Médica lista os 5 piores lanches para comer entre as refeições
Confira a lista feita pela médica Deborah Lee. Ela explicou os motivos desses lanches serem prejudiciais para a saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Decidir ir fazer um lanche é pedir para se deparar com um leque de opções, desde chocolate, salgadinhos e bolos até granola, frutas e sanduíches naturais. Apesar dessa pequena refeição buscar amenizar a fome ao longo do dia, beliscar alguns alimentos pode não beneficiar a saúde, conforme detalhou a médica Deborah Lee ao portal britânico Express.
De acordo com a médica formada pela Universidade de Southamptom, na Inglaterra, há vantagens em fazer um lanche. Além de minimizar a fome entre as refeições, a prática tende a “restaurar os níveis de glicose no sangue” e “oferecer uma oportunidade adicional para a nutrição”, segundo avaliou Lee.
Contudo, a médica alertou que comer demais ao lanchar tende a “reduzir o apetite e pode resultar em pular as refeições”, o que seria um grande equívoco pela análise de Lee. Ao Express, ela frisou que petiscar alimentos com alto teor de gordura, açúcar e sal ocasiona maiores “desejos alimentares” e reforça o comportamento alimentar pouco saudável.
Deborah Lee elencou os cinco piores lanches para o corpo humano. A lista é composta por batatas fritas, biscoitos, bolos, doces e chocolates. A médica destacou que esses alimentos são “superviciantes” por uma razão: “Os fabricantes produzem esses alimentos propositalmente para torná-los saborosos e garantir que você queira continuar a comê-los”, enfatizou.
“Exemplos comuns de lanches menos saudáveis são batatas fritas, salgadinhos, biscoitos, bolos, doces, chocolates, sorvetes e sobremesas”, explicou a médica.
Ao portal Express, Lee prosseguiu com a avaliação: “Uma pesquisa mostrou que comer alimentos processados e ultraprocessados estimula os centros de prazer no cérebro exatamente da mesma forma que uma dose de cocaína”. Como algumas opções de lanches são ricas em açúcar, acaba por contribuir para a liberação de dopamina, o hormônio da felicidade.
“Comer repetidamente lanches açucarados reforça as vias neurais, levando ao desejo por açúcar e aos sintomas de abstinência. É vital quebrar o ciclo e ficar longe do vício prejudicial ao açúcar”, orientou Lee. Ela enfatizou sobre as opções também trazerem na composição alto teor de gordura e sal, tornando-os “altamente palatáveis”.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.