Médica revela dicas poderosas para combater a inflamação do corpo
A coluna conversou com uma especialista em longevidade saudável para entender as melhores formas de combater a inflamação do corpo
atualizado
Compartilhar notícia
Alguns problemas graves de saúde podem estar relacionadas com um processo comum — a inflamação do corpo. Embora seja um meio de defesa natural do organismo para impedir infecções ou desequilíbrios internos, a inflamação em excesso pode gerar complicações à saúde, desde ganho de peso até condições mais graves, como doenças autoimunes e metabólicas.
Para entender como o processo inflamatório atinge o organismo e as melhores formas de combatê-lo, a coluna Claudia Meireles conversou com Cynthia Abdalla, coloproctologista e especialista em longevidade saudável. Confira.
Afinal, o que causa a inflamação?
Segundo a especialista, as causas comuns da inflamação estão relacionadas com desequilíbrios hormonais, como disfunções da tireoide ou resistência à insulina, e problemas intestinais, como a disbiose. Contudo, ela adianta que dietas pobres em nutrientes, ricas em alimentos utraprocessados e açúcar também contribuem para manter o corpo em um estado inflamatório constante. “Hábitos como sedentarismo e estresse crônico também fazem parte do problema”, acrescenta Cynthia.
A expert ainda alerta que a inflamação crônica pode afetar o equilíbrio hormonal, podendo levar a doenças como obesidade, doenças autoimunes e problemas gastrointestinais.
“Um dos sintomas mais comuns quando se trata da inflamação aguda são o inchaço, dor, vermelhidão e calor, mas em processos mais sutis, a inflamação pode se manifestar de forma silenciosa, com sintomas como dificuldade de perder peso, distúrbios do sono, problemas digestivos, fadiga constante, e até mesmo alterações de humor e depressão”, alerta.
Saiba como evitar o processo inflamatório do corpo
Se por um lado alimentos ricos em açúcar podem agravar o processo inflamatório, uma dieta equilibrada é fundamental para a desinflamação e para um envelhecimento saudável. “Em minha prática, recomendo alimentos anti-inflamatórios, como peixes ricos em ômega-3, vegetais verdes escuros, frutas vermelhas e oleaginosas”, indica Cynthia.
Outras formas de se proteger dos impactos da inflamação podem ser mais simples do que você imagina. Para a especialista, incluir bons hábitos para a saúde do corpo e da mente pode ser o que faltava para prevenir os efeitos negativos.
“O controle do estresse, um bom padrão de sono e exercícios físicos são indispensáveis. Manter um peso saudável e cuidar da saúde mental também ajudam a controlar inflamações crônicas”, comenta.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram