metropoles.com

Médico Gabriel Resende lista 4 pilares que te fazem emagrecer

O especialista afirma que existem ajustes complexos que vão muito além da própria regulação habitual do corpo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagem cedida ao Metrópoles
Gabriel Resende
1 de 1 Gabriel Resende - Foto: Imagem cedida ao Metrópoles

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a obesidade uma doença crônica. De acordo com a pesquisa Vigitel 2021, do Ministério da Saúde, o número de obesos no Brasil chegou a 22,35% da população em 2021. O índice foi superior ao do ano anterior, de 21,55%. Antes da pandemia, em 2019, a taxa estava em 20,27%.

Diante do desafio que muitos enfrentam durante o processo de perda de peso, vale destacar que existem fatores relevantes que dificultam o alcance dos resultados. Quem explica isso é o médico brasiliense Gabriel Resende. Ele é pós-graduado em nutrologia, com especialidade em medicina esportiva e fundador de um instituto homônimo voltado ao emagrecimento e controle de patologias relacionadas aos distúrbios hormonais.

Médico Gabriel Resende
Médico Gabriel Resende lista quatro pilares que te fazem emagrecer

O profissional afirma que, assim como todo processo que seja limitado pela fisiologia de cada um, existem ajustes complexos que vão muito além da própria regulação habitual do corpo. Ele divide o emagrecimento em quatro principais pilares:

1 – Controle da fome

Para Resende, a fome é um processo fisiológico baseado na sinalização gerada pelo sistema nervoso central (cérebro) e transmitido ao restante do corpo por meio dos neurotransmissores. “Hoje, grande parte da regulação da fome está relacionada a estímulo em áreas do cérebro que nos trazem a sensação de prazer”, diz ele.

A fome é um processo fisiológico baseado na sinalização gerada pelo sistema nervoso central

Quando o indivíduo regula esses neurotransmissores para gerar um completo estado de saciedade, ele está mostrando ao corpo que aquela é a quantidade adequada de alimento que se deve comer no dia. “Atualmente, há diversas práticas e hábitos que podem ser implementados em nossas rotinas para controlar esses estímulos. Além disso, quando indicado, existem medicamentos para controle no desbalanceamento dessa informação”, conta.

2 – Controle da ingestão alimentar

Diferentemente do controle da fome, que é o estímulo inato que nos faz buscar a comida, a ingesta alimentar é a quantidade de alimento que se ingere em uma única refeição. Atualmente, esse estímulo é gerado, em grande parte, por um reflexo oriundo de hormônios liberados por células no estômago.

A ingesta alimentar é a quantidade de alimento que se ingere em uma única refeição

Ao regular essa liberação hormonal, gera-se estímulos que fazem o indivíduo reduzir a quantidade de alimento ingerida. “Entre esses estímulos está a diminuição do período que o estômago demora para esvaziar, deixando-o cheio por mais tempo; a alteração na absorção e eliminação de gordura e outros macronutrientes e, por fim, algumas alterações hormonais que propiciam um equilíbrio no metabolismo energético”, aponta.

3 – Aumento do gasto energético

Gabriel Resende comenta que, quando a pessoa aumenta seu gasto energético, ela facilita o processo de perda de peso. “Uma vez aumentando esse gasto, estamos diminuindo a necessidade de restrição alimentar. A forma mais duradoura e sustentável de fazer isso é realizando exercício físico”, ensina.

O aumento do gasto energético facilita o processo de perda de peso

O médico adverte que, apesar de muitos pensarem o contrário, a atividade física que mais merece atenção, nesse caso, é a musculação. “O exercício aeróbico nos permite um aumento do gasto energético momentâneo, já a musculação nos permite o aumento do gasto energético a longo prazo. Músculos são o sinal da longevidade e bem estar”, frisa.

4 – Absorção de nutrientes

Segundo o profissional, a ingesta de nutrientes essenciais são de extrema importância para o processo de emagrecimento.  “Funcionamos como um carro de corrida. Se quisermos correr mais rápido, antes de ajustar o chassi, precisamos trocar o motor. Os nutrientes funcionam como o motor do nosso carro. Se eles não estiverem regulados, nenhum dos processos citados acima irá fluir com naturalidade”, pontua.

A ingesta de nutrientes essenciais são de extrema importância para o processo de perda de peso

Diante disso, o ideal é buscar o atendimento com um nutricionista para garantir o consumo correto de alimentos.

Desmistificando o emagrecimento

Na opinião de Gabriel, o segredo para um emagrecimento efetivo é muito mais simples do que se imagina. “Mas vivemos em uma cultura imediatista, em que os resultados breves são mais significativos do que conquistas duradouras”, lamenta. Logo, para o especialista, a chave para se alcançar o peso ideal é a constância.

Para o especialista, a chave para se alcançar o peso ideal é a constância

“Nosso organismo não foi condicionado para gastar calorias. Somos seres primatas, fomos treinados para acumular energia por não saber quando seria nossa próxima refeição. Com isso, reverter um processo que é intrínseco de nosso organismo exige tempo e paciência. A pessoa que se permite ter o tempo e desfrutar de todos os estágios do processo de emagrecimento, com certeza, terá um resultado muito mais duradouro efetivo”, fala Gabriel Resende.

De acordo com médico, o primeiro profissional a se consultar é um nutrólogo, endocrinologista ou médico do esporte. “Será feita uma extensa avaliação laboratorial e serão traçadas metas e caminhos que sejam plausíveis de serem percorridos”, elucida.

Após essa avaliação, deve-se ter seguimento com um nutricionista capaz de reconhecer as limitações do paciente e ajustar seus hábitos alimentares aos novos objetivos.

Por fim, mas não menos importante, é necessário iniciar um acompanhamento com um educador físico.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?