metropoles.com

Médicas ensinam a passar protetor solar e citam a quantidade ideal

O uso diário do protetor solar previne o surgimento dos sinais de envelhecimento precoce na pele. Médicas ensinaram como aplicar o produto

atualizado

Compartilhar notícia

ISvyatkovsky/Getty Images
Foto colorida de mulher com chapéu de palha. Ela está com protetor solar no rosto - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher com chapéu de palha. Ela está com protetor solar no rosto - Metrópoles - Foto: ISvyatkovsky/Getty Images

Quando questionados sobre um hábito que previne o surgimento dos sinais de envelhecimento precoce, tanto os dermatologistas quanto a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) batem na tecla em relação ao uso diário do protetor solar com fator 30 ou maior. Entretanto, eis a questão: será que existe alguma forma correta de aplicar a fórmula?

De acordo com as dermatologistas Ana Carolina Sumam, do Rio de Janeiro; e Michele Kreuz, do Rio Grande do Sul, há, sim. Inclusive, as médicas ressaltaram que o ideal é aplicar o produto, no mínimo, 15 minutos antes da exposição colar e no corpo todo.

Foto colorida de mulher passando protetor solar - Metrópoles
Aplique o filtro solar 15 minutos antes de se expor ao sol, conforme indicam as dermatologistas

“Aplique entre 15 a 30 minutos antes da exposição ao sol para permitir que o produto seque e se fixe na pele”, orienta Michele. A dermatologista do Rio de Janeiro avisa ser necessário utilizar o protetor solar no corpo inteiro. Ela salienta que “todo e qualquer cantinho da pele tem de ser protegido”.

A médica gaúcha acrescenta ao lembrete de Ana Carolina: “Aplique uniformemente em todas as áreas expostas, incluindo orelhas, pescoço e mãos”. Se você acha que não é necessário usar o produto em dias nublados ou em ambientes fechados, Michele faz um alerta: “A radiação UV pode penetrar”.

Foto colorida de mulher passando protetor solar no pescoço - Metrópoles
O protetor solar deve ser aplicado também no pescoço, orelha e mãos

“Quantidade generosa”

Seguir todas as técnicas anteriores descritas pelas dermatologistas é de suma importância, contudo, Ana Carolina Sumam enfatiza a respeito da quantidade.

“O recomendado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia é a regrinha da colher de chá. Então, uma colher de chá para a cabeça, couro cabeludo, cabeça e pescoço; a mesma quantidade somente para os braços; e duas colheres de chá para o membros inferiores”, explica a médica do Rio de Janeiro.

Foto colorida de mulher, com roupas de frio, passando protetor solar - Metrópoles
Deve-se passar o produto em dias nublados também

Segundo Michele Kreuz, deve-se utilizar sempre “uma quantidade generosa de protetor solar”: “Não poupe na quantia a ser usada. É melhor pecar pelo excesso”. A dermatologista gaúcha exclama que passar filtro solar em todo o corpo “não é passaporte para o banho de sol ou exposição solar prolongada com objetivos de bronzeamento”.

Quanto à reaplicação do filtro solar, Michele frisa que o processo seja feito a cada duas horas durante a exposição ao sol ou conforme o necessário. “Reaplique imediatamente após nadar, transpirar ou se secar com uma toalha”, conclui.

Protetor solar
A médica sugere que seja aplicada uma “quantidade generosa” de protetor solar

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?