Médico ensina a conquistar “efeito do Ozempic” por meio da alimentação
Integrante do Colégio Americano de Nutrição, o médico David Perlmutter recomenda adicionar determinados alimentos ao prato. Descubra quais!
atualizado
Compartilhar notícia
Na busca para emagrecer, há dois grupos: o primeiro reúne pessoas que recorrem ao uso de medicamentos, a exemplo do Ozempic e do Mounjaro. O segundo, abrange quem tenta perder peso com mudanças no plano alimentar. Integrante do Colégio Americano de Nutrição, o médico David Perlmutter sustenta que dar para obter os significativos resultados das fórmulas farmacêuticas sem precisar usá-las. Para o especialista, o segredo está nas refeições “corretas”.
Em entrevista à revista estadunidense Woman’s World, Perlmutter destacou que a “mágica” do Ozempic está na redução dos níveis de ácido úrico. A substância é “um produto residual” criado pelo organismo devido à digestão de açúcar, carne e álcool. “As dietas modernas nos levam a produzir tanto ácido que, muitas vezes, não conseguimos eliminá-lo rápido o suficiente. O material cáustico se acumula, causando danos da cabeça aos pés”, reiterou o médico neurologista.
Reconhecido internacionalmente como líder no campo das influências nutricionais em distúrbios neurológicos, Perlmutter garante que existe uma maneira de conquistar o “efeito poderoso” do Ozempic ao ajustar a alimentação. De acordo com o médico, fazer trocas inteligentes nas refeições fará com que o nível de ácido úrico caia e, assim, o organismo “desligue os sinais” para armazenar e manter a gordura.
O expert em saúde detalha que apresentar nível elevado de ácido úrico não influencia apenas no processo de emagrecimento, mas também é “a raiz de muitas doenças graves”. O médico cita como exemplo a diabetes, demência, artrite e problemas cardíacos. Para saber como diminuir o índice da substância e, consequentemente, reduzir medidas, aprenda com David Perlmutter a colocar os alimentos certos no prato.
“Não há dúvida de que as pessoas perdem peso substancial”, disse o expert na entrevista.
Confira!
1. Vegetais e frutas
No leque de alimentos que diminuem o ácido úrico do organismo, o brócolis e os brotos do vegetal ocupam o topo da listagem elaborada por Perlmutter. Ele aconselha a ser “generoso” com esses dois alimentos por terem compostos que ajudam a prevenir a formação da substância. O especialista indica preparar uma salada e adicionar outros itens, como abóbora, aipo e cebola roxa.
“Estudos mostram claramente que esses e outros vegetais reduzem o ácido úrico”, salientou o neurologista. O autor do livro A Dieta da Mente, publicado em 2014, recomenda consumir feijão, nozes, maçãs e frutas vermelhas por conter de nutrientes antioxidantes e antiácidos.
2. Chá verde e limonada
Para o membro do Colégio Americano de Nutrição, uma bebida potente capaz de “imitar o efeito do Ozempic” mistura chá verde e limão. Caso fique muito azedo, ele propõe adicionar o adoçante alulose, fórmula que não aumenta o nível de ácido úrico no corpo.
Na receita de Perlmutter, deve-se misturar:
5 xícaras de chá verde forte
3 xícaras de água
1/3 xícara de suco de limão fresco
Adoçante alulose a gosto
Gelo, fatias de limão fresco e hortelã podem ser adicionados a gosto
3. Churrasco?
O médico instruí preparar um “churrasco emagrecedor”. Ao grelhar o frango, deve-se temperá-lo com um mistura de alho em pó, gengibre e açafrão. Ele definiu a cúrcuma como um potente alimento por ter antioxidantes com propriedades capazes de aumentar a queima de gordura em até 560%.
A receita do tempero para passar no frango inclui:
3 colheres de sopa de açafrão
3 colheres de sopa de alho em pó
1 colher de sopa de páprica defumada
1 colher de sopa de gengibre
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta
Após esfregar a mistura no frango, é necessário colocá-lo para refrigerar por 30 minutos. Em seguida, só grelhar.
4. Cereja de “verdade”
Diferentemente das famosas cerejas de chuchu, a verdadeira fruta é um poderoso alimento, conforme alegou David Perlmutter: “As cerejas contêm altos níveis de dois tipos de flavonoides que agem como medicamentos para baixar o ácido úrico”.
Pesquisador de como a nutrição interfere nos distúrbios neurológicos, Perlmutter sugere preparar um picolé:
2 xícaras de cerejas congeladas
1 xícara de água ou de leite de coco
1 ou 2 colheres de sopa do adoçante alulose
Coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata até obter uma massa homogênea e despeje em forminhas de picolé. Congele e bom apetite.
Evite!
Após saber o que adicionar no prato, vale descobrir quais itens evitar. Para perder peso seguindo a abordagem de Perlmutter, corte a maioria dos adoçantes (em especial, açúcar e xarope de milho pelo alto teor de frutose), glúten, processados e bebidas alcoólicas.
Ele aconselha consumir três ou mais alimentos com propriedades que diminuem a acidez do organismo. Grãos, peixes e carne vermelha precisam ser limitados a algumas porções semanais.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.