auxilia na melhora da saúde cerebral.

“Se você está seguindo o estilo low carb e sente falta do arroz, pode experimentar fazer o arroz de couve-flor, fica uma delícia e ainda permite inserir todos esses benefícios em sua alimentação”, indica o expert.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagra

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?