Médico da longevidade indica o melhor suplemento antienvelhecimento
O médico estadunidense Neil Paulvin passou duas décadas pesquisando tópicos relacionados à longevidade. Ele toma o suplemento diariamente
atualizado
Compartilhar notícia
Médico inovador no estudo das medicinas funcional, regenerativa e esportiva integrativa, o estadunidense Neil Paulvin passou duas décadas pesquisando tópicos relacionados à longevidade. Segundo o médico, uma das perguntas mais frequentes entre os pacientes é: “Qual tipo de suplemento tomar para retardar o processo de envelhecimento?”. O especialista traz a resposta na ponta da língua, afinal ele faz uso da substância, no caso, a taurina.
Em entrevista ao portal Make It, da emissora estadunidense CNBC, Paulvin contou que consome o suplemento diariamente há anos. “A taurina é um aminoácido essencial que desempenha um papel vital nos sistemas digestivo, cardiovascular, esquelético, muscular e nervoso do corpo”, comentou. Desde que passou a ingerir o composto, o especialista em longevidade notou uma melhora no nível geral de energia, no desempenho nos exercícios e no tempo de recuperação.
Paulvin ressaltou que só cresce o número de pesquisas em torno da taurina como fórmula para minimizar os efeitos do envelhecimento. Ele aproveitou para listar alguns benefícios do suplemento. “Muitas vezes, o envelhecimento prejudica o coração, levando a um risco aumentado de doenças cardiovasculares. A taurina tem qualidades antioxidantes e anti-inflamatórias e permite ao corpo equilibrar os eletrólitos e melhorar os lipídios”, esclareceu.
“Ajuda na regulação da pressão arterial e também apoia a função dos vasos sanguíneos, o que auxilia em manter o fluxo sanguíneo ideal e, em última análise, reduz o risco de hipertensão, aterosclerose (endurecimento das artérias) e ataques cardíacos”, complementou o expert em longevidade.
Tomar taurina diariamente também tende a energizar as mitocôndrias. “Na aula de biologia, você deve ter ouvido falar delas como a potência da célula. Mas, à medida que envelhecemos, a disfunção mitocondrial pode contribuir para a fadiga e outras doenças relacionadas com a idade”, exemplifica o médico. Mais um dano resultante do processo de envelhecimento a ser revertido pelo consumo do composto é a reparação do DNA.
De acordo com Neil Paulvin, os “danos acumulados no DNA” contribuem com mutações genéticas e para o risco aumentado de câncer e outras doenças. O especialista salientou que a taurina dispõe de propriedades protetoras do DNA, no caso, consegue eliminar radicais livres nocivos, ao mesmo tempo em que impulsiona as fontes de reparo da molécula. Outra vantagem de recorrer aos ativos do suplemento é o aumento da massa muscular.
O especialista em longevidade enfatizou a respeito da taurina funcionar como um “volumizador celular”, ou seja, atrai água para as células e cria um ambiente mais favorável para o crescimento muscular. “Isso também pode permitir que os indivíduos treinem mais e, com o tempo, construam mais músculos. Combinado com uma dieta adequada e um regime de exercícios, tudo isso pode ajudar a retardar o processo de envelhecimento”, concluiu Paulvin.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.