Médico e autor de livro dá 8 motivos para você aderir à dieta low carb
Para José Carlos Souto, autor de Uma Dieta Além da Moda, a low carb oferece resultados duradouros; veja detalhes
atualizado
Compartilhar notícia
A dieta low carb é, em síntese, a redução de carboidratos na alimentação — uma excelente estratégia para quem almeja perder peso em pouco tempo. Mas essa não é a sua única função. Para o médico José Carlos Souto, autor do livro Uma Dieta Além da Moda, a low carb é muito mais que um “regime da moda” para obter resultados passageiros. Ela também traz uma gama de benefícios, incluindo a melhora dos níveis de triglicerídeos e HDL (colesterol bom) e controle do diabetes e da pressão arterial.
À Coluna Claudia Meireles, o profissional revelou oito motivos pelos quais devemos considerar a incorporação desse padrão alimentar como parte de um estilo de vida saudável.
Confira:
1 – Redução do apetite
A baixa ingestão de carboidratos proporciona diminuição do apetite, um fator crucial para o sucesso a longo prazo de qualquer plano de emagrecimento. “Quando os carboidratos, sobretudo os refinados e açúcares, são reduzidos, o corpo passa a fazer uso da própria gordura como fonte de energia, diminuindo a fome”, explica o médico.
O aumento no consumo de proteínas e gorduras saudáveis promove uma sensação de saciedade mais duradoura, reduzindo a necessidade de lanches frequentes. “Esse controle do apetite é um aspecto fundamental para manter a dieta a longo prazo e evitar o efeito sanfona comum em dietas de restrição calórica pura e simples”, diz.
2 – Maior perda de peso inicial
A low carb é conhecida por proporcionar uma perda de peso significativa logo no início. Segundo José Carlos, isso ocorre porque a restrição de carboidratos leva a uma diminuição nos níveis de insulina, fazendo com que o corpo comece a queimar as reservas de gordura para obter energia.
A dieta também ajuda a eliminar o excesso de água do corpo, contribuindo para uma perda de peso rápida nas primeiras semanas. “Essa redução de peso inicial mais acentuada é um fator motivador para muitas pessoas, pois oferece um estímulo psicológico positivo, encorajando a adesão contínua ao plano alimentar.”
3 – Diminuição da gordura visceral
Outro benefício apresentado pelo especialista é a redução da gordura visceral, armazenada na região abdominal e ao redor dos órgãos internos. Conforme ele alerta, essa é, especialmente, uma gordura perigosa, pois está associada a um risco aumentado de várias doenças crônicas, incluindo as cardíacas e diabetes tipo 2.
“Ao adotar uma dieta low carb, estudos mostram que se perde mais gordura abdominal do que com outros tipos de dieta, melhorando significativamente a saúde metabólica e reduzindo o risco de complicações a longo prazo”, argumenta.
4 – Melhora dos níveis de triglicerídeos e HDL
O padrão alimentar com restrição de carboidratos é notável por sua capacidade de melhorar o perfil lipídico, especialmente ao reduzir os níveis de triglicerídeos e aumentar os níveis de HDL (o colesterol bom).
“Os triglicerídeos, que são um tipo de gordura encontrada no sangue, tendem a diminuir significativamente quando a ingestão de carboidratos é reduzida. Por outro lado, o HDL, que ajuda a remover outras formas de colesterol do sangue, geralmente aumenta em dietas ricas em gorduras saudáveis, como é o caso da low carb”, pontua.
“Essas mudanças no perfil lipídico são importantes para reduzir o risco de doenças cardiovasculares”, completa.
5 – Mais controle do diabetes com menos remédios
José Carlos Souto lembra, ainda, que a rotina alimentar em questão é extremamente eficaz no controle dos níveis de glicose no sangue, algo fundamental para pessoas com pré-diabetes ou diabetes tipo 2. Ele esclarece que, ao diminuir a ingestão de carboidratos, como açúcares e amidos, os níveis de açúcar no sangue reduzem-se rapidamente.
De acordo com o médico, diversos estudos demonstram que pacientes diabéticos que seguem uma dieta low carb podem reduzir ou até mesmo eliminar a necessidade de medicação para diabetes, graças à melhora no controle glicêmico. “Inclusive, um número significativo de pacientes conseguem colocar o diabetes tipo 2 em remissão. Esse aspecto não apenas melhora a qualidade de vida, mas também diminui custos e o risco de complicações a longo prazo”, anuncia.
6 – Redução da pressão arterial
O profissional defende que a low carb demonstrou ser mais eficaz do que a dieta DASH (desenvolvida especificamente para controlar a hipertensão) na redução da pressão arterial.
“Em um estudo comparativo, a ela não só reduziu a pressão arterial de forma mais significativa do que a DASH, mas também mostrou melhores resultados na perda de peso e no controle do diabetes. Isso desafia a noção comum de que a DASH é a melhor opção para hipertensão, mostrando que uma abordagem low carb pode ser mais benéfica para a saúde cardiovascular, especialmente em indivíduos com sobrepeso, pré-diabetes ou diabetes tipo 2″, propõe.
7 – Eficaz contra a síndrome metabólica
A redução de carboidratos na alimentação também se mostrou benéfica para o tratamento da síndrome metabólica, um conjunto de condições que inclui obesidade abdominal, hipertensão, níveis elevados de triglicerídeos, baixos níveis de HDL, gordura no fígado e resistência à insulina. “Essas condições aumentam significativamente o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2”, ressalta José Carlos.
Ao adotar uma dieta de baixo carboidrato, observa-se uma melhora notável em todos esses fatores de risco. A redução na ingestão de carboidratos ajuda a diminuir a gordura abdominal, melhorar o perfil lipídico, reduzir a pressão arterial e melhorar a sensibilidade à insulina, abordando de forma abrangente os aspectos da síndrome metabólica.
8 – Estilo de vida sustentável
Para o especialista, a grande vantagem da dieta low carb é sua adaptabilidade ao cotidiano, sem a necessidade de produtos ou suplementos especiais.
“Ela se baseia em alimentos naturais e nutritivos — peixes, aves, carnes, ovos, vegetais, frutas de baixo açúcar, laticínios e oleaginosas — que são facilmente encontrados em feiras, peixarias, açougues e supermercados”, conta.
Essa estratégia se encaixa tanto no dia a dia em casa quanto em situações sociais, como restaurantes ou férias, oferecendo flexibilidade para manter escolhas alimentares saudáveis em qualquer ambiente. “A low carb não é apenas uma dieta, mas um estilo de vida acessível e sustentável, que promove saúde e bem-estar sem sacrificar o prazer de comer bem”, finaliza o médico.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.