Médico cita 3 nutrientes que as mulheres 50+ deveriam incluir na dieta
De acordo com o médico Daniel Benitti, as mulheres de 50 anos ou mais deveriam incluir na dieta alimentos ricos em determinados nutrientes
atualizado
Compartilhar notícia
Não é todo dia que se completa 50 anos. Se você é mulher e tem essa idade, é válido saber que manter a saúde requer adicionar alguns nutrientes na dieta, conforme explica o médico Daniel Benitti, de São Paulo. Segundo o especialista, “três são fundamentais” para o público feminino nessa faixa etária.
De acordo com o médico, é preciso incluir no plano alimentar: creatina, proteína e cálcio. “A creatina temos na carne vermelha e em suplementos. Uma excelente fonte de proteína é o whey protein, existe a opção de isolado e hidrolisado que não contém caseína e lactose. Considero iogurte uma excelente fonte de cálcio”, exemplifica.
Fundador da Associação Brasileira de Lipedema (ABL), Daniel avalia, ainda, um alimento que deveria estar presente no café da manhã das mulheres na faixa dos 30 anos para chegarem com saúde aos 50. “Eu considero que o melhor alimento para o café da manhã é um iogurte com whey protein e mel”, ressalta o especialista.
“Vai ter proteína, probiótico, prebiótico e energia para pessoa começar bem o dia. Se misturar uma fruta ainda ganha fibra para ajudar na saúde intestinal”, aconselha o médico de São Paulo.
E quanto à atividade física?
Caso esteja na faixa dos 50 anos, Daniel Benitti salienta que o melhor exercício para essa faixa etária é a musculação.
“A musculação aumenta a calcificação dos ossos”, orienta o expert. Junto à ela, é válido evitar comer muitas receitas açucaradas. Em matéria publicada na coluna Claudia Meireles, Daniel listou quais alimentos são classificados como “venenosos” para a saúde óssea. Na avaliação do médico, o açúcar é o que faz mais mal.
“Uma dieta rica em açúcar pode levar à deficiência de cálcio e vitamina D”, enfatiza o médico especializado em cirurgia endovascular pela Universidade de São Paulo (USP). Ele frisa que o consumo excessivo da substância também tende a prejudicar a formação óssea.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.