Médico explica como o treino de costas pode turbinar o ganho de massa
O médico Stevan Stabelin deu duas orientações do que é preciso fazer para potencializar o treino de costas
atualizado
Compartilhar notícia
Com a proximidade das férias de fim de ano, há quem esteja “pegando pesado” na academia para alcançar mais rapidamente a meta de definição corporal e, consequentemente, ganhar mais massa muscular. De acordo com o médico Stevan Stabelin, de São Paulo, o treino de costas pode impulsionar a conquistar esses objetivos.
Em entrevista à coluna Claudia Meireles, o especialista em emagrecimento e hipertrofia destacou que o treino de costas é “essencial para a definição corporal e o ganho de massa muscular”. Ele deu duas orientações do que é preciso fazer para potencializar a prática do exercício.
Stevan explica que as costas são compostas por grandes grupos musculares, a exemplo do trapézio, latíssimo do dorso, romboides e eretores da coluna. “Quando [esses músculos] são bem trabalhados, aumentam o gasto energético e contribuem para a hipertrofia muscular”, salienta o médico.
O que é preciso fazer?
1. Progressão de carga
Segundo o especialista em emagrecimento, deve-se aumentar gradualmente o peso nos exercícios a fim de estimular o crescimento muscular. “É fundamental”, ressalta Stevan.
2. Treino com intensidade adequada
O médico aconselha “combinar exercícios compostos”, ou seja, que envolvam vários grupos musculares. Outra recomendação de Stevan Stabelin é também dar enfoque a atividades isoladas como forma de focar em músculos específicos.
“Para otimizar o ganho de massa magra e promover a queima de gordura, o treino de costas deve incluir uma combinação de exercícios compostos e isolados. Isso ativa diferentes partes da musculatura das costas, melhora a estabilidade e aumenta a demanda metabólica”, conclui o médico.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.