metropoles.com

Médico lista 4 suplementos que você deve evitar por serem “perigosos”

Segundo o médico, os suplementos devem ser consumidos com cautela e após prescrição especializada. Veja a lista feita pelo dermatologista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Twomeows/Getty Images
Foto de prato com cápsulas de medicamentos. Ao lado do prato, tem uma colher e um garfo - Metrópoles
1 de 1 Foto de prato com cápsulas de medicamentos. Ao lado do prato, tem uma colher e um garfo - Metrópoles - Foto: Twomeows/Getty Images

Existem pessoas que antes de tomar o café da manhã ingerem suplementos para turbinar a imunidade, ganhar massa muscular e melhorar a saúde da pele e do cabelo. Embora sejam consideradas saudáveis, essas substâncias necessitam ser consumidas com cautela e após prescrição especializada, conforme destacou um médico.

O dermatologista cosmético Charles (@drcharlesmd1) postou um vídeo no perfil do TikTok sobre as fórmulas a serem ser evitadas. “Estes são os quatro suplementos que você nunca deve tomar, pois são realmente perigosos”, ressaltou. Na lista feita pelo médico estadunidense constam o ferro, a biotina e as vitaminas A e E.

1. Vitamina A

Na publicação, Charles fez alertas quanto aos suplementos. Primeiro, ele pontuou a respeito da vitamina A, também chamada de retinol. O composto é rico em antioxidantes e ajuda a combater o risco de câncer e doenças cardíacas. De acordo com o médico, a substância só prejudica a saúde quando ingerida em altas doses.

Foto colorida de duas mãos com vários comprimidos de diversos tamanhos - Metrópoles
Entre os suplementos elencados pelo médico está a vitamina A

“As pessoas pensam que isso [vitamina A] ajuda a pele e os olhos, mas na verdade se acumula no corpo e causa danos. Tomar altas doses desse suplemento pode prejudicar o fígado. A combinação de altas doses de suplementos de vitamina A com outros medicamentos que podem danificar o fígado tende a aumentar o risco de doença hepática”, endossou o médico.

2. Vitamina E

Outro suplemento elencado por Charles é a vitamina E: “As pessoas o adoram pelos seus efeitos antioxidantes, mas na verdade tem sido associado a taxas mais elevadas de câncer”. O dermatologista cosmético relatou que estudos analisaram a associação da substância com o câncer, principalmente o de próstata.

“A vitamina E pode influenciar o desenvolvimento de câncer por meio de vários mecanismos”, mencionou o Comité de Carcinogenicidade (COC) do Reino Unido em 2015. Contudo, os pesquisadores concluíram que não haviam provas suficientes de que a vitamina E aumenta o risco de câncer de próstata.

O portal britânico Express publicou que ligações da vitamina E com outros tipos de câncer não foram estudadas.

Berberina, fitoterápico, Conheça 4 suplementos que queimam mais gordura que a berberina
A vitamina E é outro suplemento que Charles aconselhou evitar

3. Ferro

Ausência de ferro no organismo tem como resultado a anemia. Charles aconselhou não ingerir o suplemento sem prescrição especializada. “A menos que o seu médico diga especificamente para tomar ferro, isso pode realmente danificar o seu coração”, sustentou.

Publicado pela revista eLife Sciences em 2021, um estudo mostrou a ação do uso prolongado de suplementos de ferro em pacientes com insuficiência cardíaca. Autor da investigação, o doutor em ciências Jumpei Ito declarou ao site Medical News Today: “Nossos resultados sugerem que a liberação de ferro pode ser prejudicial ao coração”.

Suplementos - emagrecer - perder peso
O consumo de ferro precisa ser feito somente com prescrição médica

4. Biotina

Procurada por quem quer melhorar a resistência da fibra capilar e das unhas, o suplemento atrapalha o resultado de exames clínicos, conforme avaliou o médico Charles: “O número um é a biotina porque pode interferir nos testes de laboratório. Na verdade, você não precisa complementar isso para seus cabelos e unhas”.

Há estudos que comprovam a orientação do dermatologista. “O FDA alerta que tomar muita biotina pode interferir nos exames laboratoriais, como testes hormonais e para marcadores de ataques cardíacos. Um resultado de laboratório impreciso pode ter consequências perigosas”, escreveu a escola de medicina de Harvard em um artigo.

Suplementos - emagrecer - perder peso
De acordo com o médico, a biotina interfere nos resultados de exames clínicos

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?