metropoles.com

Médico expõe os prejuízos para o ânus de quem fica muito tempo sentado

O médico coloproctologista Fernando Lemos, do Rio Grande do Sul, lista as consequências para o ânus de permanecer por horas sentado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Sentado e ânus
1 de 1 Sentado e ânus - Foto: Getty Images

Alguns ofícios — a exemplo de motorista, dentista, jornalista e recepcionista — exigem que os profissionais fiquem muito tempo sentados. O hábito tende a prejudicar a coluna e a circulação sanguínea não só das pernas, mas também da região do ânus, conforme explica o coloproctologista Fernando Lemos, do Rio Grande do Sul.

Em entrevista à coluna Claudia Meireles, o médico comenta que uma pessoa ao ficar muito tempo sentada gera consequências para a região anal, como a compressão dos vasos hemorroidários. Ele acrescenta sobre esse quadro vir a “facilitar a trombose hemorroidária, que é um processo inflamatório da região”.

Vista lateral do jovem empresário usando o computador enquanto está sentado na mesa no escritório em casa. Metrópoles
Ficar sentando por longos períodos prejudica a saúde da região anal

Segundo Fernando, a trombose hemorroidária causa dor anal, edema e até sangramento. O especialista em doenças dos intestinos grosso e delgado, ânus e do reto detalha que, em alguns casos, essa condição “deve ser tratada cirurgicamente em caráter de urgência”.

“Outra consequência de permanecer muito tempo sentado é a compressão da inervação da região, causando a Neuralgia do Pudendo, que é uma neuropatia externa, de difícil manejo”, menciona o médico.

Quem costuma se manter sentado por horas, o coloproctologista aconselha o indivíduo a se levantar a cada duas horas para permitir que o sangue circule na região anal. Ele orienta também ficar em pé entre cinco e 10 minutos. “Esse tempo já é suficiente”, garante.

Foto colorida de pessoa com a mão no bumbum - Metrópoles
O médico menciona quais são as consequências para o ânus de permanecer por horas sentado

Mais uma orientação do médico envolve evitar roupa íntima apertada. “Dê preferência que o tecido [das peças íntimas] seja de algodão, e não material sintético. Use uma almofada com consistência macia, mas ‘firme’, para exemplificar, tipo os travesseiros visco-elásticos”, cita.

Vale destacar que a musculação também tende a impactar na saúde do ânus. De acordo com Fernando Lemos, a atividade quando executada sem orientação de um educador físico pode “gerar tromboses hemorroidárias e prolapsos retais”.

“Sempre que for fazer qualquer movimento na musculação, no funcional ou no pilates, busque contrair o abdômen e a musculatura perineal. Evite excesso de agachamentos com pesos elevados”, recomenda o especialista.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?