Médicas ensinam a passar protetor solar e citam a quantidade ideal
O uso diário do protetor solar previne o surgimento dos sinais de envelhecimento precoce na pele. Médicas ensinaram como aplicar o produto
atualizado
Compartilhar notícia
Quando questionados sobre um hábito que previne o surgimento dos sinais de envelhecimento precoce, tanto os dermatologistas quanto a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) batem na tecla em relação ao uso diário do protetor solar com fator 30 ou maior. Entretanto, eis a questão: será que existe alguma forma correta de aplicar a fórmula?
De acordo com as dermatologistas Ana Carolina Sumam, do Rio de Janeiro; e Michele Kreuz, do Rio Grande do Sul, há, sim. Inclusive, as médicas ressaltaram que o ideal é aplicar o produto, no mínimo, 15 minutos antes da exposição colar e no corpo todo.
“Aplique entre 15 a 30 minutos antes da exposição ao sol para permitir que o produto seque e se fixe na pele”, orienta Michele. A dermatologista do Rio de Janeiro avisa ser necessário utilizar o protetor solar no corpo inteiro. Ela salienta que “todo e qualquer cantinho da pele tem de ser protegido”.
A médica gaúcha acrescenta ao lembrete de Ana Carolina: “Aplique uniformemente em todas as áreas expostas, incluindo orelhas, pescoço e mãos”. Se você acha que não é necessário usar o produto em dias nublados ou em ambientes fechados, Michele faz um alerta: “A radiação UV pode penetrar”.
“Quantidade generosa”
Seguir todas as técnicas anteriores descritas pelas dermatologistas é de suma importância, contudo, Ana Carolina Sumam enfatiza a respeito da quantidade.
“O recomendado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia é a regrinha da colher de chá. Então, uma colher de chá para a cabeça, couro cabeludo, cabeça e pescoço; a mesma quantidade somente para os braços; e duas colheres de chá para o membros inferiores”, explica a médica do Rio de Janeiro.
Segundo Michele Kreuz, deve-se utilizar sempre “uma quantidade generosa de protetor solar”: “Não poupe na quantia a ser usada. É melhor pecar pelo excesso”. A dermatologista gaúcha exclama que passar filtro solar em todo o corpo “não é passaporte para o banho de sol ou exposição solar prolongada com objetivos de bronzeamento”.
Quanto à reaplicação do filtro solar, Michele frisa que o processo seja feito a cada duas horas durante a exposição ao sol ou conforme o necessário. “Reaplique imediatamente após nadar, transpirar ou se secar com uma toalha”, conclui.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.