Médico cita hábitos que ajudam a aliviar o refluxo gastroesofágico
O médico Lucas Nacif explica que o refluxo gastroesofágico é “uma condição crônica que pode impactar significativamente a qualidade de vida”
atualizado
Compartilhar notícia
Pigarro e queimação na garganta, além de regurgitação, tosse seca, salivação excessiva e até azia são alguns dos sintomas do refluxo gastroesofágico. De acordo com o médico Lucas Nacif, de São Paulo, esse quadro é um dos problemas mais comuns tratados na gastroenterologia, e afeta em torno de 25 milhões de brasileiros, conforme dados do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.
Segundo o cirurgião gastrointestinal, o refluxo gastroesofágico é “uma condição crônica que pode impactar significativamente a qualidade de vida” do paciente, inclusive interferir nas atividades diárias desempenhadas. À coluna Claudia Meireles, Lucas lista hábitos que podem ajudar a aliviar a condição, resultante do mau funcionamento da válvula esofágica, ou seja, a barreira que separa o esôfago do estômago.
“O problema ocorre devido a um mau funcionamento da válvula esofágica que permite o retorno de alimentos, líquidos e ácidos gástricos ao esôfago, contrariando o fluxo natural da digestão. Esse processo irrita as paredes do esôfago, que não estão preparadas para lidar com o conteúdo ácido, causando sintomas desconfortáveis”, explica o médico.
Lucas Nacif detalha que entre os hábitos saudáveis capazes de aliviar o refluxo estão a perda de peso e evitar o consumo de alimentos gordurosos e ácidos. Outro conselho dado pelo especialista envolve elevar a cabeça com um travesseiro durante o sono. “Também é importante não se deitar após as refeições e reduzir o tabagismo”, recomenda o cirurgião do aparelho digestivo.
“Nos casos em que os sintomas não diminuem, o ideal é procurar um médico gastroenterologista. Em algumas situações, pode ser necessário recorrer a tratamentos mais avançados, como a cirurgia de fundoplicatura, que reforça o esfíncter esofágico inferior e previne o refluxo”, esclarece. O especialista prossegue que alimentos como café, frituras, pimenta, leite, chocolate e bebidas alcoólicas e gaseificadas desencadeiam o refluxo.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.