Médico Flavio Cadegiani se torna membro da renomada sociedade Sigma Xi
O médico endocrinologista Flavio Cadegiani foi nomeado integrante da Sigma Xi, que conta com mais de 200 ganhadores do Prêmio Nobel
atualizado
Compartilhar notícia
O médico Flavio Cadegiani dispõe de um currículo ímpar e coleciona prestigiados títulos. A lista não para de crescer e aumentou nessa quinta-feira (4/4), data em que o endocrinologista de Brasília recebeu a notícia sobre se tornar membro pleno da renomada Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society.
Em setembro do ano passado, Cadegiani assumiu uma cadeira na Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci). Seis meses depois, o endocrinologista foi nomeado integrante da Sigma Xi, que conta com mais de 200 ganhadores do Prêmio Nobel e reconhece pesquisadores em todo o mundo pela excelência científica. Ao todo, a instituição soma 100 mil membros.
Em conversa com a Coluna Claudia Meireles, o médico ressaltou ter sido uma surpresa ser eleito membro da sociedade internacional: “A sensação foi de muita surpresa e honra pelo privilégio de poder fazer parte. É um grande reconhecimento e fico muito grato por ter meus trabalhos científicos reconhecidos por uma entidade tão renomada”.
Doutor em endocrinologia clínica, Flavio Cadegiani é especialista em endocrinologia e metabolismo pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Compor a Sigma Xi requer a indicação de dois membros da organização. Além disso, o cientista precisa seguir algumas etapas para integrar a organização.
Quanto a Cadegiani, a nomeação como membro pleno foi direta, pois a instituição considerou as pesquisas feitas por ele. Recebe esse título “o indivíduo que mostrou conquista notável como investigador original em um campo de ciência pura ou aplicada”, conforme define a Sigma Xi.
Uma das principais pesquisas do endocrinologista envolve a Síndrome de Overtraining em atletas. A investigação resultou no livro publicado por ele em 2020. “Agora, como membro, quero criar projetos de pesquisa internacionais para um melhor entendimento do corpo humano, desde a fisiologia até a resposta ao esporte”, garante.
À coluna, o médico destacou qual será a sua meta ao fazer parte da reconhecida instituição: “O Sigma Xi faz congressos no qual podemos apresentar propostas de projeto e arrecadar fundos para realizar essas pesquisas. É comum que brasileiros repliquem pesquisas de fora e o que queremos ver agora é pesquisadores brasileiros coordenando pesquisas internacionais”.
Sigma Xi
A Sigma Xi, The Scientific Reserach Honor Society foi fundada em 1886 por um grupo de engenheiros e cientistas comandado por Frank Van Vleck, na Universidade Cornell, nos Estados Unidos. Atualmente, a instituição exerce o papel de ser um grande impulsionador da comunidade científica ao unir a colaboração interdisciplinar e o avanço do conhecimento.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.